A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Caminho Português da Costa
© DRO Caminho Português da Costa começa no Porto, junto à Ponte Luís I

Caminho da Costa, que liga o Porto a Valença, já está certificado

O Caminho Português da Costa liga o Porto a Valença num total de 138 quilómetros, em direcção a Santiago de Compostela. Já se encontra certificado pelo Governo.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Com 138 quilómetros de extensão, o Caminho Português da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, em direcção a Santiago de Compostela. Em reconhecimento da sua importância histórica e cultural, o Governo publicou em Fevereiro a sua certificação.

A certificação do Caminho da Costa deve-se ao "elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo", à "autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente".

Percurso do Caminho Português da Costa
© DRPercurso do Caminho Português da Costa

Este é o terceiro Caminho certificado, depois do Caminho Português de Santiago Interior e do Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo. Este processo iniciado em 2019, com vista à certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional, visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago. 

Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha. O Caminho da Costa ganhou maior visibilidade a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.

+ Gerês vai ter 126 dias de caminhadas guiadas até Dezembro

+ Há novos passadiços no Minho para descobrir a Cascata do Fojo

+ Vêm aí caminhadas guiadas para descobrir as cascatas e os bosques encantados do Gerês

Últimas notícias

    Publicidade