A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Loft 04
© Francisco Romão PereiraLoft 04

Da decoração à roupa, as lojas onde vai querer entrar na Lx Factory

Das novidades aos clássicos de sempre, eis o roteiro de compras na Lx Factory.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Publicidade

No número 103 da Rua Rodrigues de Faria, passando para lá do portão, há uma rua inteira onde não falta nada. Na Lx Factory, além de cafés, restaurantes, uma galeria de arte e um mercado domingueiro, há lojas para todos os gostos, sobretudo desde que um dos edifícios viu o primeiro piso remodelado para receber novos espaços. Seja aquela peça que vai fazer um brilharete na sala lá de casa, um novo visual para chamar o Verão, um livro para ler nos tempos livres, ou um novo esfoliante ou creme de rosto, encontra de tudo, incluindo uma mão cheia de marcas portuguesas.

Recomendado: As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

As lojas a visitar na Lx Factory

  • Arte
  • Alcântara

Nesta galeria, têm casa as obras de arte de Jo Seixas da Silva e Mr. Greb. Com técnicas e estilos artísticos distintos, os dois artistas apresentam trabalhos em grandes dimensões, em tela e em madeira. Por um lado, os quadros de Jo apresentam cor e textura e costumam protagonizar rostos de mulheres. Por outro, as obras de Mr. Greb, artista nascido na Estónia e sediado em Lisboa, são, na sua maioria, a preto e branco, e criadas a partir de desenhos cravados em pedaços de madeira, que depois são revestidos de tinta e passados para papel branco. Além de poder admirá-las, também as pode comprar e levar para casa.  

  • Compras
  • Alcântara

Em 2017, com a vontade de criar uma marca portuguesa que tivesse um impacto ecológico e ambiental positivo, João Camacho fez nascer a BAM and BOO. Começou com escovas de dentes, mas, depressa, a marca expandiu para a área de skincare e cuidados do corpo e cabelo. Inteiramente produzidas nos Açores e desenvolvidas com ingredientes locais e fórmulas patenteadas, as linhas disponíveis respondem a necessidades específicas, como desidratação, acne e imperfeições, rugas e linhas de expressão, protecção solar e vermelhidão. As gamas de produtos incluem desodorizantes, cremes de rosto e de corpo, champôs e séruns. Na primeira loja da marca, além de estarem presentes nos produtos, os Açores são a grande inspiração.   

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

A Benamôr abriu na Lx Factory uma loja especial, bem ao estilo industrial como o espaço pede que seja, com estruturas de ferro a lembrar as antigas fábricas. E até dispõe de um serviço de refill. Há grandes garrafões de vidro com torneiras: estão cheios ora de gel de banho, ora de loção corporal de gamas como Alantoíne, Gordíssimo, Jacarandá e Rose Amélie. Os recarregamentos são feitos em frascos de alumínio de 500ml, basta escolher o produto e gama que deseja – quando voltar lá para encher novamente leve o frasco antigo que será depois trocado por um novo higienizado.

  • Compras
  • Grande Lisboa

Entre uma loja de discos e uma sala de estar, a Bones Records quer proporcionar uma experiência em torno da música. O projecto é assinado pelo DJ Godi Osegueda, responsável pela curadoria da música que se vende por lá. Do house ao disco funk, passando pela música latina e brasileira, a panóplia de géneros musicais é vasta. O espaço é pequeno e, por isso, não acolhe eventos nem festas, mas há sempre música a tocar. O sofá convida quem entra a sentar e, à disposição, há café, água ou cerveja. 

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

Quando este grupo de amigos se juntou para andar de skate pela cidade não pensou que a paixão pelo skateboarding se fosse tornar em algo maior do que isso, mas acabou por levar à criação da Ementa. Toda a linha de roupa e acessórios é de produção portuguesa. As peças, que apresentam um estilo casual, incluem t-shirts, sweatshirts, calções, casacos e também meias. Os acessórios vão das malas, mochilas e tote bags, em bombazina e napa, aos bonés e gorros e até à joalharia. Em breve, na porta ao lado, abrirá uma segunda Ementa, mas focada apenas em art design. No Chiado e no Cais do Sodré, encontra as outras lojas da marca. 

  • Compras
  • Alcântara

João Oliveira e Joana Figueiredo já se conhecem há 20 anos. Ao longo do tempo, os seus caminhos foram-se cruzando e foi quando João abriu a sua primeira loja no Príncipe Real que Joana decidiu juntar-se ao projecto. Entretanto, a Entourage mudou de morada e subiu ao primeiro piso da Lx Factory. Lá, encontra roupa, joalharia e artigos de lifestyle. João encarrega-se da curadoria das peças de vestuário, que inclui a a.c.c KRAFTS, a marca de upcycling de Joana. A partir de peças de roupa masculina, como blazers, Joana cria novas peças únicas, como vestidos, camisas, calças e tops. No que toca à área de lifestyle, há velas, revistas e brinquedos sexuais, toalhas, suplementos naturais e perfumes.   

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

No espaço, amplo, minimalista e em branco, saltam à vista as criações das marcas portuguesas Imago e 8000 Kicks. De um lado, encontra a colecção unissexo da Imago, em que se destacam as t-shirts de várias cores, camisas estampadas e calções, que realçam o espírito descontraído que percorre a marca. Do outro lado, ainda encontra bonés, que se juntam ao calçado e acessórios da 8000 Kicks. A marca especializa-se em calçado produzido em cânhamo, impermeável e 100% vegan, mas não se fica por aí. Tem também mochilas, carteiras, meias e cintos.    

  • Compras
  • Alcântara

Na Lx Factory, Inês Franco abriu a sua primeira loja. Lá, a maquilhadora, que conta com mais de 20 anos de experiência na área e Cristina Ferreira no CV, vende a sua colecção, que inclui pincéis e outros acessórios de maquilhagem. Madami, a sua marca de vestuário feminino, e os três livros que já lançou, com dicas de maquilhagem, também estão disponíveis. Além de loja, o espaço tem uma sala dedicada a workshops, tanto individuais como em grupo, dados pela própria Inês Franco.  

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

Quando se entra, o amarelo sobressai – nas paredes, nas colunas, no balcão e nos cortinados dos provadores. A loja é grande e há coisas a perder de vista. Da roupa aos acessórios, das peças de decoração aos livros, dos sapatos aos art prints, a Loft 04 tem tudo. A selecção de marcas é variada, mas há um gosto especial pelo que é feito em Portugal, como é o caso da Pregoaria Nacional e da Costa Nova. Além da loja online e da nova loja na Lx Factory, há quatro espaços no Príncipe Real. 

  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • Alcântara

Quando abriu na Lx Factory, a Ler Devagar era a única em Lisboa da sua espécie. Espaçosa, com livros por todo o lado, dois andares, um café e vestígios da maquinaria da antiga gráfica. As singularidades mantêm-se e continua a ser a melhor livraria da cidade para se ter um bom tempo de leitura, ou dar dois dedos de conversa, vá. Nas prateleiras, estão cerca de 4000 títulos. Em 2023, a Ler Devagar cresceu e abriu um segundo espaço na Casa do Comum, na Rua da Rosa.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Alcântara

Nunca são demais as visitas ao Lx Factory, seja por que razão for. E não se surpreenda se, ao domingo, entre as 10.00 e as 19.00, vir o trilho principal ocupado por banquinhas – é o Lx Market. Já foi quase um mercado itinerante, passando pelo Parque das Nações ou embarcando na caravana do Out Jazz, mas foi no Lx Factory que encontrou poiso seguro. Por lá, as vendas vão das marcas de vestuário aos acessórios e decoração.

  • Compras
  • Alcântara

Dá nas vistas à entrada da Lx Factory por ser um grande contentor amarelo, que é um tesourinho de páginas internacionais prontas a levar para a mesa de centro da sua sala. Há edições de arte, design, arquitectura, fotografia, moda, música ou gastronomia. Pode encontrar revistas como Aesthetica, Roof, World Art, Frankie ou a The Fullest.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Se existem embaixadoras ecológicas na cidade, elas são as manas Cátia e Rita Curica, fundadoras do império Organii. Começaram com cosmética numa loja no Chiado, mas saltaram rapidamente para a roupa e decoração, sempre com olho num estilo de vida sustentável. Os espaços dedicados aos mais novos, ou seja, a Organii Bebé estão na Embaixada do Príncipe Real e na Lx Factory, e estão cheios de roupas, brinquedos, sapatos e fraldas amigos do planeta Terra.

  • Compras
  • Alcântara

A loja histórica da Rua Garrett, por ali desde 1922, fez-se à estrada até Alcântara, levando o seu pequeno jardim até à Lx Factory. Já há muito tempo que o Pequeno Jardim queria expandir as suas raízes para outra morada, e porque não uma casa com rodas? A Citroën vintage está estacionada junto à entrada principal, todos os dias da semana com rosas de todas as cores e feitios, alfazemas, azáleas, orquídeas, cravos e girassóis. Apenas alguns exemplos da flora que vai poder encontrar por lá.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Alcântara

Está no topo das melhores lojas de decoração da cidade. As almofadas tatuadas com mosaicos e motivos pop falam para o coração, mas não é difícil o batimento cardíaco acelerar perante as outras peças assinadas pela dupla João e Tiago da Pura Cal. Mais: na Lx Factory, há outros objectos, de outros designers e marcas – tudo para dar cabo da nossa saúde. Se anda a pensar dar um novo ar à sua casa, programe já uma visita.

  • Compras
  • Alcântara

No Chiado, já existia uma. Agora, no primeiro piso da Lx Factory mora a segunda. A loja especializa-se em moda masculina. As etiquetas são tanto estrangeiras como portuguesas, como é o caso da Mr. Mood. Apesar de também ter opções mais sóbrias, são as peças com estampados coloridos as mais procuradas. Na Primavera e no Verão, as camisas são a grande sensação. De resto, encontra um pouco de tudo – calças, polos, t-shirts, calções de banho. Ah, e quando entrar na loja, tente não se distrair com a máquina de arcade.  

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

É para os skaters, para os artistas, para os que gostam de andar confortáveis, mas não dispensam um padrão colorido e divertido – é a The Dudes. Sediada em Berlim e com lojas em Londres e Atenas, a marca abriu a primeira em Lisboa em 2024. Na roupa, há t-shirts, calções, sweatshirts e calças, básicas e também com estampados gráficos. Há ainda acessórios, como malas. Uma parte superior da loja, que serve como uma espécie de galeria de arte, tem à venda art prints produzidos por Mcbess, artista francês fundador da marca.  

  • Compras
  • Alcântara

Estas meias não são das que ficam guardadas no fundo da gaveta, são das que vão na mala de viagem e se calçam para traçar novas aventuras. Foi com esta vontade que, em 2019, nasceu a Travelling Socks. Padrões há muitos e diferentes: com pinguins, pastéis de nata, abacates, gatos, aviões, ovos estrelados. É só escolher um par, ou dois, ou três.  

Mais compras em Lisboa

  • Compras
  • Moda

Poucas peças são tão democráticas e transversais a géneros, idades e estilos como um par de ténis. Dão para ir trabalhar, para ir jantar fora, para sair à noite e até para dar nas vistas numa festa (e o melhor de tudo é que servem para palmilhar Lisboa e as suas sete colinas) – e não só para fazer desporto, como noutros tempos. Mas têm de ser especiais e, em Lisboa, há um punhado de lojas que se especializaram na matéria. Dos modelos mais raros das marcas que todos conhecemos a etiquetas que só os entendidos sonham ter, sem esquecer as marcas portuguesas, estas são as melhores lojas para comprar ténis em Lisboa.

Recomendado: As melhores concept stores em Lisboa

  • Compras
  • Lojas de segunda mão

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como agora – não pela falta de aviso, mas pela urgência na mudança de hábitos. Comprar em segunda mão ou apostar em peças vintage não é só uma tendência de moda crescente, é mais do que isso – reflecte um comportamento mais sustentável. Recheie o armário nestas lojas de roupa em segunda mão em Lisboa e, quando fizer limpeza do armário, lembre-se que nem tudo é lixo e pode canalizar a sua imaginação para o upcycling, a chamada reutilização criativa que transforma peças ou produtos que já não usa ou em fim de vida em novos materiais.

Recomendado: Lojas para comprar discos de vinil em Lisboa

Publicidade
  • Compras

Quem disse que a ilustração é o parente pobre da arte? Em Lisboa, conseguimos encontrar lojas e galerias que provam o contrário, com o melhor que anda a ser feito nas áreas da ilustração e da serigrafia. Dos jovens artistas que ainda agora começaram a dar os primeiros passos aos nomes sonantes, dos autores portugueses aos génios criativos internacionais, esta arte é para todas as carteiras, dos 10€ aos 100€. Dos pequenos formatos, que ficam bem até na mesa de cabeceira, às ilustrações maiores para decorar a sala ou o quarto. Transforme a casa e dê-lhe mais cor e autor.  

Recomendado: Galerias de arte em Lisboa: um roteiro alternativo

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade