
Os melhores sítios para ver o pôr-do-sol em Lisboa e arredores
O final do dia em Lisboa não é de se perder. Conheça oito sítios para ver o pôr-do-sol na capital e nos arredores e fazer “aquela” foto.
Somos fãs do básico (mas sempre mágico) pôr-do-sol na praia e nesse campeonato não há falta de sítios onde “estacionar” a tarde toda. Além de Lisboa, onde a luz é rainha mesmo no Inverno, tem sempre Sintra, Cascais ou a bendita Costa da Caparica. Mas não podendo fugir para o mar é de arranjar soluções. Não se preocupe: já fizemos a selecção por si. São pouco mais de meia dúzia de sítios onde o pôr-do-sol não desilude e onde não vai encontrar grandes multidões. Aliás, são sítios onde poderá fazer “aquela” foto do pôr-do-sol que é um sucesso garantido nas redes. Seja num terraço com vista para Lisboa, seja à beira rio ou rio adentro, o que importa é não perder o fenómeno. Ora imagine o seguinte: a luz de Lisboa, o Tejo e um cocktail na mão. Junte a isto um grupo de amigos e tem tudo o que precisa para aproveitar o fim do dia. Uma dica: por estes dias o sol põe-se por volta das 20.33.
Recomendado: As melhores esplanadas em Lisboa
Os melhores sítios para ver o pôr-do-sol
1. Ponto Final
Neste restaurante à beira-rio plantado, com as águas do Tejo a baterem no paredão onde assenta a esplanada, há peixe fresco, pataniscas e pezinhos de coentrada, mas quem lá vai quer mesmo é ficar na única mesa amarela no pontão, mesmo em cima do rio, que promete a melhor vista, para a ponte e a parte mais ocidental de lisboa. Com a luz certa a cidade até parece banhada a caramelo.
2. Lost In
Os transeuntes mais despistados podem muito bem ignorar a entrada quando caminharem rua fora, mas neste pequeno oásis secreto a vista é uma espécie de abraço redentor de fim de dia. É uma das melhores esplanadas de Lisboa e para dar as boas vindas ao pôr-do-sol tem uma happy hour: das 17.00 às 18.00, de segunda a sexta-feira, há imperial a 1€.
3. MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Ninguém fica com o telemóvel no bolso quando o sol começa a flirtar com a linha do horizonte e este é um dos melhores sítios para ver o pôr-do-sol, mas também é um dos mais populares e repetidos na rede. As suas formas arquitectónicas continuam a marcar a cidade, justificando frutíferas romarias à zona de Belém. Afinal, a estrutura assinada pela britânica Amanda Levete e o pôr-do-sol em fundo ficam mesmo a matar numa foto.
4. Hotel Mundial Rooftop Bar
Se quer ver um sunset num rooftop, beber um long drink after work num sítio chill e esticar-se num lounge, o nono andar do Hotel Mundial é para si. Se prefere assistir a um pôr-do-sol, beber um copo num sítio descontraído e esticar-se num sofá, pode fazer o mesmo. Com ou sem anglicismos, a vista bate a de muitos miradouros e o serviço é mais descontraído do que na maioria dos bares de hotel.
5. Park
É o parque de estacionamento mais famoso da cidade e é fácil perceber porquê. Pré-pandemia era comum ver metade de Lisboa estacionada no sexto piso, onde se encontra um dos terraços com melhor vista da cidade. Agora a lotação é limitada e controlada, mas não há dúvida: entre cocktails, petiscos e banda sonora adequada, os finais de tarde são sempre saborosos.
6. A partir de um miradouro
Não é exagero dizer que Lisboa é uma das cidades europeias com mais miradouros. Todos com vistas espectaculares sobre os telhados da cidade, os monumentos mais imponentes, o Tejo, a Ponte 25 de Abril ou a outra margem. Agora que o turismo está mais ou menos parado, o que não falta são vistas privilegiadas. Posto isto, só tem de escolher um dos melhores miradouros em Lisboa e se a decisão se revelar difícil, a maioria não vai a lado nenhum e espera por si num dia de sol.
7. A partir de um barco
Os dias de sol pedem passeios à beira-rio – ou mesmo sobre o rio. Agora imagine: um cruzeiro ao pôr-do-sol, com vistas para tudo o que é sítio, oportunidade de mergulhar e outras regalias que pode ir adicionando à vontade do freguês (ou da sua carteira). É isso mesmo: só tem de encontrar a melhor oferta para si e tratar das reservas.
Verão em Lisboa
Bons motivos para passar o Verão em Lisboa e aproveitar a agenda
Queremos muito que este Verão seja mais quente (de agenda, que de calor há limites) do que os anteriores, mas não vamos permitir que seja uma seca. Nem nós nem os programadores da cidade, que mesmo com todas as restrições que se impõem pelos tempos que se vivem, não desistiram e continuam a dar à cidade uma agenda recheada, dentro do possível. Portanto, se não tem planos para sair de Lisboa, não desanime porque o Verão na cidade também pode ser bem passado.
As melhores happy hours em Lisboa
A felicidade tem um preço – e a partir de certa hora é mais barata. Happy hour é aquela expressão estrangeira que ninguém vai enrolar a língua para dizer, ou recusar-se a compreender o conceito. Nas horas mais felizes dos lisboetas as imperiais passam a custar uma módica moedinha e cocktails caem para metade do preço. Escolhendo bem, ainda encontra iguarias com preços reduzidos para acompanhar.
Os bares com melhor vista em Lisboa
Este artigo não é recomendável a pessoas com vertigens. E também não é recomendável a quem não gosta de ver o pôr-do-sol com um cocktail na mão. Descanse os olhos do computador, do telemóvel e dos seus colegas de trabalho e lave as vistas num dos bares com melhor vista em Lisboa.