Praia de Carcavelos
© Câmara Municipal de Cascais | Praia de Carcavelos
© Câmara Municipal de Cascais

As praias a menos de uma hora de Lisboa que precisa mesmo de conhecer

Queremos passar o Verão de molho. E já sabemos onde. Estas são as melhores praias a uma hora de Lisboa

Publicidade

O Verão pede mergulhos e dias inteiros de toalha estendida ao sol. Felizmente, não é preciso ir muito longe para encontrar o areal perfeito: a menos de uma hora de Lisboa há praias para todos os gostos – das mais movimentadas às mais resguardadas, ideais para desligar do mundo. Só precisa de preparar o saco com protector solar, lanche e uma boa leitura, escolher a companhia e apontar o carro (ou o comboio) na direcção certa. O roteiro passa pela Costa da Caparica, pela Linha de Cascais, por Sintra, Arrábida e Meco. E o resto é fácil: chegar, estender a toalha, chapinhar e aproveitar.

Recomendado:👙🩱Biquíni ou fato de banho? Fique de olho nestas marcas portuguesas

As melhores praias a uma hora de Lisboa

  • Coisas para fazer

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São mais de dez quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si. Mas, atenção, não se esqueca do protector solar.

  • Coisas para fazer

À distância de uma (bela) viagem de comboio, não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais, independentemente da altura do ano. De Carcavelos ao Guincho, são mais de dez as praias para mergulhar em Cascais. Umas mais pequenas, a acompanhar o Paredão de Cascais, outras amplas e mais selvagens, como o Guincho (com vista para a Serra de Sintra). E, quando a fome começar a apertar, não se fique pela bola da praia: procure os melhores restaurantes e bares à beira-mar para se deliciar com um bom peixe.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas, tanto os que se aventuram nas águas frias e agitadas, como os que não arredam pé do conforto da esplanada. Parta connosco à descoberta das melhores praias em Sintra, que sempre foi o destino de eleição da realeza para os meses quentes.

  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem estacionar mesmo à porta, os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos e até os que estão dispostos a apanhar um aqua-táxi para passar o dia num oásis deserto. Navegámos por esta costa de 40 quilómetros para cartografar 13 praias da Arrábida. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Há sempre dias assombrosos na Caparica – e não, não estamos a falar do tempo. Às vezes o trânsito na ponte é de tal ordem que nos faz querer fugir para longe. Para o Meco, por exemplo, porque não? Há algumas praias por onde escolher, com mais ou menos gente. A mais popular é a do Moinho de Baixo (o nome oficial da Praia do Meco), com parques de estacionamento com vários preços (consoante a proximidade da areia) e o famoso Bar do Peixe, onde se recomendam as lapas com manteiga de alho.

O Verão é quando quiser

  • Música

“Festivais de música? Já? Estão loucos.” Não nos culpem, culpem os promotores. Ou agradeçam-lhes. De há uns anos para cá, há festivais espalhados por Portugal praticamente todos os meses, faça chuva ou faça sol, esteja frio ou calor. E muitos são anunciados um ano antes, divulgam cartazes no Inverno e esgotam na Primavera. Por isso,decidimos começar a debruçar-nos sobre os festivais de Verão mais cedo. A festa começa agora... e não pára mais. Com pop, rock, música do mundo, música portuguesa, música para todos. Estes são os melhores festivais deste Verão.

  • Filmes

Os dias estão mais quentes e as noites tendem a ficar agradáveis demais para serem passadas em frente à televisão. Aproveite e vá arejar para um cinema ao ar livre em Lisboa, com vista para as estrelas no ecrã e no céu – é um programa perfeito quer esteja sozinho ou acompanhado, mesmo que às vezes seja aconselhável uma manta. Por isso, não hesite: arranje o melhor lugar e vista um casaco se a noite ficar fresquinha. Vale sempre a pena trocar o escurinho do cinema pelo céu estrelado para assistir a grandes filmes ao ar livre.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade