A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Covid-19: Saiba como ajudar e pedir ajuda

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Por esta altura, já não precisamos de pedir para reforçar os cuidados básicos de higiene. Fique em casa, sempre que possível. Quanto mais depressa as pessoas se isolarem, mais rapidamente poderemos voltar à normalidade. Se tiver sintomas (febre, tosse ou cansaço) ou suspeitar estar infectado, deverá contactar a linha SNS24 através do 808 24 24 24.

Numa altura que exige o melhor de cada um de nós, o país está a mobilizar-se para ajudar quem mais precisa. Neste momento de isolamento, estão a ser criadas redes de apoio de âmbito local e nacional. Podemos estar longe uns dos outros, mas estamos juntos. Conheça os projectos que estão a ajudar e saiba como pode também apoiar:

  • A plataforma portuense U.DREAM envia mensagens de apoio aos grupos de risco e aos vários profissionais de saúde. Se quiser deixar a sua mensagem, basta preencher o formulário. A impressão e a entrega são da responsabilidade do projecto.
  • As redes de vizinhança são importantes para ultrapassar momentos como este. Se não tiver sintomas, ofereça apoio aos seus vizinhos. A Impac'tu lançou um projecto para ajudar a fazer as compras e a entregá-las nas casas de idosos e de outros grupos de risco. Se puder, pode oferecer-se como voluntário. Se conhecer quem necessite deste apoio, envie um mail para portadeimpacto@gmail.com
  • A iniciativa Vizinho Amigo quer ajudar as pessoas mais vulneráveis durante a quarentena em tarefas como ir às compras, à farmácia ou a passear o cão. Pode inscrever-se como voluntário. O grupo tem uma parceira com a Bite My Lunch, uma empresa de merendas saudáveis, que vai distribuir mantimentos. 
  • O projecto SOS Vizinho nasceu esta semana e vai também ajudar a levar bens essenciais a doentes e grupos de risco que estejam em isolamento. O projecto de âmbito nacional vai assim garantir que estas pessoas terão os bens essenciais que necessitam, sem sair de casa, evitando que estejam mais expostas. Pode solicitar apoio ou inscrever-se para ajudar.
  • A União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos criou uma linha de apoio a toda a comunidade, através do número 968 756 305. Faz também a recolha e entrega de compras e bens essenciais aos mais necessitados. Quem quiser, pode ajudar como voluntário.
  • No Bonfim, os moradores sem retaguarda familiar, com alguma incapacidade ou com mais de 65 anos, podem encomendar os bens alimentares que necessitam e recebê-los em casa. Saiba como.
  • O CASA Porto, associação de apoio ao sem-abrigo, continua a fazer o seu trabalho diário sem interrupções. Pode ajudar através de uma chamada solidária, de um donativo ou da consignação do IRS.
  • Dezoito escolas do Porto estão de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar e de emergência.
  • O espaço portuense Pet Lovers disponibiliza-se para albergar gratuitamente durante o dia os cães de quem está internado, doente ou a prestar apoio durante o surto de Covid-19. 
  • A Barkyn oferece aconselhamento veterinário à distância. O número 912 760 990 vai estar disponível até ao final do mês entre as 10.00 e as 20.00. Poderá também contactar a empresa através do email vetline@barkyn.com
  • Corona And… é uma nova plataforma criada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Universidade do Porto, que reúne dicas de estudo, informações, conselhos de exercício físico para fazer em casa e sugestões de lazer.
  • A Escola de Medicina da Universidade do Minho criou um serviço clínico digital sobre o surto de Covid-19, com atendimento gratuito. Conta ainda com consultas gratuitas de psiquiatria por videochamada, destinadas aos profissionais de saúde.
  • Um grupo de médicos e de informáticos da empresa matosinhense Mosano criou a CovidApp, uma aplicação gratuita que permite monitorizar à distância os sintomas de Covid-19.
  • No site covid.pt qualquer pessoa ou empresa pode ajudar a submeter ideias e desafios ou a implementá-los, para ajudar a lidar com esta crise de saúde pública.
  • Um grupo de voluntários juntou-se para trabalhar em soluções tecnológicas para a Covid-19. Engenheiros, designers, marketeers e profissionais de saúde estão a unir os seus esforços e conhecimentos para o bem comum. Conheça os projectos em curso no site Tech4Covid19.

+ Covid-19: eventos cancelados no Porto

+ Covid-19: Rui Moreira anuncia medidas mais severas

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade