Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 12 séries para ver em Outubro
The Right Stuff Series
Nat Geo 'Os Eleitos', que passa no Disney+

12 séries para ver em Outubro

Para Outubro, mês em que ficar em casa colado ao ecrã já não parece mal, há estreias e regressos há muito esperados.

Por Sebastião Almeida
Publicidade

Há lá melhor altura para começar a ambientar-se aos rituais da nova estação: os dias estão mais curtos, a temperatura mais amena. Posto isto, imagine-se confortavelmente sentado no sofá. Lá fora, o lusco-fusco avança, obrigando-o a ficar a meia-luz. A televisão diante, mas paira no ar a indecisão sobre que série ver. Como já é costume, dizemos-lhe o que há de novo no mundo das séries este mês. The Right StuffBeartown, The Undoing ou Bom Dia, Verônica são algumas das novidades. No panorama nacional é de assinalar o regresso da sétima temporada de Conta-me Como Foi à RTP. Mas há muito mais para ver, entre estreias e chegadas de novas temporadas. Eis as séries a não perder em Outubro.

Recomendado: Oito filmes românticos de Outono para (re)ver

12 séries para ver em Outubro:

Bom Dia, Verônica 

A nova série original da Netflix é adaptada do livro homónimo da escritora e criminóloga brasileira Ilana Casoy, que o publicou, em 2016, sob o pseudónimo de Andrea Killmore. Verônica Torres (Taina Müller) é uma detective da secção de homicídios da polícia de São Paulo que, após presenciar um suicidio no seu local de trabalho, decide investigar um homem que engana mulheres através de um site de encontros. Nessa tentativa de descobrir o que se passa, cruza-se com o caso de Janete (Camila Morgado), vítima de uma relação abusiva com Brandão (Eduardo Moscovis), um polícia militar que mais tarde vem a revelar ser um assassino em série.

Netflix. 1 Out (T1)

Conta-me Como Foi

Portugal modernizou-se. Entrou para a CEE e tornou-se, em parte, o país que hoje conhecemos. No regresso da sétima temporada, estamos em Dezembro de 1984: Mário Soares anuncia ao país que a coligação do Governo irá continuar e Orçamento do Estado é aprovado. Na casa da família Lopes prepara-se o Natal e a entrada no ano de 1985. A série da RTP está de volta para mais uma temporada narrada através dos olhos de Carlitos.

RTP. 3 Out (T7)

Publicidade

A Maldição de Bly Manor

Do mesmo criador de A Maldição de Hill House, Mike Flanagan, a nova produção da plataforma de streaming baseia-se nas histórias de The Turn of the Screw (1898), obra do britânico Henry James, uma das principais figuras do realismo literário do século XIX. A trama passa-se no Reino Unido, na mansão Bly Manor, onde habitam dois órfãos que estão ao cuidado de uma jovem ama. Como seria de esperar, às tantas, os assombros da casa manifestam-se e coisas estranhas acontecem. Victoria Pedretti, Oliver-Jackson Cohen, Henry Thomas e Kate Siegel. T'Nia Miller, Rahul Kohli, Benjamin Evan Ainsworth, Amelie Smith e Amelia Eve são alguns dos nomes no elenco.

Netflix. 9 Out (T1)

The Walking Dead: World Beyond

Este spin-off de The Walking Dead  passa-se no mundo em que a primeira geração de jovens nascidos na civilização pós-apocalipse começa a crescer. Sem saberem do paradeiro do pai há meses, as irmãs Iris (Aliyah Royale) e Hope (Alexa Mansour) fazem-se à estrada para tentar descobrir o que lhe aconteceu. Claro está que o percurso será marcado por vários perigos. A organização que controla o novo mundo, dirigida por Elizabeth (Julia Ormond), parece esconder informação sobre o paradeiro do progenitor.  Às tantas, dão por elas sendo perseguidas por quem quer protegê-las e por quem lhes quer fazer mal. Nesta nova série,  os protagonistas transformam-se, fruto das experiências por que passam. No final, põe em questão tudo o que conhecem sobre o mundo e sobre eles mesmos.

AMC. 5 Out (T1)

Publicidade

Os Eleitos

Baseado no livro The Right Stuff, de  de Tom Wolfe, a nova produção do National Geographic fala sobre os Mercury Seven, um grupo de austronautas que se tornam heróis ainda antes de alcançarem o espaço. Ao serem seleccionados pela NASA para um concurso que revelaria quem seria o primeiro homem no espaço, os sete, interpretados por Patrick J. Adams, Jake McDorman, Colin O’Donoghue, Aaron Staton, James Lafferty, Micah Stock e Michael Trotter, e as suas famílias, embarcam numa espiral de fama que se torna destrutiva.

Disney+. 9 Out

Fear the Walking Dead

Na sexta temporada, o objectivo é que o invulgar grupo de pessoas criado para ajudar quem mais precisa se volte a encontrar. Virginia (Colby Minifie), foi a responsável pela separação do grupo e pela morte de Morgan (Lennie James) na quinta temporada. Contudo, nos seus últimos momentos, às portas da morte, Morgan deixa um apelo para que todos continuem juntos.  A nova temporada mostra como é a vida atrás dos muros e como o apelo de Morgan poderá ter impacto em cada um dos personagens. Será que as comunidades criadas por Virginia oferecem tudo o que é preciso para não levantar ondas?

AMC, 12 Out. (T6)

Publicidade

Grand Army

A peça de teatro Slut: The Play, de Katie Cappiello, deu origem à nova série da Netflix. A produção da plataforma de streaming conta a história de Joey Del Marco (Odessa A’zion), uma adolescente que é violada por três amigos de longa data numa saída à noite em Nova Iorque. À altura, em 2013, a peça baseou-se em histórias reais de adolescentes de Nova Iorque, Nova Jérsia, Connecticut e Pensilvânia. A série pretende alertar para os perigos e impactos da rape culture e do slut shaming, que estão presentes no dia-a-dia de milhares de raparigas, por todo o mundo.

Netflix. 16 Out (T1)

Alguém Tem de Morrer

Anos 1950. Madrid, Espanha. Franco está no poder e uma família conservadora encontra finalmente a jovem ideal para casar o filho (Alejandro Speitzer), que há vários anos vive no México. Quando regressa a Espanha, contudo, o jovem vem acompanhado de um bailarino (Isaac Hernández). A sua chegada e a decisão de regressar acompanhado por outro homem deita por terra o casamento arranjado e provoca consequências desastrosas na família. A minissérie de três episódios foi criada por Manolo Caro.

Netflix. 16 Out (T1)

Publicidade

A Revolução

Mais uma série original da Netflix, que desta vez reimagina a Revolução Francesa, contando-a aos olhos de Joseph Guillotin. Passada dois anos antes da revolução, dá a conhecer a vida do médico e a influência que teve na história do país. Nesta distopia, Guillotin descobre um vírus que está a espalhar-se entre a nobreza francesa e que provoca uma doença que os faz assassinar pessoas das classes mais baixas.

 Netflix. 16 Out (T1)

Beartown

A nova série da HBO é baseada no livro homónimo do escritor sueco Fredrik Backman. Numa pequena cidade, uma equipa de hóquei no gelo está prestes a tornar-se campeã. Pelo meio, uma adolescente de 15 anos é violada. Acontece que a jovem em questão é filha do treinador do clube e que o suspeito de ter cometido esse acto hediondo é a estrela da equipa. Confrontado com a situação, o pai duvida da palavra da filha, levantando sérias questões no seio familiar.

HBO. 18 Out (T1)

Publicidade

Gambito de Dama

É mais uma série baseada num livro. Desta vez, na obra homónima de Walter Tevis. A minissérie da Netflix fala sobre Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã que se revela uma promissora jogadora de xadrez. A narrativa mostra o crescimento da jogadora até se tornar num dos maiores nomes do desporto e os demónios e desafios que encontra pelo caminho – alguns deles apenas por ser uma mulher num mundo de homens.

Netflix. 23 Out (T1)

Truth Seekers

Criada por Simon Pegg e Nick Frost, esta é uma comédia que mergulha no mundo do sobrenatural. Uma equipa de investigadores do paranormal tenta registar fenómenos para divulgar no seu canal de vídeos online, mas à medida que procuram mais provas os acontecimentos estranhos sucedem-se. Em causa pode estar uma conspiração gigantesca que porá em risco a sobrevivência da espécie humana.

Amazon Prime. 30 Out (T1)

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade