Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores praias na Costa da Caparica
Costa Caparica Geral
Fotografia: Inês Calado Rosa

As melhores praias na Costa da Caparica

Não sabe onde estender a toalha? Estas são as melhores praias na Costa da Caparica

Por Clara Silva e Raquel Dias da Silva
Publicidade

Dos destinos mais clássicos às paragens menos óbvias, há areais e marés para todos os gostos na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de extensão e muitas praias por onde escolher. A pré-época de veraneio costuma ser a altura perfeita para começar a estender a toalha, mas este Verão a temporada estival requer cuidados extra. Ainda assim, não desista de partir à descoberta da outra margem. Rume à Costa da Caparica e abanque no areal certo para si. Mas, atenção, não se esqueça do protector solar nem de manter a distância social recomendada.

Recomendado: Mergulhos na água e apanhar sol na toalha? Sim, mas à distância

As melhores praias na Costa da Caparica

Cova do Vapor
Cova do Vapor
Fotografia: Inês Calado Rosa

1. Praia da Cova do Vapor

Atracções Praias Grande Lisboa

Nada como um Cai Bem, a bebida oficial da Cova do Vapor, um refresco com ginjinha e limonada, para começar o dia. A primeira praia da Caparica, com a sua vila de pescadores, atrai uma fauna mais alternativa que quer evitar a confusão da Costa. Até parece que o estamos a ver numa mesa do Albatroz, o restaurante da praia, a olhar ora para Lisboa, ora para o farol do Bugio. Fica na foz do Tejo e é ideal para os que preferem um  mar mais tranquilo. A maneira mais rápida é chegar de ferry (com carro ou bicicleta), desde Belém até à Trafaria. A partir daí são cinco minutos.

Kontiki, Praia de São João
Kontiki, Praia de São João
Luis Filipe Catarino

2. Praia de São João

Atracções Praias Grande Lisboa

Encostada à praia da Cova do Vapor e com Bandeira Azul, é a escolhida por muitas famílias e surfistas que visitam a Caparica há décadas. Talvez pelas ondas de classe mundial ou por ser  Tem um parque de estacionamento que inclui várias saídas, para não estragar um dia de praia perfeito com trânsito. Uma das esplanadas mais populares é a do restaurante Kontiki – se ainda não conhece, aproveite para experimentar.

Publicidade

3. Praia do CDS

Atracções Praias Grande Lisboa

Não tem nada a ver com o partido. A sigla é a do Centro Desportivo de Surf, que estava pintada na década de 1970 nas pedras do pontão para a distinguir de outras praias. É a praia com Bandeira Azul, vigiada e concessionada, mais perto do centro de Lisboa, mas no Inverno e durante a maré cheia o areal quase desaparece. Muito procurada por quem chega à Costa de autocarro, é óptima para a prática de desportos náuticos, como o surf. Ideal para quem chega de transportes públicos, a praia também é acessível pela Rua Pedro Álvares de Cabral, onde existe um parque de estacionamento.

4. Praia da Saúde

Atracções Praias Grande Lisboa

Saúde é o que não falta nesta praia, uma das primeiras depois dos pontões da Caparica – e uma das mais concorridas. É aqui que fica um dos mais conhecidos parques de campismo da zona e é por isso que também é conhecida por Praia do CCA (Clube de Campismo de Almada). As típicas casas de madeira de pescadores em cima da areia distinguem-na das vizinhas. Com acesso pedonal fácil e nadador-salvador durante a época balnear, é sempre uma boa opção. Aproveite para experimentar o choco frio no restaurante de praia, O Golfinho.

Publicidade
Praia da Rainha
Praia da Rainha
David Clifford

5. Praia da Rainha

Atracções Praias Grande Lisboa

Esta é uma praia familiar, muito frequentada também por colónias de férias e local de passagem e paragem número 10 do Transpraia, um pequeno comboio de passageiros que percorre as praias durante o período de Verão. Tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é grátis e se quiser ver com antecedência se há lugares pode experimentar a Parkopedia. Depois de uma manhã de banhos de sol e mar, fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas. E não se esqueça de tentar apanhar os pescadores na sua arte xávega, a pesca de arrasto tradicional, com tractores a puxar as redes.

6. Praia do Castelo

Atracções Praias

Diz-se que o nome da praia vem da casa em forma de castelo que se avista na estrada antes do acesso à praia, que tem parque de estacionamento em terra batida. E é uma das mais conhecidas da Caparica, frequentada por uma fauna mais jovem, que se costuma juntar no bar da praia. O restaurante que partilha o nome com o areal é popular para comer peixe fresco, como  linguado, besugo, chocos e até ovas de pescada. Apesar do areal ser pequeno, vale a pena destacar que está abrigado por uma arriba, de paredes rochosas recortadas que se elevam a cerca de 30 metros de altura e apresentam diversos recantos e pequenas enseadas aos banhistas.

Publicidade
Praia Morena
Praia Morena
David Clifford

7. Praia Morena

Atracções Praias

Esta é uma das últimas praias, entre a da Sereia e a do Rei, por isso prepare-se para o trânsito se decidirem ir todos para a praia à mesma hora. Ainda assim, de relembrar que o restaurante Borda d’Água é tão famoso que poucos se lembram que a praia onde estão se chama Morena e é um dos maiores areais da Europa. Toda a gente lhe chama Praia do Borda d’Água, como se não ostentasse um belo bronze. Picuinhices à parte, não se esqueça de levar uma bola. Há rede de voléi.

Praia da Sereia
Praia da Sereia
David Clifford

8. Praia da Sereia

Atracções Praias

Na verdade o nome confunde-se com o do popular restaurante da praia, o Waikiki, com mesas e cadeiras brancas, que durante o dia costumava ser frequentado por famílias e surfistas, transformando-se em discoteca nas noites de Verão. Agora será um pouco diferente, mas não deixa de valer a pena, até porque é local de passagem e paragem do número quinze (15) do Transpraia, um pequeno comboio de passageiros que percorre as praias durante o período de Verão.

Publicidade
Praia da Nova Vaga
Praia da Nova Vaga
David Clifford

9. Praia da Nova Vaga

Atracções Praias Grande Lisboa

Se é daqueles que nunca se levanta da toalha, então esta praia não é para si. Os ventos da Nova Vaga, ou Nouvelle Vague, se quiser dar um ar mais chique à coisa, são bons para arejar as ideias, mas principalmente para se aventurar em actividades radicais como o kitesurf, o desporto oficial da praia, com uma escola e muitos praticantes no mar e em terra. Uma coisa é certa: aqui, um corta-vento dá sempre jeito. Experimente uma aula de kitesurf no Boarder Club Portugal (70€/2 horas em grupo ou 60€/1 hora em privado).

Praia da Nova Vaga
Praia da Nova Vaga
David Clifford

10. Praia da Bela Vista

Atracções Praias Grande Lisboa

A última praia da Caparica, a da Bela Vista, tem uma zona naturista mais ou menos a 400 metros do restaurante da praia, o Casa da Praia, e foi uma das primeiras em Portugal a oficializar o nudismo. A Praia Dezanove, a duas paragens de comboio dali (ou a cinco minutos a pé), é uma das praias gays mais conhecidas da Europa, onde a prática do naturismo é legal, e o engate nas dunas funciona melhor do que as aplicações para telemóvel. Mas voltando à qualidade do areal: é melhor ficar já a saber que a área é muito fina e que, durante a máre baixa, se formam poças e pequenas lagoas.

Publicidade
Praia da Fonte da Telha
Praia da Fonte da Telha
David Clifford

11. Praia da Fonte da Telha

Atracções Praias Grande Lisboa

Tem um areal enorme e não é por acaso que foi a escolhida por Tiago Pires (Saca) para bater o recorde do Guinness com a maior aula de surf do mundo (o recorde era australiano e foi estabelecido em 2015 com 320 alunos). Conseguiu: a 23 de Junho de 2018, com 327 alunos. Recordes à parte, a Fonte da Telha divide-se em pequenas praias consoante o restaurante. Uma das mais conhecidas é a do Terminus, onde fica a última paragem do comboio que percorre as praias da Caparica. Mas não perca o pôr-do-sol. Vai valer a pena.

praias da Costa da Caparica
praias da Costa da Caparica
Fotografia: Juntas

12. Praia da Mata

Atracções Praias Grande Lisboa

Com um areal extenso, cerca de 370 metros, a Praia da Mata, galardoada com Bandeira Azul, compreende ainda a metade Sul da frente de mar do Camping Piedense. Local de passagem e paragem do Transpraia, que percorre as praias durante o período de Verão, apresenta um sistema dunar ao longo de todo o seu comprimento e bonitas paisagens naturais. O estacionamento de terra batida é gratuito.

Outros mergulhos

Praia, Areal, Costa da Caparica
©Inês Félix

Há 106 praias com Qualidade de Ouro na região Tejo e Oeste

Notícias Vida urbana

A praia do CDS, em Almada, a das Avencas, em Cascais, a do Algodio, na Ericeira, e a da Adraga, em Sintra, são apenas quatro das 106 praias da região Tejo e Oeste distinguidas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com “Qualidade de Ouro”, que distingue a qualidade das águas balneares.

Praia do Carvalhal
Fotografia: Arlindo Camacho

As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

Coisas para fazer

A Associação Bandeira Azul da Europa volta a ultrapassar as três centenas e meia de praias premiadas em Portugal. Continua a haver portanto vários areais onde pode estender a toalha com a certeza de que está num sítio em boas condições. Em 2020 são 360 as praias premiadas e nós dizemos-lhe 25 onde pode mergulhar perto de Lisboa.

Publicidade
Praia da Conceição
Fotografia: Joana Freitas

As melhores praias da linha de Cascais

Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais. Com a devida segurança, claro está. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos dez sugestões de praias da linha de Cascais. É isso mesmo, só tem de escolher onde ir fazer fotossíntese e molhar o corpinho. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade