Winona Ryder e Gary Oldman em 'Dracula'
© DR | Winona Ryder e Gary Oldman em 'Dracula'
© DR

Os melhores filmes de terror na Netflix

Estes são os melhores filmes de terror na Netflix, ideais para uma noite de susto.

Publicidade

A história do cinema de terror já vai longa. Desde o início do século XX que inúmeros realizadores expandem e redefinem os limites do género. Esta amplitude referencial e estética está bem patente na nossa lista dos 100 melhores filmes de terror de sempre. Já a oferta de filmes de terror na Netflix é muito limitada, mas encontram-se lá alguns filmes indispensáveis, como o Drácula de Bram Stoker, adaptado ao cinema por Francis Ford Coppola, ou esse clássico de culto que é A Dança da Morte.

Recomendado: Os melhores filmes para ver no Halloween

Os melhores filmes de terror na Netflix

A Dança da Morte (1945)

É de Michael Redgrave, no papel de ventríloquo possuído pelo seu próprio boneco, de quem toda a gente se lembra nesta antologia de horrores produzida pela Ealing Studios e organizada com uma série de histórias contadas por convidados de um chá numa remota casa de férias. A qualidade das histórias varia, nesta que é a primeira produção de terror após a II Guerra Mundial, período durante a qual o género andou desaparecido em Inglaterra. Mas o talento envolvido, isto é, a nata daquela importante produtora, continua a impressionar.

Tubarão (1975)

Um clássico cuja influência ainda se sente no cinema contemporâneo, Tubarão foi tão importante para o cinema como para criar fobias ao mar e um pavor aos tubarões. Realizado por Steven Spielberg em 1975, o filme acompanha o chefe de polícia Brody, o oceanógrafo Hooper e o caçador Quint na perseguição a um grande tubarão branco que aterroriza Amity Island. Rodado em alto mar com tubarões mecânicos problemáticos, o suspense foi reforçado pela sugestão do animal e pela música inesquecível de John Williams, marcando o nascimento do blockbuster de Verão.

Publicidade

A Evocação (2013)

Baseado em factos reais, o filme de James Wan conta a história da família Perron, que em 1971 se muda para uma propriedade em Harrisville, Rhode Island, nos Estados Unidos. Logo após a sua chegada à casa, os cinco filhos começam a presenciar ocorrências anormais e é aí que entra em cena Ed e Louraine Warren, um casal de investigadores paranormais que tenta ajudar a família a perceber o que se está a passar. Protagonizado por Patrick Wilson, Vera Farmiga e Ron Livingston.

O Homem nas Trevas (2016)

Quando o cinema retrata uma invasão domiciliar isto é motivo para a tensão crescer no espectador. A ideia de remexer e invadir o seu espaço seguro já é assustadora o suficiente, no entanto, neste filme, de Fede Álvarez, este medo atinge outro nível (e reverte esta fórmula). O Homem nas Trevas acompanha três jovens ladrões de Detroit que decidem assaltar a casa de um veterano cego, Norman Nordstrom (Stephen Lang), acreditando que vão encontrar uma fortuna fácil. Mas a situação rapidamente se inverte. Jane Levy, Dylan Minnette e Daniel Zovatto completam o elenco desta produção sufocante e inesperada.

Publicidade

Foge (2017)

Este filme de Jordan Peele, vencedor do Óscar para Melhor Argumento Original, é uma das obras essenciais da memória cinematográfica recente. Protagonizado pelo actor britânico Daniel Kaluuya, no papel de Chris, um fotógrafo que acompanha a namorada branca em visita à família num fim-de-semana que dá para o torto, o terror, nesta película, nasce da forma como a narrativa funciona como um espelho para o persistente racismo da sociedade. Na construção da obra, Peele subverte as expectativas, claramente traçando um novo nicho do género pela utilização de partes iguais de horror, comédia e comentário social.

It: A Coisa (2017)

Quem diria que a nostalgia podia ser tão assustadra? It traz à vida o clássico de Stephen King numa adaptação cinematográfica que combina terror sobrenatural com uma narrativa de amadurecimento. A história centra-se em Bill Denbrough (Jaeden Lieberher) e no seu grupo de amigos, o “Losers’ Club”, crianças marginalizadas que enfrentam o mal encarnado no sinistro palhaço Pennywise (Bill Skarsgård). Apesar do espírito de filme de terror, este consegue encontrar uma lição de moral, tanto sobre o crescimento pessoal quanto sobre confrontar o mal absoluto.

Publicidade

Sussurros das Trevas (2021)

Catherine Claire (Amanda Seyfried), uma artista que vive em Manhattan, decide mudar-se para o campo e instala-se, com a família, numa casa de uma vila histórica no Hudson. Pouco depois de a mudança se ter concretizado, Catherine começa a suspeitar não só que algo de estranho se está a passar com o seu casamento, como também que a casa que escolheu pode estar assombrada. James Norton, F. Murray Abraham e Karen Allen surgem também no elenco desta produção de terror da Netflix.

Maligno (2021)

Aterrador, inesperado, hilariante, rebuscado, estes são apenas alguns dos adjectivos que podemos aplicar a Maligno (2021), o filme de terror de James Wan que nos mergulha numa mistura de suspense e horror corporal. A história segue Madison Mitchell (Annabelle Wallis), uma mulher que começa a ter visões de homicídios que, rapidamente percebe, estão a acontecer na realidade e que ela está envolvida. Entre reviravoltas grotescas, perseguições e cenas de acção originais, Maligno combina o horror clássico com uma abordagem moderna e surpreendentemente divertida, provando que James Wan ainda sabe como desafiar o público de formas inesperadas.

Publicidade

Evil Dead Rise: O Despertar (2023)

No quinto e mais recente filme da série Evil Dead, uma rapariga vai visitar a irmã, que vive com os três filhos num acanhado apartamento em Los Angeles, e descobre um livro misterioso nas entranhas do prédio. Uma história autónoma da trilogia original de Sam Raimi, mas ambientada no mesmo universo, onde incautas pessoas acabam sempre por encontrar um livro que invoca entidades demoníacas.

Frankenstein (2025)

O clássico da literatura de terror desta vez chega à Netflix e com uma nova adaptação realizada por Guillermo del Toro que promete misturar o épico gótico com a ciência-ficção. A história acompanha Victor Frankenstein (Oscar Isaac), um cientista brilhante mas arrogante, obcecado por descobrir os segredos da vida e da morte. Através da relação entre este personagem e a sua criação monstruosa (Jacob Elordi), o filme explora a relação complexa entre criador e criatura, sempre marcada pelo terror e pela empatia. Mia Goth, Christoph Waltz e Charles Dance completam o elenco desta produção.

Mais filmes para ver

  • Filmes

Três filmes iranianos (dois deles, A Lei de Teerão e Os Irmãos de Leila, assinados pelos mesmo realizador, Saeed Roustayi, um dos novos e mais entusiasmantes nomes do cinema do Irão), dois franceses, a nova realização de Steven Spielberg, uma fita fantástica vinda da Islândia e outra da Noruega, ou a ainda mais recente e oscarizada obra do japonês Ryusuke Hamaguchi. Estes são alguns dos melhores filmes que se estrearam em Portugal no ano de 2022.

  • Filmes

Já sabemos que a oscilação de conteúdos faz parte. Isto é, o que hoje temos disponível, amanhã desaparece sem deixar rasto. Por isso, tudo o que lhe pedimos é que mergulhe rapidamente nesta lista. Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade