Cinema ao Ar Livre Ritz
©DRCinema ao Ar Livre no Ritz

Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa

Não se esqueça de aproveitar as noites quentes de Verão com sessões de cinema ao ar livre em Lisboa. Anote estes ciclos e preencha a agenda.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Os dias estão mais quentes e as noites tendem a ficar agradáveis demais para serem passadas em frente à televisão. Aproveite e vá arejar para um cinema ao ar livre em Lisboa, com vista para as estrelas no ecrã e no céu – é um programa perfeito quer esteja sozinho ou acompanhado, mesmo que às vezes seja aconselhável uma manta. Por isso, não hesite: arranje o melhor lugar e vista um casaco se a noite ficar fresquinha. Vale sempre a pena trocar o escurinho do cinema pelo céu estrelado para assistir a grandes filmes ao ar livre.

Recomendado: As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

O melhor cinema ao ar livre em Lisboa

  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

Entre as décadas de 30 e 60 do século passado, o terraço do Capitólio foi espaço de cinema ao ar livre, numa programação chamada Jardim de Verão. Agora, mais de 60 anos depois, há uma iniciativa similar, organizada pela Junta de Freguesia de Santo António: o Cinema ao Ar Livre. Todas as sextas-feiras e sábados do mês de Agosto, pelas 21.00, o ciclo de Cinema ao Ar Livre instala-se no terraço do Capitólio com uma tela e 200 cadeiras para um total de dez sessões.

  • Filmes
  • Grande Lisboa

36 curtas-metragens de 13 nacionalidades são as contas da quarta edição da mostra de cinema Rebentos, uma iniciativa de dinamização cultural da Claraboia. E é em Sintra que terá lugar a programação, em sessões integradas no Festival Aqui ao Lado, que decorre ao ar livre no Parque Urbano Quinta das Flores (Massamá). A "Mulher" será o tema central das produções seleccionadas e a 26 de Julho algumas realizadoras portuguesas marcarão presença para uma conversa com o público.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Oeiras

Enquanto decorre mais uma edição do Festival Sete Sóis Sete Luas (com música, teatro ou artes plásticas), a Câmara Municipal de Oeiras oferece sétima arte. O ciclo Cinema ao Ar Livre junta-se ao festival com uma programação para todas as idades e com filmes de diferentes géneros, que estiveram nas salas entre 2022 e 2024. Para ver na Fábrica da Pólvora de Barcarena.

  • Coisas para fazer
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Durante quatro fins-de-semana, a Junta de Freguesia de Alvalade, em parceria com o Museu de Lisboa e o Alvalade Cineclube, apresenta um programa composto por quatro momentos musicais e também por quatro clássicos da sétima arte. O palco é montado no Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, onde acontecem os concertos sempre a partir das 19.00, e as exibições arrancam às 21.30, com filmes como O Fantasma da Liberdade (1974), de Luis Buñuel; Lobo e Cão (2022), de Claúdia Varejão; O trabalho liberta? (1993) e 25 de Abril – Uma Aventura Para a Demokracya (2000), de Edgar Pêra; e No Intenso Agora (2017), de João Moreira Salles. Na música destaque para os concertos de Luís Represas e Club Makumba.

Publicidade
  • Filmes
  • Alfama

Poucas duplas funcionam tão como esta. De um lado, as noites mais quentes de Lisboa; do outro, sessões de cinema ao ar livre, num terraço com vista sobre a cidade: o Carmo Rooftop, num ano em que o Cine Society também se expande até ao Ritz Four Seasons e à Doca da Marinha. O melhor é mesmo não mexer e até entrar no Outono sem receio do fresquinho nocturno. Até 12 de Outubro, a Cine Society já tem uma programação bastante completa e recheada a clássicos e produções mais contemporâneas, de Casablanca a Barbie.

  • Filmes
  • São Vicente 

A Black Cat Cinema transforma espaços improváveis, como a Igreja da Graça ou o Palácio do Grilo, em Lisboa, em salas de cinema ao ar livre. Pode contar com clássicos da sétima arte e também com comida de rua e bebidas, que não faltarão nestas noites de cinema à luz das estrelas. E pipocas, há sempre pipocas. A grande novidade da temporada deste ano são actuações musicais que acontecem antes da exibição dos filmes, o que antecipa a abertura das portas para as 19.00. Na lista de espaços soma-se o IDB Rooftop, com três sessões programadas até Setembro. Os filmes começam às 21.00.

Publicidade
  • Filmes
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Cinema na Esplanada está de volta à Cinemateca, para uma temporada de projecções ao ar livre na Esplanada 39 Degraus. O programa arranca no dia 1 de Julho e promete sessões de segunda a sábado até ao final de Agosto. E uma vez que as salas de cinema M. Félix Ribeiro e Luís de Pina fecham para manutenção, toda a programação da Cinemateca será feita ao ar livre. Isto significa que a programação do Cinema ao Ar Livre será essencialmente dedicada aos quatro eixos da programação dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, entre Revolução, Liberdade, Comunidade e Futuro. Quem quiser pode fazer uma reserva para jantar na esplanada, com a vantagem de, nesse caso, não pagar bilhete para ver o filme. Só tem de comer tudo antes do filme começar.

  • Filmes
  • Benfica/Monsanto

O ciclo de cinema Benfica ao Luar regressa para mais uma edição com um programa composto por três filmes que se destacaram na última edição dos Óscares e uma longa-metragem de animação, Os Inseparáveis (2023), de Jeremy Degruson, que esteve nomeada na categoria de Melhor Filme no Festival de Annecy, o maior festival de cinema de animação do mundo. É precisamente com este filme que arrancam as sessões ao ar livre, a 25 de Julho, sempre marcadas para as 22.00, nos jardins do Palácio Baldaya. No dia 26 de Julho, terá lugar a exibição de A Sala de Professores (2023), de Ilker Çatak, filme alemão nomeado aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional. A 27 de Julho é exibido Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan, vencedor de sete Óscares, incluindo o de Realizador e de Filme; e no dia seguinte, o último, há Pobres Criaturas (2023), filme de Yorgos Lanthimos que arrecadou quatro Óscares, com destaque para o que premiou a intepretação de Emma Stone. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

Publicidade
  • Filmes

As sessões de cinema ao ar livre da NOS regressam este Verão a Tróia. O programa das festas estaciona no Jardim do Norte, com sessões gratuitas marcadas para todos os sábados à noite nos meses de Julho e Agosto. Em exibição estão grandes produções cinematográficas que estrearam nas salas de cinema ao longo do último ano, entre comédia, acção e animação.

Viva o Verão na cidade

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade