36 coisas para fazer em Sintra

Comer, beber, comprar, visitar, ver e fazer: virámos a serra do avesso para encontrar as coisas absolutamente imperdíveis em Sintra

@PMSL/Emigus

Há muito mais do que 36 coisas para fazer em Sintra, bem sabemos. Isto para não falar do sem-fim de personalidades que por aqui já passaram, de Marconi a Ayrton Senna, de Gloria Swanson aos U2. Há aqueles clássicos, que todos já visitámos pelo menos uma vez na vida – e que se não o fizemos, não podemos admitir, tal é a falha. Vá lá a correr à Regaleira que nós esperamos por si. 

Se numa escapadinha de fim-de-semana, conseguir fazer "check!" em todas as nossas sugestões, está no bom caminho para descobrir o que há de melhor na serra de Sinta. E a parte boa é que se estende até ao mar. Basta por-se a caminho da costa e farejar as melhores praias da região. 

Recomendado: Os melhores restaurantes em Sintra

36 coisas para fazer em Sintra

1

Café Saudade

Os scones gigantes, os parfaits de iogurte, muesli e fruta, as torradas em pão de passas ou bolo lêvedo dos Açores e os bolos, todos os bolos, merecem o nosso amor e fidelidade. Instalado numa antiga fábrica de queijadas, tem o ambiente perfeito para começar um dia em Sintra, com um menu de pequeno-almoço ou brunch que dá para dois. Lá dentro, a rede de internet é fraca, um óptimo pretexto para largar o telemóvel e apreciar o momento.

Ler mais
Sintra
2

Coisas da Terra

Rosarinho Gabriel, responsável por projectos de decoração como o do hotel Areias do Seixo ou do restaurante Taberna 1300, na Lx Factory, escolheu uma aldeia bem perto do mar para instalar a sua loja, com peças de decoração que vêm de todos os cantos do planeta. Enormes lustres convivem com peças de design contemporâneo, jarras de flores monumentais, almofadas coloridas e peças de loiça rústicas. Más notícias para quem tem um trabalho normal, com horários fixos e essas coisas desagradáveis: a loja encerra ao fim-de-semana.

Ler mais
Sintra
Publicidade
3

Museu do Bonsai

Aqui o tamanho interessa. E quanto mais pequeno, melhor. No Museu do Bonsai e da Árvore, único no mundo, há microlaranjeiras, macieiras, romãzeiras e oliveiras, além de uma murraia com 112 anos e 1,60 metros, que veio da China e custa 15 mil euros. 

Ler mais
Sintra
4
Wolf Rides

Wolf Rides

O negócio começou no final de 2016 e é para pernas resistentes, por mais que Miguel, o mentor do projecto, gabe as valias de uma bicla modernaça, e super-apetrechada com um sistema que facilita a vida dos turistas. Há vários percursos (3 a 6 horas) e todos são feitos sobre duas rodas, liderados por um guia. Pode circular apenas pela vila ou ir até às praias, por exemplo. Ou terminar no Refúgio do Ciclista, nem de propósito. 

Publicidade
5

Bang Bang Tattoo

Flamingos cor-de-rosa, leques chineses, uma havaiana em tamanho real, imagens da Nossa Senhora, bancos almofadados de padrão tigre, máscaras tribais e até um Zé Povinho. A Bang Bang Tattoo é uma viagem kitsch à volta do mundo sem sair de Sintra. Nazaré e Pinela – ela especialista em piercings, ele em tatuagens – são os responsáveis pelo espaço que abriu em 2001 e já transformou a vida de milhares de sintrenses e turistas.

Ler mais
Sintra
6

Adega do Saraiva

Há quem viaje até Nafarros todos os fins-de-semana só para comer o famoso cabrito assado no forno, que deu fama (justificada) à casa. Há, porém, outros pratos a valer cada quilómetro feito, como o bacalhau assado e a caldeirada. Ah! E já recebeu rasgados elogios de Miguel Esteves Cardoso, que sabe muito do assunto.

Ler mais
Sintra
Publicidade
7

LAB by Sergi Arola

À cabeça está Sergi Arola, o catalão que já é figura conhecida do hotel há vários anos. Na execução do dia-a-dia está Vladmir Veiga, acabado de ocupar a posição deixada por Milton Anes, a trabalhar no hotel há cinco anos. Mudanças à parte, tudo se mantém bonito (e que beleza de sala, virada para o green) e imaculado no LAB. A cozinha aposta nas linhas mediterrânicas com algumas inspirações do mundo, seja para provar à la carte, seja para experimentar nos menus de degustação, um deles com todos os pratos da carta (!). 

Ler mais
Sintra
8

Café da Natália

Já passou dos 30. O café, não a Natália, que terá com certeza muitos mais (mas seria deselegante revelar quantos). Hoje numa morada diferente da original, mas com as receitas de sempre, este clássico de São Pedro de Sintra é gerido pela filha, que a Dona Natália já não está para isso. Experimente o bolo de noz com doce de ovos. Não, é melhor provar os cornoletes de framboesa. Não, as queijadas de leite. Já sabemos – as nozes douradas! A blattertarte. Os brigadeiros. A tarte de maçã com leite-creme... Na dúvida, experimente vários. Ou transforme o Café da Natália em paragem obrigatória todos os fins-de-semana. Vai ver que passado algum tempo, a Dona Natália já o trata pelo nome próprio.



Ler mais
Sintra
Publicidade
9

Coolares Market

No último fim-de-semana de cada mês, o bucólico, romântico, misterioso e silencioso Pé da Serra transforma-se num forrobodó. É o Coolares Market, que todos os meses anima a casa e os jardins da centenária Quinta de Cima. Não precisa de se preocupar com o farnel: além de moda, design e decoração, esta feira tem restaurante e bar.


Ler mais
Sintra
10

Adraga

Escolha dos críticos

No Verão é mais difícil estacionar e ter mesa, e a vista também não é tão bonita como quando a praia está vazia e o mar mais cinzento e agitado. Mas a comida no restaurante da Adraga é boa o ano inteiro. Destaque para o marisco tirado do viveiro à nossa frente e para o peixe fresco que vem à mesa antes de saltar para a grelha. A melhor forma de se despedir? Com o merengue de morangos.

Ler mais
Sintra
Publicidade
11

Páteo do Titão

É possível que se lembre de Pedro Marques do bar Maria Caxuxa. Há poucos anos, trocou o Bairro Alto pela sua Sintra Natal. No Páteo do Titão há ginjinha caseira, conservas, CDs de fado e louças made in Portugal. A maioria das peças são únicas. "Tudo o que é pratos com peixes os turistas adoram." O espaço era o de um antigo armazém fechado há 30 anos, a balança está na mesma.

Ler mais
Sintra
12

Françoise Baudry

Num lagar antigo de azeite e vinho, uma madame francesa apaixonada por Sintra há mais de 35 anos, imaginou uma loja de antiguidades, decoração e joalharia. Françoise Baudry expõe objectos que recolhe nas suas viagens pelo mundo. Há peças valiosas do século XV, tapetes persas e afegãos e jóias criadas pela proprietária, que com o seu português com “Rs” carregados já se transformou numa personagem incontornável de Colares.


Ler mais
Sintra
Publicidade
13

NewsMuseum

4 /5 estrelas

Inaugurado a 25 de Abril de 2016, o NewsMuseum, ou Museu das Notícias, é um espaço dedicado às notícias, aos media e à comunicação social. Localizado em Sintra, este espaço conta com mais de 25 módulos temáticos, nos quais são recordados episódios da história de Portugal e do mundo, através da cobertura jornalística.

Comprar bilhetes Ler mais
Sintra
14
Feira Medieval

Feira Medieval

Vale a pena pensar na farpela. Depois do badalado baile das Camélias, em Julho a Câmara Municipal costuma organizar a Feira Medieval, na Praça D. Fernando II, em São Pedro de Penaferrim, onde é recriada a estadia da corte em Sintra, no ano de 1428, no reinado de D. João I (1385-1433). Todo um pretexto para se vestir a rigor, para assistir (ou participar) a um aceso duelo e para comer e beber sem preocupações com a etiqueta, afinal estamos em período medieval. 

Publicidade
15
Passeio de cavalo

Passeio de cavalo

Há que ter alguma experiência em subir para cima de um cavalo, antes de se aventurar a trote nos trilhos da Quinta da Pena. Agora, se tiver alguma prática a seu favor, é só tratar o quadrúpede com carinho e apreciar as vistas. Pode explorar a flora e espreitar a abegoaria recentemente recuperada. Reservas: 21 923 7300. A partir de 15€ (30 minutos).

16

Hotel Lawrence

Sintra é um oásis para as celebridades e a tradição perde-se no tempo. Afinal, é possível ficar aqui instalado desde 1764. Em 1809, Lord Byron, instala-se no Lawrence's Hotel durante uma temporada e escreve uma parte do livro Peregrinação de Childe Harold. Por aqui também passaram Eça de Queirós. Se é daqueles pessoas que responde Os Maias, quando lhe perguntam qual o seu livro favorito, também responderá "Lawrence's" quando o questionarem sobre o seu spot de eleição em Sintra.

Ler mais
Sintra
Publicidade
17

Bar do Fundo

Porque não há época do ano em que não valha a pena admirar aquele mar, nem chuva que impeça os locals de lá rumar, o Bar do Fundo é uma óptima notícia. A barraca que antes servia sanduíches transformou-se num restaurante a sério, com soluções deliciosas para os dias mais frios, como scones e chá. Também tem petiscos e vinho a copo, pratos mais pesados do que os que se aconselham antes de um mergulho e sobremesas que não vão ficar bem com o fato de banho. Além de sushi, saladas, sandes e açaí.


Ler mais
Sintra
18

Hibisco

Perde horas no Pinterest a suspirar por móveis restaurados que ficavam a matar na sua sala, mas não gasta nem um minuto a comprar tintas e pincéis para pintar aquela cadeira velha guardada Na garagem há anos? Sabemos como é. E damos-lhe uma solução. Na loja de família Hibisco, em São Pedro de Sintra, não faltam peças recuperadas, de todas as cores. São cadeiras e mesas de cabeceira, louceiros e escadotes, cómodas e espelhos. Entre outras relíquias de loiça ou ferro a preços muito simpáticos.

Ler mais
Sintra
Publicidade
19

Casa da Marioneta

Não fica no centro, mas tem tudo para encantar os mais novos. Ao todo são 300 as marionetas que foram viver para esta casa pequenina no Jardim da Anta. Há espectáculos, exposições, oficinas, horas de conto, um clube de teatro e sessões literárias.

Ler mais
Sintra
20

Passeio de burro

Foi em parceria com a Reserva de Burros – Associação para a Valorização e Preservação do Burro que estes simpáticos animais se instalaram na Tapada de D. Fernando II, na cercania do Convento dos Capuchos, em Sintra. Quanto ao programa Aqui Há Burro! não podia ser mais familiar. Ao longo desta aventura de hora e meia (as crianças montam e os adultos conduzem os animais à mão) é contada a história da espécie e respectivas características (comece por apagar as comparações com os seus primos cavalos). A jornada não fica completa sem um belo de um passeio pela floresta. Ideal para miúdos entre os 3 e os 12 anos. Todos os sábados do mês, 10.00, 12.00 e 15.00. 10€/participante.

Ler mais
Grande Lisboa
Publicidade
21

Quintinha de Monserrate

O seu filho é daqueles que pensa que o leite vem do pacote e não da vaca? Está na hora de lhe mostrar o que é a vida agrícola. A quintinha pedagógica de Monserrate recria o ambiente campestre da região e convida os mais novos a brincarem aos agricultores. Até pode ser palco de festas de anos, com o tema Aniversário Saloio. 

Ler mais
Sintra
22

Água e Sal

O filho da Dona Lurdes da consagrada Adega das Azenhas sempre adorou marisco e gelados. Adivinhe o que abriu? Uma marisqueira e gelataria com vista para a praia, a poucos minutos do restaurante da mãe. Ideal para petiscar, tem amêijoas à Bulhão Pato, mexilhões e percebes. Ao marisco fresquíssimo e com preços simpáticos, junta peixe da costa, carne do lombo e gelados artesanais. Os sabores variam, mas o doce de leite e o limão são sempre um sucesso. “Perfeição e simplicidade”, disse Miguel Esteves Cardoso sobre o Água e Sal. Vá lá confirmar.

Ler mais
Sintra
Publicidade
23

Real Loja

Pratos, relógios e formas para bolos. Potes, molduras e jarros para flores. Pássaros suspensos do tecto e gaiolas para centros de mesa. Colheres de pau e copos de vidro. Na Real Loja, à saída de São Pedro de Sintra, há pequenos objectos que transformam qualquer casa típica do Ikea num projecto nunca visto.


Ler mais
Sintra
24

O Cortador

O aspecto pode não ser o mais glamoroso, o barulho pode ensandecer os seus ouvidos, a fila de espera por desincentivar os menos pacientes. Mas no meio de tudo isto há uma virtude: o prego ou bitoque, que justifica as romarias à Terrugem, em especial depois de um estafante dia de praia.

Ler mais
Sintra
Publicidade
25

A Raposa

Numa zona dominada pelo rústico e pelo tradicional, Sérgio Araújo abriu restaurante requintado. Carpaccios, foie gras e risottos não costumam aparecer nas ementas dos restaurantes do centro histórico de Sintra, mas ficam a matar neste edifício de 1888, com enormes janelas e frescos no tecto. Entre o almoço e o jantar, há deliciosos scones e chá.

Ler mais
Sintra
26

Tascantiga

É difícil imaginar um sítio para comer em pleno centro de Sintra sem achar que se trata de armadilha da grossa. Mas é possível, sim, palavra dos sintrenses, que assim o garantem. A Tascantiga abriu portas no Verão de 2016, por cima do histórico bar Fonte da Pipa, e vale a pena dividir a esplanada com os turistas. Há bacalhau frito em cama de pimentos e chouriço; bochechas de porco confitadas; prego com queijo da Serra e compota de cebola, e muito mais.

Ler mais
Sintra
Publicidade
27

Ecoaldeia de Janas

O pão é uma espécie de património local de Janas e uma das estrelinhas da companhia na Ecoaldeia de Janas, o projecto de visão sustentável onde se aprende a fabricar cosméticos naturais ou tudo o que preciso saber sobre energia fotovoltaica. As lições sobre o saboroso alimento não ficam pelo caminho. Escolha uma das formações disponíveis e deite mãos à obra.

Ler mais
Sintra
28

Chalet e jardim Condessa d'Edla

Está a ver o cenário do filme da Disney Branca de Neve e os Sete Anões? Se não há orçamento familiar para viagens à Disney, experimente levar os miúdos ao chalet onde a Condessa d’Edla viveu a sua história de amor com o rei D. Fernando II. O ambiente dos jardins e a casa em madeira remetem para esse mundo encantado e as actividades para os mais novos, como os passeios de charrete, batem aos pontos qualquer carrossel.

Comprar bilhetes Ler mais
Sintra
Publicidade
29

Chalet 12

Do espaço que já foi uma casa de família nasce o Chalet 12, o maior cowork de Sintra. Esta oficina criativa tem 20 lugares disponíveis, portanto se precisa de um espaço para trabalhar esta pode ser uma solução agradável se quer trabalhar em casa. Literalmente.  

Ler mais
Sintra
30
Uma sessão erudita

Uma sessão erudita

Vale a pena acompanhar a par e passo a agenda cultural da Parques de Sintra. Num território fértil em palácios, o encanto é redrobrado quando os concertosserões musicais e outras manifestações artísticas, como cinema ao ar livre e as recriações históricas, animam os salões mais emblemáticas da vila. Entre a Pena e Monserrate, não perca pitada. 

 

Publicidade
31

Hotel Tivoli Palácio de Seteais

Um hotel de luxo num palácio que parece saído de um filme da Disney. Para melhorar ainda mais a festa, se é que é possível, entregue-se aos cuidados dos especialistas no Anantara Spa, com as suas luxuosas três salas de tratamento, e uma série de experiências e terapias inesquecíveis.

Ler mais
Sintra
32

Flores do Cabo

Quando nasceu vendia flores que vinham do Cabo, África do Sul. O nome manteve-se, mas agora é uma galeria de arte, uma loja de decoração, um atelier de arquitectura natural, uma mercearia gourmet e um café biológico, além de palco de concertos e cenário para workshops de ioga, arte e vinhos biológicos. 

Ler mais
Sintra
Publicidade
33
O eléctrico que liga Sintra à Praia das Maçãs

O eléctrico que liga Sintra à Praia das Maçãs

O eléctrico de Sintra, um dos ex-líbris da região, surgiu em 1904 para preencher a necessidade de ligar a vila à Praia das Maçãs, em Colares. Hoje funciona como um transporte turístico e continua a fazer este ligação durante a temporada estival. São quase 13 quilómetros de percurso sinuoso entre a serra e o mar, de uma viagem que dura cerca de 45 minutos. Se estiver fora de época, anote esta escala na agenda para fazer o passeio uns meses mais tarde. 

34

Midori

O restaurante japonês do Penha Longa Resort é um clássico incontornável, que faz parte da nossa lista de melhores japoneses. Com um ambiente sofisticado e verde a perder de vista (midori quer dizer verde em japonês), vale cada cêntimo que lá fica.


Ler mais
Sintra
Publicidade
35
Passeata nocturna

Passeata nocturna

É rara a semana em que Sintra se esvazia de passeios com cunho histórico, que ainda o ajudam a manter a linha enquanto caminha e aprende. Os trilhos nocturnos, não fosse esta vila encantada e cheia de mistérios, são um dos programas mais populares. A Lynx Travel é apenas uma das empresas que costuma organizar este tipo de périplo. 

36

Piquenique de leitura na Biblioteca Municipal de Sintra

Um dos destaques do espaço vai para a Hipopótamos na Lua, que reune uma série de valências. É Casa da Leitura/ do Chá/Livraria/Blogue. Funciona na Biblioteca Municipal de Sintra, recebe convidados, organiza piqueniques no exterior e uma série de outras iniciativas que tornam a leitura um bicho de uma só cabeça e quatro patas (um hipopótamo, claro).

Ler mais
Sintra
Publicidade

Paraísos a menos de uma hora de Lisboa

13 coisas para fazer em Cascais

Para quem acha que em Cascais não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos duas mãos cheias (e mais três dedos) de sugestões que provam exactamente o contrário e dão matéria para passar um dia completo na vila – sem tempo para pausas. 

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros

10 coisas para fazer na Arrábida

Comer, beber, passear, repetir. A Arrábida é um paraíso a uma hora de Lisboa onde além da serra, do mar e das paisagens únicas, há muito para fazer. Nesta lista damos-lhe 10 ideias: e nenhuma inclui o Carnaval de Sesimbra.

Ler mais
Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Comentários

0 comments