As melhores praias em Sintra

O paraíso está à espreita nestes recantos feitos de areia e mar. Dê uma voltinha pelas melhores praias em Sintra

©Inês Calado RosaPraia da Adraga

Foram longos meses de espera, com São Pedro a testar a paciência dos irredutíveis fãs de areais, mas parece que é desta. Claro que agora pode rapidamente começar a contagem descrescente para o queixume que se segue: "está um calor que não se aguenta". Nada tema porque o melhor de dois mundos é possível nestas zonas balneares. Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um braseiro em Lisboa e precisar de uma malhinha por estas bandas. Seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada.  

Recomendado: Praias a menos de uma hora de Lisboa para todos os gostos

 

As melhores praias em Sintra

Praia da Ursa

Fica pertinho do Cabo da Roca, o célebre ponto mais ocidental da Europa, e a sua beleza é capaz de mobilizar até o coração mais rochoso. As rochas, aliás, compõem o cenário em seu redor, mas fique tranquilo que a areia é fina. O resultado é um postal de encher o olho, claro está, mas como tudo o que é bom dá trabalho, lembre-se que o espera uma longa caminhada desde o parque de estacionamento até alcançar por fim a proximidade do mar. 

Ler mais
Sintra
Praia da Adraga

Praia da Adraga

Fica perto de Colares e de Almoçageme e 
é presença assídua em qualquer lista de praias da zona de Sintra. Há sempre um bom motivo para rever os motivos náuticos no interior do restaurante da Adraga, para não falar do pescado à séria, claro. Estacionar pode ser uma dor de cabeça monumental, mas enfim, vale tudo para matar saudades das rochas, grutas e túneis e concretizar aquela fotografia que torna os amigos verdes de inveja. Direcções? Quem vai pelo lado
 de Cascais, segue sempre em direcção a Almoçageme. Quem vem do lado de Sintra, passa Colares em direcção a Almoçageme. Aí chegando, rume ao mar.

Publicidade
Praia de São Julião

Praia de São Julião

Não se trata de uma sangrenta guerra civil que opõe Norte e Sul, mas esta praia a dez minutos do centro da Ericeira é um curioso caso de duas jurisdições. Metade do areal pertence à câmara
de Mafra, a outra metade à de Sintra (até os sacos do lixo são diferentes). O destino é óptimo para caminhar na maré baixa e cada vez oferece mais estacionamento. Mas atenção: o cenário já é para duros. Não estranhe se for ao encontro de água fria, frio e vento. Conte com o bar Gota d’Álcool, em cima da falésia (e em território mafrense), e um outro, menos acessível, já no areal (em solo sintrense). Não volte para casa sem uma paragem em São João das Lampas, essa catedral do pão saloio. Ou então vingue-se com um queque já no centro da Ericeira, a um passo do Largo do Jogo da Bola.

Praia Grande

Praia Grande

Está longe de ser uma campeã em matéria 
de beleza (neste particular, praias como a Ursa, distinguidas entre as mais belas do continente levam a melhor), mas é um clássico e o adjectivo diz quase tudo – nem todas as idas à praia têm que implicar descidas de 100 degraus e belezas espampanantes. O final de Agosto coincide com a época mais forte na zona, mas ninguém o censurará se aparecer antes para uma almoçarada ou petisco no Bar do Fundo.

Publicidade

Praia Pequena

Há nomes que enganam e este é um deles. A Praia Pequena, vizinha da Praia Grande, é menos pequena do que anuncia ao mundo, e mais abrigada, sinónimo de mais valia quando o vento se intromete no seu dia de boa vida. Pescadores desportivos e fãs de desportos aquáticos chamam-lhe um figo.   

Ler mais
Sintra

Praia das Maçãs

Se a praia lhe souber a pouco, conte com um belo extra: o complexo junto à Praia das Maçãs com duas piscinas de água salgada, um restaurante e um bar de apoio. Se quer entreter os gaiatos é uma boa opção, porque não faltam escorregas e uma zona de saltos, para que saiam dali verdadeiros saltadores olímpicos.

Ler mais
Grande Lisboa
Publicidade

Praia de Azenhas do Mar

O efeito cascata, o casario empoleirado, a luz única, enfim. Não faltam argumentos para passar pelas Azenhas e claro que nem todos os motivos passam pelo mar ou pela areia. Suspenso sobre a praia e a piscina das Azenhas do Mar, encontra o restaurante homónimo, sempre com peixe e marisco frescos, além de pratos mais elaborados e pesados, como massada de cherne, arroz de polvo ou caril de gambas.

+ 36 coisas para fazer em Sintra

Ler mais
Sintra

Praia do Magoito

Se o bronzeado continua no top das suas prioridades mal a Primavera dá um sinal de si, por mais tímido que seja, encaminhe-se para um terreno fértil em iodo. O Magoito é um dos spots privilegiados para conseguir a tonalidade mais desejada mas, muita atenção, não se esqueça de tomar todos os cuidados para proteger a pele e de evitar as horas mais perigosas. 

Ler mais
Grande Lisboa
Publicidade

Outras praias a menos de uma hora de Lisboa

Todas as praias da Arrábida

A menos de uma hora de Lisboa, a Arrábida é um postal encaixado entre a serra e o Atlântico, onde não faltam praias para todos: os que levam os miúdos a reboque e querem vida facilitada e os que não se importam de percorrer trilhos mais ou menos complicados para poder usufruir de areais paradisíacos. 

Ler mais
Por João Pedro Oliveira

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. Estas são as melhores praias da linha de Cascais.

Ler mais
Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Comentários

0 comments