Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

As melhores marcas de chocolate do Minho
Da mais antiga fábrica nacional a novos nomes com sabores inovadores, conheça as melhores marcas de chocolate do Minho
Nos doces laboratórios de Braga, Barcelos ou Caminha não falta quem afine receitas clássicas ou invente combinações surpreendentes a partir de um ingrediente essencial: o chocolate. Conheça seis marcas minhotas que tratam o produto do caco como um rei.
As melhores marcas de chocolate do Minho
Avianense
A marca de chocolates mais antiga do país nasceu em Viana do Castelo em 1914. Declarou falência em 2004 e, um ano depois, o empresário Luciano Costa comprou a marca, os equipamentos e a frota da empresa. A Avianense mudou de casa, instalou a fábrica e inaugurou um museu em Durrães, Barcelos, e a antiga fábrica vianense foi convertida em hotel em 2014. Os produtos da Avianense estão inscritos na memória colectiva – as sombrinhas, as fantasias de Natal e o bombom Imperador, um mimo de chocolate de leite a abraçar uma amêndoa torrada. Simples, como as melhores coisas são.
Boca Suja
Beiços lambuzados de chocolate, um dos melhores prazeres desta vida, foram a inspiração desta marca bracarense. Clara Martins aproveitou os estudos em conservação, restauro e artes e encontrou no chocolate a sua realização profissional. Com matéria-prima da italiana Master Martini, a Boca Suja aposta nas tabletes, caixas de bombons e em produtos de inspiração minhota como Lenços dos Namorados personalizados, um estilizado Galo de Barcelos e ícones bracarenses como os farricocos e cabeçudos.
Chocolate com Pimenta
Pedro Sousa tem dois amores: o chocolate e Pimenta (Cristina Pimenta, a sua mulher). Uniu-os em 2013, numa marca de chocolate artesanal sediada em Vila Verde que aposta nos sabores genuínos portugueses. Os produtos mais vendidos são o bombom de chocolate negro com creme de queijo da Serra e o bombom com azeite aromatizado, mas todos os anos lançam novos produtos.
Fava do Cacau
Em frente ao Museu dos Biscainhos, em Braga, há uma porta que abre para o maravilhoso mundo do chocolate artesanal. Durante a manhã, Adélia Azevedo está lá fechada a preparar poções mágicas de chocolate. À tarde, a porta abre-se para mostrar as trufas, bombons, barras, brigadeiros e brownies, acompanhadas de chá, café e chocolate quente. A Fava do Cacau procura produzir de forma sustentável, com matérias-primas que respeitem as plantações e culturas onde o cacau é explorado. Quando alguém o mandar à fava, já sabe onde ir.
Gana
No meio rural de Caminha, a oficina da Gana viaja pelos sabores do cacau do Equador, Tanzânia, Venezuela, São Tomé, México, Madagáscar, Brasil, República Dominicana e Gana. Na horta que a rodeia crescem amoras, mirtilos, framboesas e ervas aromáticas que inspiram os sabores dos chocolates. A Gana foi criada pela ceramista Elizabete Fernandes, que trocou o barro pelo chocolate e começou a moldar a sua criatividade em trufas e tabletes de diferentes origens, com diversas percentagens de cacau e variados sabores.
Outras sugestões
Os melhores chocolates quentes no Porto
O frio, a chuva, o vento, os pés frios e as mãos geladas... Há tantas razões para evocarmos a necessidade de um bom chocolate quente. Quer espesso ou mais líquido? Negro, de leite ou com sabores mais aventureiros? Existem chocolates quentes para todos os gostos, tamanhos e zonas do Porto.
Os melhores bolos de chocolate no Porto
De chocolate muitos gostam. De bolo de chocolate, nem todos. E porquê? Porque a cidade está cheia de opções mas nem todas merecem uma colherada bem dada. Nesta lista estão os melhores bolos de chocolate no Porto, seja para um lanche calórico ou para terminar um jantar da melhor maneira.
Os melhores chocolates do Porto
Doces ou mais amargos, simples ou recheados de licores, fruta fresca ou frutos secos, os chocolates são sempre bem-vindos e há vários exemplares de qualidade para provar na cidade. Quais? Onde? Tome nota desta lista e recheie as prateleiras lá de casa.