Bloom: os novos criadores no Portugal Fashion

A moda portuense está cheia de caras novas. Fizemos um raio-X aos jovens criadores no Portugal Fashion, que desfilaram as suas peças na plataforma Bloom
© Cláudia Paiva
Publicidade

O primeiro dia do Portugal Fashion arrancou no Museu do Carro Eléctrico com os desfiles da plataforma Bloom. Os caçulas da moda portuense, portanto. São novos nestas andanças mas já têm ideias e linhas bem marcadas. Andámos à procura destes jovens talentos que, entre ajustes de última hora, tiveram tempo para nos responder a algumas perguntas.

Bloom: os novos criadores no Portugal Fashion

Olimpia Davide
© Cláudia Paiva

"Só faço colecções inspiradas em memórias e histórias. Esta é sobre os meus avós e a casa deles, sobre as cores da minha infância e até os cheiros."

Nome: Olimpia Davide

Idade: 23 anos

Escola: ESAD Matosinhos

Mariana Serra e Patrícia Shim
© Cláudia Paiva

"Juntámo-nos para podermos desfilar juntas. Temos muitas cores contrastantes: o azul escuro e o vermelho, em referência aos uniformes militares sérvios e os brancos e laranjas da colecção da Mariana, que homenageia as mulheres activas". (Patrícia Shim)

Nome: Mariana Serra e Patrícia Shim

Idades: 19 e 23 anos

Colecção: Untitled

Escola: Escola de Moda do Porto

Publicidade
David Catalán
© Cláudia Paiva

"Estagiei dois anos com a Maria Gambina e ela ajudou-me a encontrar-me e a aproveitar as coisas fortes. Sou muito aleatório e ela ajudou a polir-me. Nesta colecção fui buscar algumas coisas a Fernando Pessoa sobre o conhecimento próprio mas claro que não podiam faltam cores vibrantes. Um amarelo e um verde fluorescentes partem tudo."

Nome: David Catalán

Idade: 28 anos

Escola: Escola de Design de la Rioja (Espanha) e ESAD Matosinhos

Maria Kobrock
© Cláudia Paiva

"É a quarta estação que apresento no Portugal Fashion mas ainda me estou a habituar a isto. Não tenho muitas aspirações no mundo da moda mas se pudesse escolher, gostava de fazer uma colaboração com o Yohji Yamamoto."

Nome: Maria Kobrock

Idade: 24 anos

Colecção: Ode to Matisse

Escola: ESMOD Berlin

Publicidade
Inês Torcato
© Cláudia Paiva

"Todas as minhas colecções são auto-retratos. Nesta há muitas peças iguais para homem e mulher mas adaptadas ao corpo de cada um, porque não acredito em colecções unissexo: acabam sempre por ser mais masculinas porque uma mulher usa roupa masculina mas um homem não usa roupa feminina."

Nome: Inês Torcato

Idade: 26 anos

Colecção: Self-Portrait (Mirror)

Escola: ESAD Matosinhos

Joana Braga
© Cláudia Paiva

"Está tudo uma confusão porque tenho muita gente a ajudar. O melhor de tudo foi ter calhado ao lado das minhas colegas da ESAD. Está a ser giro ver esta confusão toda. A minha colecção retrata alguns paradoxos de género entre homens e mulheres, a luta ente o bruto e o belo."

Nome: Joana Braga

Idade: 21 anos

Colecção: Cat Fight

Escola: ESAD Matosinhos

Publicidade
Carla Bessa
© Cláudia Paiva

"A minha colecção está cheia de pretos e rendas. É a minha cara, assim effortless e bruta, mas positiva."

Nome: Carla Bessa

Idade: 21 anos

Colecção: Noir

Escola: CENATEX

Mais sobre moda no Porto

Sara Marques
©João Saramago
Compras

Ficha de Cliente – Sara Marques

Sara deu nas vistas quando Cristina Ferreira, a conhecida apresentadora de televisão, desfilou na passadeira vermelha do Festival de Cannes deste ano com uma das suas criações: uma gabardine que deu que falar. Mas, para trás, há muito mais para contar sobre esta designer de moda de 23 anos, que se licenciou na Escola Superior de Arte e Design, e terminou em 3.º lugar no concurso Bloom do Portugal Fashion, em 2015. Este ano, vai lá estar também. 

luis buchinho
©Marco Duarte
Notícias, Compras e estilo de vida

Três perguntas a... Luís Buchinho

Depois de uma década na Rua José Falcão, Luís Buchinho fez as malas e mudou-se para a Rua de Sá da Bandeira onde vai ocupar, daqui em diante, um edifício dos anos 60, com três andares. No piso inferior, sem vista para a rua, ficam os armazéns; a loja ocupa o rés-do-chão; e o ateliê, onde é possível ver o estilista a trabalhar através das grandes janelas, é no andar superior.

Publicidade
no armário de top88
©Marco Duarte
Compras

No armário de... Estelita Mendonça

Molly adianta-se e vem receber-nos à porta. Agita a cauda e deixa-nos entrar em casa, encarnando com sucesso a figura de um mestre de cerimónias. Há um ano que vive com João Pedro Estelita Mendonça, o designer açoriano que chegou ao Porto quando tinha apenas quatro anos e que aos 17 começou a desfilar nas passerelles como manequim. “Rapidamente percebi que não era o que eu queria."

Terrárea
© João Saramago
Compras

As novas lojas no Porto que tem de conhecer

Há sempre novidades na Invicta e quando falamos de comércio, a cidade fervilha. Reunimos aqui algumas das novas lojas do Porto que tem de conhecer. É imperativo. E a oferta de cada uma delas é vasta. Vendem desde flores, a móveis, sabonetes ou fatos de banho. Dê uma espreitadela.  

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com