Poucos areais ao longo da costa portuguesa oferecem imagens tão dignas de postal quanto as praias da Arrábida o fazem. As águas cristalinas rodeadas de vegetação e areia branca fazem roer de inveja qualquer um. Este paraíso, a menos de uma hora de Lisboa, mudou recentemente o jogo das acessibilidades durante a época balnear. Isto para evitar grandes congestionamentos de trânsito e condutores preguiçosos e pouco habilidosos que teimavam em bloquear a estrada de acesso às praias com estacionamentos em ambas as bermas.
O programa Arrábida Sem Carros | Praias de Setúbal para Todos põe em acção um plano, que arrancou já a 15 de Junho e vai até 15 de Setembro, que condiciona a circulação e estacionamento automóvel em dois troços: o primeiro entre a Praia da Figueirinha e a do Creiro (entre o segundo túnel da Figueirinha e o parque de estacionamento do Creiro; 08.00-20.00) e o outro entre a Casa do Gaiato e o Portinho da Arrábida (entre a estrada de acesso ao Portinho, após a Casa do Gaiato, e o Portinho da Arrábida; 08.00- 19.00). Portanto, como é que, afinal, chega às praias dos Coelhos, Galapinhos e Galapos, que estão entre estes extremos? Deixa o veículo num dos limites, ora na Figueirinha, ora no Creiro, e chega cedo para arranjar lugar.
A partir daí está por sua conta: ou dá uso às perninhas que lhe deram e passa as cancelas vermelhas, que impedem a passagem dos carros e são vigiadas pela polícia, ou apanha boleia dos autocarros que fazem as travessias de uma ponta à outra. A Transportes Sul do Tejo tem carreiras (abrangidas pelo passe Navegante) de vários pontos de Setúbal e da Brejoeira (Azeitão), assegurando as ligações às praias da Arrábida. Pode ainda apanhar os autocarros vaivém gratuitos que partem da Figueirinha para o Creiro, e vice-versa, com paragem nas praias de Galapos e Galapinhos (saia aqui para a dos Coelhos), e funcionam a cada 20 minutos entre as 08.00 e as 20.00. Também existe outro vaivém entre o cruzamento do Portinho da Arrábida (EN 379-1) e a praia do Portinho da Arrábida, das 09.00 às 19.00.
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