Três praias no Meco que não vai querer perder este Verão

É perfeito para quem está farto da Costa da Caparica, mas ainda assim procura praias para este lado. Eis três praias no Meco onde vale a pena estender a toalha.
Manuel Manso Praia do Meco
Publicidade

Há sempre dias assombrosos na Caparica e não estamos a falar do tempo. Às vezes o trânsito logo à saída da ponte é de tal ordem que nos faz querer fugir para bem longe. Para o Meco, porque não. Há várias praias por onde escolher, com mais ou menos gente. A mais popular é a do Moinho de Baixo (o nome oficial da Praia do Meco), com parques de estacionamento com vários preços (consoante a proximidade da areia) e o famoso Bar do Peixe, onde se recomendam as lapas com manteiga de alho. Por estas bandas há vários rituais, como espalhar argila pela pele (na Praia da Tramagueira), o nudismo (mais perto da Praia das Bicas) ou os mergulhos em Alfarim, numa praia selvagem ideal para levar os cães. Dizemos-lhe três praias no Meco que não vai querer perder este Verão.

Recomendado: As melhores praias na Costa da Caparica

Três praias no Meco que não vai querer perder este Verão

Praia de Alfarim - Meco
Fotografia: Manuel Manso
Atracções, Praias

Praia de Alfarim

icon-location-pin Grande Lisboa

À direita da Praia do Meco (de quem está virado para o mar), a Praia de Alfarim, assim chamada por causa da aldeia de Alfarim, popular pelo pão e pelas broas, é uma boa alternativa para quem procura uma praia selvagem. O acesso é feito por uma longa escadaria de madeira (não há acessos para pessoas com mobilidade reduzida) e a praia não é vigiada – cuidado com o mar traiçoeiro. É muito procurada por donos e cães para passeios e mergulhos aos fins-de-semana, mesmo durante o Inverno.

COMO CHEGAR: Siga pela A2 e vire na placa com as direcções Sesimbra/Azeitão. Siga a estrada nacional até encontrar a placa Meco/Alfarim. São 35 minutos num dia sem trânsito. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Visite o Cabo Espichel, aqui bem perto.

Praia do Meco
Manuel Manso
Atracções, Praias

Praia do Meco

icon-location-pin Grande Lisboa

Ninguém conhece a Praia do Meco pelo seu verdadeiro nome, Praia do Moinho de Baixo. O areal é extenso, mas o mar é agitado, com fundões e correntes fortes que exigem atenção redobrada a quem vem com miúdos. A praia é muito conhecida também pelo restaurante, o Bar do Peixe, famoso pelo peixe fresco grelhado e por pratos como as lapas com manteiga de alho. Uma boa desculpa para se esquecer de levar farnel.

COMO CHEGAR: De Lisboa, siga pela A2 e vire na placa com indicações Sesimbra/Azeitão. Siga a estrada nacional até encontrar placas para a Praia do Moinho de Baixo.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Aproveite para uma caminhada até à Praia da Tramagueira. Aí há quem espalhe a argila das falésias pelo corpo. Dizem que faz bem à pele.

Publicidade
Atracções, Praias

Praia das Bicas

icon-location-pin Grande Lisboa

É a praia ideal para quem se quer despir de preconceitos. E para quem se quer despir, no geral. A sul da Praia do Meco, próxima do parque de campismo Campimeco, e com acesso através de uma longa escadaria de madeira, é uma das praias reconhecidas pela Federação Portuguesa de Naturismo. A praia não é vigiada e poucos se atrevem a entrar no mar. Não há qualquer apoio, apenas caixotes do lixo.

COMO CHEGAR: Siga em direcção ao parque de campismo Campimeco.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A empresa Flytime organiza saltos de parapente na praia (baptismo de voo a 65€)

Outras praias onde vai querer mergulhar

Atracções, Praias

As melhores praias em Sintra

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malhinha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. Adraga? Praia Grande? Parta connosco à descoberta das melhores praias de Sintra. O paraíso está à espreita nestes recantos feitos de areia e mar. 

Ribeira do Cavalo - Praia
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Todas as praias da Arrábida

De Setúbal ao Cabo Espichel, há várias nesgas de paraíso. Para alcançar algumas das praias da Arrábida, é preciso vencer um purgatório ou apanhar boleia do barqueiro. Corra connosco este 40 kms. A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. É por isso um dos destinos mais solicitados, e também um dos mais congestionados, verdade seja dita. Daí as medidas que vigoram durante a época balnear: "Arrábida sem carros" é o lema da Câmara Municipal de Setúbal, para evitar aquelas filas de trânsito épicas. Mas por agora relaxe e navegue connosco. No final, decida em que praia vai estender a toalha. 

Publicidade
praia da conceição
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais no Verão. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com