A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Praia do Meco
Photograph: Manuel MansoPraia do Meco

Três praias no Meco que não vai querer perder

É perfeito para quem está farto da Costa da Caparica, mas ainda assim procura praias para este lado. Eis três praias no Meco onde vale a pena estender a toalha.

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Há sempre dias assombrosos na Caparica e não estamos a falar do tempo. Às vezes o trânsito logo à saída da ponte é de tal ordem que nos faz querer fugir para bem longe. Para o Meco, porque não. Há várias praias por onde escolher, com mais ou menos gente. A mais popular é a do Moinho de Baixo (o nome oficial da Praia do Meco), com parques de estacionamento com vários preços (consoante a proximidade da areia) e o famoso Bar do Peixe, onde se recomendam as lapas com manteiga de alho. Por estas bandas há vários rituais, como espalhar argila pela pele (na Praia da Tramagueira), o nudismo (mais perto da Praia das Bicas) ou os mergulhos em Alfarim, numa praia selvagem ideal para levar os cães. Dizemos-lhe três praias no Meco que não vai querer perder.

Recomendado: As melhores praias na Costa da Caparica

Três praias no Meco que não vai querer perder

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

À direita da Praia do Meco (de quem está virado para o mar), a Praia de Alfarim, assim chamada por causa da aldeia de Alfarim, popular pelo pão e pelas broas, é uma boa alternativa para quem procura uma praia selvagem. O acesso é feito por uma longa escadaria de madeira (não há acessos para pessoas com mobilidade reduzida) e a praia não é vigiada – cuidado com o mar traiçoeiro. É muito procurada por donos e cães para passeios e mergulhos aos fins-de-semana, mesmo durante o Inverno.

COMO CHEGAR: Siga pela A2 e vire na placa com as direcções Sesimbra/Azeitão. Siga a estrada nacional até encontrar a placa Meco/Alfarim. São 35 minutos num dia sem trânsito. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Visite o Cabo Espichel, aqui bem perto.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

Ninguém conhece a Praia do Meco pelo seu verdadeiro nome, Praia do Moinho de Baixo. O areal é extenso, mas o mar é agitado, com fundões e correntes fortes que exigem atenção redobrada a quem vem com miúdos. A praia é muito conhecida também pelo restaurante, o Bar do Peixe, famoso pelo peixe fresco grelhado e por pratos como as lapas com manteiga de alho. Uma boa desculpa para se esquecer de levar farnel.

COMO CHEGAR: De Lisboa, siga pela A2 e vire na placa com indicações Sesimbra/Azeitão. Siga a estrada nacional até encontrar placas para a Praia do Moinho de Baixo.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Aproveite para uma caminhada até à Praia da Tramagueira. Aí há quem espalhe a argila das falésias pelo corpo. Dizem que faz bem à pele.

Publicidade
Praia das Bicas
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

É a praia ideal para quem se quer despir de preconceitos. E para quem se quer despir, no geral. A sul da Praia do Meco, próxima do parque de campismo Campimeco, e com acesso através de uma longa escadaria de madeira, é uma das praias reconhecidas pela Federação Portuguesa de Naturismo. Este ano, a praia passou também a ser vigiada, apesar de não serem muitos os que se atrevem a entrar no mar.

COMO CHEGAR: Siga em direcção ao parque de campismo Campimeco.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A empresa Flytime organiza saltos de parapente na praia (baptismo de voo a 65€)

Outras praias onde vai querer mergulhar

  • Atracções
  • Praias

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. 

  • Coisas para fazer

De Setúbal ao Cabo Espichel, há várias nesgas de paraíso. Para alcançar algumas das praias da Arrábida, é preciso vencer um purgatório ou apanhar boleia do barqueiro. Corra connosco este 40 kms. A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade