A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Nadia e Rose
©DRKiara Scuro

Especial Rentrée: as melhores festas no Porto em Setembro

Se voltou de férias e já está a deprimir com o regresso ao trabalho, nada como planear fins-de-semana cheios de animação. Aqui tem as melhores festas no Porto em Setembro

Escrito por
Mariana Duarte
Publicidade

Soube bem passar as noites quentes de Agosto a beber copos ao ar livre, mas já está na altura de voltar a espalhar magia nas pistas de dança. Depois de um mês muito parado em termos de programação, os clubes da cidade voltam à carga com uma série de festas altamente recomendáveis. Por isso, comece a organizar os seus fins-de-semana para poder aproveitar as melhores festas no Porto em Setembro. Seja no Passos Manuel, no Gare, no Plano B ou no Maus Hábitos há sempre festa garantida e para todos os gostos. 

Recomendado: Coisas para fazer no Porto em Setembro

Especial Rentrée: as melhores festas no Porto em Setembro

Passos Manuel
  • Bares
  • Santa Catarina

No topo da lista está a noite curada pelo colectivo Intera no Passos Manuel, sábado 15, com convidadas especiais: as Kiara Scuro, dupla de selectors e apresentadoras de rádio
 que estão a dar que falar na cena londrina. Respigadoras 
e divulgadoras incansáveis
 de música electrónica fresca
 e desafiante, Rosie Cain e Nadia Anderson combinam na perfeição com a linha de pensamento e acção da Intera, projecto de Caroline Lethô, BLEID e Telma – as duas primeiras são DJs e produtoras em forte crescimento no panorama nacional e internacional, a terceira é DJ (fará o aquecimento das Kiara Scuro no Passos Manuel), booker e a pessoa por trás da logística do colectivo. A Intera nasceu recentemente “a partir de uma percepção conjunta
 de vários ideais e valores semelhantes”, explicam à Time Out. “Foi natural juntar forças a partir de três percursos e backgrounds musicais diferentes, mas com um bom potencial para interagirem e se complementarem entre si.”

Caroline, BLEID e Telma querem estimular o meio da música electrónica nacional de modo a torná-lo mais inclusivo, multidisciplinar e cooperativo, “benéfico para artistas emergentes e que, ao mesmo tempo, fomente uma presença feminina mais activa neste campo”. Fazem-no não só através da organização de festas, mas também de conversas abertas, noites com live-acts, artes visuais e DJ sets, e uma série de podcasts quinzenais em que convidam artistas e melómanos para partilharem música. Uma filosofia e
 um modus operandi que
 se aproximam dos vários colectivos internacionais de mulheres ligados à música electrónica, como 
a Discwoman ou a Siren, cada vez mais influentes
 e necessários. “É bom 
ter essas referências, de colectivos que começaram independentemente e 
que cresceram imenso. Funcionam agora como agências de booking, management, até como editoras de música e lançam programação. Essa é também uma ambição nossa, a de crescer e desenvolver para fora de limites nacionais. Acreditamos que se pode florescer muito numa comunidade aberta”, assinalam as responsáveis da Intera.

Feitas as apresentações do destaque do mês, o programa das festas não se fica por aqui. Ainda no Passos Manuel, vale a pena marcar presença na noite a cargo do colectivo artístico lisboeta Fungo, sábado 22, com o live de Clothilde, que lançou recentemente um óptimo disco pela editora Labareda, Twitcher, electrónica brutalista de balanço físico; o live de Hobo e Citizen Kane, mais os DJ sets de Just Jaeckin e CVLT.

E ainda na Segmenta, sábado 29, que neste 26º capítulo conta com a electrónica enigmática e industrial, influenciada pelas décadas de 70 e 80, de Maoupa Mazzocchetti, além do live de Morozov e o DJ set de Joana.

  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • São Bento

Mudando de morada, no Gare há a noite Orbits todos os fins-de-semana do mês, o que 
é sinónimo de bom techno internacional – o arranque das sessões é feito pelo trio MOD3RN no sábado 1, a quem se segue Alien Rain no sábado 8, Matrixxman no sábado 15, Boston 168 no sábado 22 e Erika, veterana da cena de Detroit, no sábado 29, antecedida pela DJ espanhola Laura BCR.

Publicidade
  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • Galerias

Já no Plano B, há duas noites a assinalar: sexta 7 com T. Williams, que já passou de promessa a certeza na cena house londrina enquanto DJ e produtor, com um percurso inicial feito no grime; e sexta 28 com DJ Seinfeld, figura chave do house lo-fi (aconselhamos a ouvir as actuações de ambos no Boiler Room).

  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Santa Catarina

No Maus Hábitos, o mês começa com a sempre recomendável festa Purple Hazin (sábado 1), recheada de hip-hop e derivados pela mão da promotora e editora Monster Jinx. Umas semanas depois, sexta 21, há mais suor e danceteria com a noite Porto Tropicante, liderada por La Flama Blanca, nome de guerra de Pedro Azevedo, programador 
do Musicbox Lisboa e um dos grandes especialistas portugueses em cumbia e outras geografias sonoras da América Latina. Feitas as contas, há muitas oportunidades para dançar até cair durante este mês. É aproveitar enquanto dá.

Mais coisas para fazer

  • Bares

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação. Recomendado: Os melhores bares de praia no Porto

  • Bares
  • Bares

Gosta de ouvir música feita num bar com os devidos instrumentos e músicos a tocar para si? Nós também, e procurámos os melhores locais onde ela acontece. Se percorre constantemente os sites de música e as agendas de espectáculos em busca de actuações ao vivo, eis o que também deve fazer: consultar esta lista de bares da Invicta que deve conhecer, ou aos quais deve regressar, para ouvir boa e variada música ao vivo.

Publicidade
  • Bares

É importante saber onde pára a movida noturna portuense para aquelas noites em que só apetece abanar o pezinho, a anca ou outra qualquer parte do corpo. Nos melhores clubes no Porto é obrigatória boa música e, de preferência, uma programação diversificada com DJs e concertos dignos de festivais de Verão. Há disso, sim senhor, e muito mais nesta lista dos melhores clubes da cidade.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade