A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As águas balneares de Portugal estão entre as melhores da Europa

Portugal ficou em oitavo lugar num estudo feito pela Agência Europeia do Ambiente.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Portugal continua a arrecadar títulos e o mais recente chega mesmo a tempo do Verão: as águas balneares do nosso país à beira-mar plantado estão entre as melhores da Europa. Quem o diz é a AEA - Agência Europeia do Ambiente que, no início de Junho, publicou um relatório anual, que revela que 83% das zonas balneares europeias respeitavam as normas de qualidade mais rigorosas da União Europeia em 2020. 

Esta avaliação foi realizada pela AEA, em cooperação com a Comissão Europeia, e baseou-se na monitorização de 22.276 zonas balneares no ano passado, abrangendo os Estados-membros da União Europeia, a Albânia e a Suíça. 

Portugal ficou em oitavo lugar, numa lista de 30 países. Por cá, foram analisadas 630 zonas balneares – 562 foram consideradas "excelentes", 35 distinguem-se com "bom estado", duas destacaram-se com "suficiente" e apenas três receberam o rótulo de "mau estado". Ficaram 28 sem classificação. 

Este relatório destaca um top 5 dos países onde 95% ou mais das águas balneares são de excelente qualidade: o Chipre (com uma classificação perfeita de 100%), a Áustria, Grécia, Malta e Croácia. Pode consultar o mapa interactivo para conhecer o estado de todos os países estudados. 

"A qualidade das águas balneares na Europa continua a ser elevada, o que é uma boa notícia para os europeus, que se deslocarão às praias e às zonas balneares este Verão. Este é o resultado de mais de 40 anos de aplicação da Directiva Águas Balneares, da cooperação e do trabalho árduo levado a cabo por profissionais empenhados. O Plano de Acção para a Poluição Zero, adoptado em Maio, ajudará a manter as águas seguras e saudáveis, e os nossos mares e rios limpos", diz Virginijus Sinkevičius, comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, em comunicado.  

As melhores praias no Porto e arredores

+ Há quatro praias no distrito do Porto com “zero poluição”

+ Portugal distinguido como melhor país para road trips na Europa

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade