Quem segue Joana Veríssimo no Instagram reconhece-lhe o bom gosto inigualável, a simplicidade e o minimalismo que lhe são inerentes – seja na decoração da casa, na roupa que veste ou nas campanhas e editoriais que produz com o seu estúdio criativo Soft Sigh Studio. Começou em Direito, mas a área da moda levou-lhe o coração e acabou em Nova Iorque a estudar fashion business, isto em 2016, altura em que já tinha na cabeça a ideia de criar uma marca própria e já muito focada nas malas. Todo o curso foi feito já com a Sigh Store em mente, a marca que fez nascer em Dezembro de 2020, depois de vários anos a ser pensada ao mais ínfimo detalhe. A Sigh Store é totalmente produzida em Portugal, numa pequena fábrica familiar em Lisboa, com um design minimalista e que aposta na longevidade das peças – coisa que se traduz no facto de serem em cabedal “que envelhece bem”, de terem cores neutras e de não usar ferragens. “O mercado está a mudar e é preciso acompanhar a mudança, é preciso produzir de forma a ter longevidade, a marca está toda orientada para ser intemporal sem ser aborrecida, sem cair no cliché de modelo clássico de mala”, explica Joana. Há outro detalhe importante que Joana faz questão que assim seja para evitar o desperdício: as malas são feitas em pre-order, ou seja, não há stock parado e a produção é feita ao ritmo das compras – demoram cerca de duas semanas até chegar ao cliente. Tudo é feito a pensar em compras conscientes.
Chaves, porta-moedas, creme de mãos, carregadores, pastilhas, lenços, snacks, água, canetas, batons ou álcool gel, está aqui uma bela lista de coisas que as malas e carteiras têm por hábito carregar. São autênticas caixinhas de pandora quando abertas, cheia de surpresas que não sabia que andavam por lá, seguindo aquela velha máxima de “cabe sempre mais alguma coisa”. Enfim, as malas são acessórios de moda, é verdade, mas também peças essenciais no dia-a-dia, para carregarmos connosco este mundo e o outro. Já não vale não ter consciência na hora de comprar, por isso mais vale esquecer as marcas que gostam de estampar em letras garrafais o seu nome nas ditas cujas e optar por comprar o que é nosso, comprar português e com consciência. Conheça estas marcas portuguesas de malas e carteiras, das mais clássicas em couro às que recuperam a tradição do junco. Descubra-as.
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