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Compras, T-Shirt's, Thidols, Thank You Collection
© DRThidols

4 marcas portuguesas que estão a doar parte dos lucros para a luta contra a Covid-19

A solidariedade pode estar à distância de um clique. Estas marcas estão a doar parte dos seus lucros para a luta contra a Covid-19.

Escrito por
Margarida Ribeiro
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Nos últimos tempos, muitas marcas nacionais abriram o seu coração. Algumas transformaram as fábricas para produzir equipamentos de protecção para os profissionais de saúde, outras criaram colecções e produtos especiais, cujos lucros revertem para quem mais precisa de ajuda nesta altura. É das últimas que lhe vamos falar. Todos os artigos são solidários e pode escolher entre calçado, t-shirts e até chapéus. 

Caso esteja à procura de outras formas de ser solidário, espreite duas plataformas que querem ajudar. Ou fique a saber quais são as melhores formas de ajudar associações de animais em tempo de pandemia

Recomendado: Conheça as marcas de moda que estão a apoiar os profissionais de saúde

Quem muito compra, muito ajuda

Thidols
©DR

Thidols

Desde 2019 que a Thidols permite que as pessoas vistam a cara dos seus ídolos. A primeira colecção de t-shirts tinha retratos de celebridades, artistas e activistas nacionais e internacionais. Agora, Marta Velho, a fundadora, decidiu adaptar o conceito. Nasceu assim a Thank You Collection, com oito modelos, onde se homenageiam diferentes profissões. “Os heróis desta colecção são todas as pessoas que estão, de alguma forma e cada uma à sua maneira, a combater este inimigo invisível”, explica. Ou seja, estampadas nas t-shirts, vai encontrar imagens que representam médicos, cientistas, líderes mundiais e até vizinhos. Há ainda um modelo personalizável que deixa para o cliente a escolha da fotografia. “Achámos que faria sentido dar oportunidade às pessoas de mostrarem a sua gratidão de uma forma mais pessoal.”

Todos os produtos da marca são de algodão orgânico certificado e as estampagens são feitas com tintas à base de água, sem químicos. As t-shirts custam 24,90€, com excepção da personalizada, a 29,90€, e é possível comprar um pack de duas por 44,90€. A Cruz Vermelha vai receber 20% dos lucros.

Ivory Lisbon
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Ivory Lisbon

Ainda a Covid-19 não era conhecida e já estava a ser preparada a Ivory Lisbon, uma marca solidária cujo objectivo é criar colecções de roupa e acessórios e associá-las a causas sociais e ambientais. Tendo em conta as circunstâncias, fizeram uma pausa no lançamento para criar a Flatten the Curve, uma linha de t-shirts (16€) e chapéus (18€). “O nosso objectivo passa por espalhar a mensagem com estilo e doar todos os lucros ao nosso Serviço Nacional de Saúde, para a compra de materiais necessários no combate a esta pandemia”, explica Francisco Soares, CEO da Ivory Lisbon.

O dinheiro é doado através da iniciativa tech4covid19, que foi desenvolvida por um grupo de mais de 300 startups que querem fazer parte do combate à propagação da pandemia.

Os produtos são feitos de algodão, existem em várias cores e, para já, estão à venda no Instagram.

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Overcube
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Overcube

“Juntos somos a solução” é o lema da primeira campanha solidária da OvercubeCollectiva, a área de responsabilidade social da Overcube (plataforma digital portuguesa de venda de calçado e acessórios), apoiada pelo grupo Kyaia. Para o seu lançamento, com sapatos para homem e mulher até aos 50€, aliaram-se às marcas nacionais Fly London, Foreva e Softinos. Quem comprar um dos modelos escolhidos, além de ajudar estas empresas a sobreviver, está ainda a contribuir com 10% do valor para o Serviço Nacional de Saúde. A campanha é temporária e vai estar disponível até 31 de Maio. Para dar uma motivação extra, o site tem um contador actualizado ao minuto que diz qual o valor total angariado.

Dress for Awareness
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Dress for Awareness

Os projectos solidários não têm fronteiras: em Londres, o português Francisco Carvalho Araújo também decidiu ajudar. Criou recentemente a Dress for Awareness, um projecto que se foca em criar peças relacionadas com causas sociais. A primeira colecção tem como temática a Covid-19 e o isolamento social. “Decidi que era altura de mudar a percepção das pessoas em relação a isto e a roupa pareceu-me um veículo perfeito”, explica.

O resultado são quatro modelos de t-shirts (22€), em cores diferentes, e tote bags (14€) com frases como “wash your hands” e “(don’t) keep in touch”. O dinheiro da venda dos artigos será dividido entre os custos de produção e uma instituição ou organização (que fica com o que seriam os lucros da marca). Por exemplo, no caso das t-shirts, é doado cerca de 20% do total.

Como esta colecção é sobre o novo coronavírus, as doações vão para os serviços nacionais de saúde do Reino Unido e de Portugal. A longo prazo, a ideia é apoiar outras causas, como a crise dos refugiados ou a importância da saúde mental.

Fique em casa:

  • Compras

Como não podemos ir passear pelas ruas e varrer montras, as compras online são a solução mais prática nos dias que correm — especialmente se for um shopaholic ou um fiel seguidor do que de melhor se faz na moda nacional. A pensar em si, andámos à procura de novidades no mundo virtual e enchemos o cesto de compras com novas marcas de roupa, acessórios e calçado. E ainda lhe apresentamos uma marca de chá, óptima para acalmar esse camadão de nervos. Boas compras, mas não se desgrace. Recomendado: 13 lojas online do Porto que tem de conhecer

  • Compras
  • Livrarias

O Porto é um paraíso para os amantes de livros, mas nesta altura as ruas estão vazias, as portas estão fechadas e as pessoas estão em casa. Com um bom livro, é mais fácil escapar à realidade que agora que nos prende entre quatro paredes. O prazer de ler – de desaparecer e de mergulhar num mundo melhor – é uma solidão bem acompanhada. Fique em casa, mas não fique sem livros. Apoie as livrarias independentes do Porto. Siga esta lista para saber onde pode continuar a encomendar as suas leituras.

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  • Compras

Agora que passamos mais tempo em casa, que tal dar uma oportunidade a hábitos mais amigos do ambiente? Espreitar lojas online dedicadas à venda de produtos sustentáveis pode ser um bom começo, já que não há mercados ecológicos a acontecer nem eventos dedicados à sustentabildade. Se não sabe muito bem por onde começar, pondere trocar o champô habitual por um champô sólido, adquirir sacos de congelamento reutilizáveis para evitar os descartáveis, comprar uma cápsula reutilizável para a máquina de café ou completar a biblioteca de casa com uma secção dedicada à literatura que lhe ensina a ser mais amigo do ambiente. Recomendado: Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta

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