A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
São João à la Time Out 2018
© DR

Covid-19: eventos cancelados no Porto

O surto de Covid-19 está a levar as instituições da cidade a cancelar ou a adiar os seus eventos. Saiba quais nesta lista em actualização.

Escrito por
Bárbara Baltarejo
e
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O surto de Covid-19 está a levar as salas, instituições e promotores do Porto a cancelar ou a adiar os seus eventos. A toda a hora são divulgadas informações sobre os eventos que estavam marcados para os próximos tempos na cidade. Saiba quais nesta lista em actualização. 

O micro-organismo vulgarmente conhecido como coronavírus foi detectado em Portugal e já atingiu mais de 80 países. Quem tiver sintomas (febre, tosse ou cansaço) ou suspeitar estar infectado, deverá contactar a linha SNS24 através do 808 24 24 24 e aguardar que seja encaminhado por profissionais de saúde. Não deverá deslocar-se aos serviços de urgência.

Covid-19: estes são os eventos cancelados no Porto até agora

  • Coisas para fazer
  • Eventos e festivais

Não vai haver festivais de música em Portugal até 30 de Setembro. O prazo estipulado pelo Governo atinge não só os festivais que mantinham as datas originalmente previstas (Paredes de Coura, Vilar de Mouros e Marés Vivas, entre outros), como também o Primavera Sound, que fora adiado para 3 a 5 de Setembro.

Entretanto, o Marés Vivas já anunciou as datas da edição do próximo ano: 16, 17 e 18 de Julho de 2021.

Quem comprou bilhetes para os espectáculos (não só festivais) agendados entre o período de 28 de Fevereiro de 2020 e 30 de Setembro de 2020, que não sejam realizados devido à Covid-19, terá os seus direitos de consumidor protegidos, prevendo-se a "emissão de um vale de igual valor ao preço do bilhete de ingresso pago". 

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Devido à actual situação de pandemia, a Câmara Municipal anunciou em comunicado que o Porto não vai celebrar a maior festa da cidade, tendo em conta "o potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, ao reunir milhares de pessoas nas ruas".

Toda a programação prevista para os tradicionais festejos de São João, incluindo concertos e outras actividades de animação, ficam assim cancelados. O orçamento que ia financiar essas iniciativas servirá agora para reforçar as acções de combate ao actual cenário de pandemia.

Publicidade
  • Música
  • Música

A edição deste ano do NOS Primavera Sound foi adiada para os dias 3 a 5 de Setembro. O festival portuense ia acontecer no Parque da Cidade entre 11 e 13 de Junho, mas o actual estado de emergência devido ao surto de Covid-19 forçou a mudança de datas. Os bilhetes adquiridos são válidos para as novas datas.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos e festivais

Seguindo as medidas de prevenção implementadas pela Câmara Municipal de Amarante, a edição deste ano do MIMO Festival foi cancelada. O festival regressa em 2021. Não eram ainda conhecidos os nomes que iam actuar na edição deste ano, mas o festival estava marcado para Julho.

Porto Blues Fest
© DR

Porto Blues Fest

O festival, que teria lugar entre 5 e 6 de Junho nos jardins do Palácio de Cristal, foi adiado para data a anunciar.

Publicidade
  • Música
  • Música

O North Music Festival, que ia abrir a época de festivais de música do Porto, foi cancelado. No próximo ano, o festival regressa com três dias, entre 20 e 22 de Maio. Os nomes que foram anunciados para a edição deste ano – Deftones, The Script, The Waterboys e Lamb – mantêm-se para 2021. Os bilhetes já adquiridos são válidos para as novas datas. 

  • Filmes
  • Filme

É a primeira baixa na agenda cultural do Verão. A 28ª edição do Curtas Vila do Conde foi adiada para os dias 3 a 11 de Outubro devido ao surto de Covid-19. O festival internacional de cinema estava inicialmente agendado para 11 a 19 de Julho. Devido a estas alterações, as novidades sobre os conteúdos da programação do evento serão apenas divulgadas a partir de Junho.

Publicidade
Rali de Portugal
Fotografia: Filipa Brito / Câmara Municipal do Porto

Rali de Portugal

O Rali de Portugal tinha classificativa marcada no Porto a 23 de Maio, mas foi adiado. A 54.ª edição da etapa regressava à Invicta com a Porto Street Stage, uma classificativa desenhada para a Baixa da cidade de aproximadamente 2 km.

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica
© DR

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

A próxima edição do FITEI, que ia acontecer entre 29 de Abril e 10 de Maio, foi cancelada. Todos os artistas do programa disponibilizaram-se a estar presentes no próximo ano, numa edição que será reforçada. O festival regressa em 2021, entre 28 de Abril e 16 de Maio. Entretanto, este ano realiza-se a 1ª edição do festival O Meu Primeiro FITEI, dedicado às escolas e às famílias, de 16 a 18 de Outubro.

Publicidade
DDD – Festival Dias da Dança
© Simon Jourdan

DDD – Festival Dias da Dança

A 5ª edição do DDD – Festival Dias da Dança, prevista para o período entre 18 de Abril e 3 de Maio, foi cancelada. O festival tinha programado mais de 20 espectáculos nacionais e internacionais que seriam apresentados em teatros e auditórios nas cidades do Porto, Matosinhos, Gaia, Coimbra e Viana do Castelo, para além de criações em espaços públicos. A próxima edição terá lugar de 17 de Abril a 2 de maio de 2021.

  • Coisas para fazer
  • Eventos e festivais

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou o cancelamento da Queima das Fitas, devido à situação actual causada pelo surto de Covid-19. Para além das noites no Queimódromo, ficam também cancelados momentos como a serenata e o cortejo académico. As celebrações marcadas para a semana de 3 a 10 de Maio voltam apenas em 2021.

Publicidade
Casa da Música
© Cláudia Paiva

Casa da Música

A Fundação Casa da Música comunicou que as suas instalações estão encerradas ao público. Para qualquer informação, nomeadamente sobre o reembolso do valor dos ingressos já pagos, pode contactar o número 220 120 220 (entre as 09.30 e as 18.00) ou o e-mail info@casadamusica.com

TEDxPorto
© DR

TEDxPorto

A 11ª edição do TEDxPorto, que ia acontecer a 28 de Março, foi adiada para 26 de Setembro, mantendo-se na Alfândega do Porto.⁣ O bilhete é válido para a nova data ou pode ser transmitido para outra pessoa ou para a edição de 2021, sem custos adicionais.

Publicidade
Porto Food Week
© Luís Ferraz

Porto Food Week

A Porto Food Week, inicialmente prevista para 20 a 28 de Março, foi adiada para 5 a 13 de Junho. Esta nova data permite à organização manter os actos previstos e adicionar outros. Novas informações serão partilhadas mais perto da data.

Coliseu
©Henrik Jordan

Coliseu

A ópera A Valquíria, inicialmente programada para 21 de Março, foi adiada para uma data a anunciar em breve. Os bilhetes serão automaticamente válidos para a nova data ou poderá pedir a devolução do valor.

O concerto dos Machine Head, que acontecia a 23 de Abril, foi adiado para data a anunciar em breve. Os bilhetes já adquiridos serão válidos para a nova data. 

O concerto dos Cock Robin, previsto para 14 de Março, foi adiado para 30 de Outubro. Os bilhetes são válidos para a nova data ou pode pedir a devolução no prazo de 30 dias a contar do dia do evento adiado.

O espectáculo Forever King of Pop, agendado para o dia 28 de Março, foi cancelado como medida de segurança, pois parte da companhia provém de Itália. Os bilhetes podem ser reembolsados a partir do dia 28 de Março.

O espectáculo Irish Celtic, previsto para 28 de Abril, foi adiado para data a anunciar brevemente. Os bilhetes já adquiridos serão válidos para a nova data.

Os Stomp, que iam actuar de 3 a 4 de Abril, reagendaram os espectáculos para 23 a 25 de Julho. Os bilhetes podem ser trocados para as novas datas ou reembolsados, a partir do dia 30 de Março.

Os espectáculos dos Blue Man Group, que iam acontecer entre 3 e 7 de Junho, foram cancelados. Os bilhetes serão devolvidos a partir do dia 20 de Março.

Todos os concertos de Mayra Andrade para os meses de Março e Abril foram adiados, onde se inclui o concerto no Coliseu do Porto, previsto para 18 de Abril. A nova data será anunciada em breve.

A Ópera Spectacular ia fazer um tributo aos Queen no dia 24 de Maio. O espectáculo vai ser reagendado para 2021.

Publicidade
Serralves
© DR

Serralves

A Fundação de Serralves suspendeu a sua programação e encerra ao público, até 3 de Abril, a biblioteca, a casa, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o museu e o parque.

  • Coisas para fazer
  • Eventos e festivais

O segundo e terceiro dias (13 e 14 de Março) do Portugal Fashion, que estava a acontecer na Alfândega do Porto, foram cancelados. O anúncio foi feito, em comunicado, pela organização do evento, e a decisão foi tomada em conjunto com Direcção Geral de Saúde.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

A Câmara Municipal do Porto fechou as portas de todos os teatros e museus municipais e cancelou todos os eventos públicos na cidade até ao dia 3 de Abril. Ficam cancelados todos os eventos organizados pela autarquia, incluindo espectáculos no Teatro Municipal ou exposições na Galeria Municipal, assim como todas as actividades desportivas em recintos fechados, os campos de férias e todas as visitas ao edifício dos Paços do Concelho.  

Hard Club
© DR

Hard Club

O Hard Club decidiu adiar/cancelar todos os eventos que estavam marcados até ao dia 3 de Abril. Entre os espectáculos cancelados, incluem-se os concertos dos The Mission, Russian Circles, Tara Perdida, DIIV, The Toy Dolls e Jetstream Pony, entre outros.

Relativamente a quem tinha já adquirido bilhete para os eventos agendados, o Hard Club garante que oportunamente, e caso a caso, serão dadas todas as informações.

Publicidade
Veggie Fest
©DR

Veggie Fest

O Veggie Fest foi adiado, mas sem nova data definida por enquanto. A alimentação saudável dos zero aos cem é o mote da sexta edição do maior festival dedicado ao mundo vegetariano do país. Haverá showcookings, palestras e muitos expositores. 

Teatro Nacional São João
©DR

Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João decidiu suspender todas as suas actividades e espectáculos até ao dia 6 de Abril. Quem adquiriu bilhetes para os espectáculos cancelados deverá entrar em contacto com os serviços de bilheteira, através do número grátis 800 10 8675 ou do e-mail bilheteira@tnsj.pt, para garantir o reembolso ou reagendamento dos ingressos. 

Publicidade
  • Arte
  • Porto

A programação do Cineclube do Porto, com a transmissão de diferentes filmes durante o mês de Março na Casa das Artes, vai ser adiada. A instituição portuense ainda não avançou novas datas.

Exponor
© Miguel Oliveira

Exponor

Os eventos previstos para Março e Abril na Exponor foram adiados. A Qualifica, feira dedicada à educação, formação, juventude e emprego, vai agora realizar-se de 6 a 9 de Maio, a 360 Tech Industry de 14 a 15 de Maio, e a Expocosmética, dedicada à indústria da beleza, foi reagendada para 3 a 5 de Outubro. A QSP Summit passa para os dias 18 e 19 de Junho.

Publicidade
The Palace eXperience
© João Saramago

The Palace eXperience

A festa de música electrónica estava marcada para 14 de Março no Palácio da Bolsa, mas foi adiada para o dia 14 de Novembro. Estavam confirmadas actuações de Kölsch, Kas:st, Lehar, BIIA e João Azevedo b2b Rui Trintaeum. Os bilhetes adquiridos serão válidos para a nova data. Poderá também pedir a devolução do valor, no prazo de 30 dias a partir da data do evento adiado.

Marco Paulo e Tony Carreira no Pavilhão Rosa Mota
© DR

Marco Paulo e Tony Carreira no Pavilhão Rosa Mota

O concerto de Marco Paulo, que ia acontecer a 21 de Março, e o de Tony Carreira, previsto para 28 de Março, foram adiados para datas a definir.

Publicidade
Maus Hábitos
©Pedro MKK

Maus Hábitos

O Maus Hábitos cessou as suas actividades na sala de concertos até ao dia 26 de Março. O restaurante continuará a funcionar normalmente.

Teatro Sá da Bandeira
© DR

Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira suspendeu a programação até ao dia 24 de Março. As novas datas são as seguintes: Lugar Estranho (22 de Maio), Academia de Dança Sabor Latino (11 de Abril), O Gato das Botas (19 de Abril), 7Estacas.zip (1 de Outubro), O Aladino (24 de Maio).
Os bilhetes já adquiridos serão válidos para as novas datas e que quem quiser o reembolso tem até 30 dias após a data do evento para o solicitar.

Publicidade
Corrida Dia do Pai
© Run Porto

Corrida Dia do Pai

A corrida foi adiada para o dia 5 de Julho. Todas as inscrições são válidas para a nova data.

Oporto Tattoo
© DR

Oporto Tattoo

O evento ia acontecer entre 3 a 5 de Abril, mas foi adiado para 5, 6 e 7 de Junho, no mesmo local, o Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Publicidade
Gare
©Alexandre Broadley

Gare

O bar decidiu fechar as portas neste fim-de-semana. Assim, ficam adiadas as actuações de Rebekah, Amulador e James Grouper (13 de Março) e de Oliver Deutschmann, Tiago Fragateiro e Backbone (14 de Março). O valor dos bilhetes já adquiridos será devolvido.

Pérola Negra Club
© DR

Pérola Negra Club

Os eventos programados para 13 e 14 de Março foram cancelados. A sessão "Em Bruto", onde iam actuar os Giant Swan, será adiada para uma data a anunciar em breve.

O Pérola Negra entretanto comunicou que irá cessar toda a sua actividade cultural até data a anunciar.

Publicidade
Industria Club
©DR

Industria Club

O Industria encerra este fim-de-semana. Mediante a evolução do surto e as recomendações da DGS, será comunicada atempadamente a realização, ou não, dos próximos eventos. No sábado vão realizar um live streaming com os DJs residentes, em parceria com a associação Alínea A.

Passos Manuel
© João Saramago

Passos Manuel

O Passos Manuel anunciou que se encontra encerrado até indicação contrária.

Publicidade
  • Arte
  • Arte

O manuscrito original de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, vai ficar temporariamente na Livraria Lello, vindo do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, com uma exposição chamada O Triângulo de Camilo. A inauguração estava marcada para 16 de Março, sem nova data por enquanto.

 Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda
© DR

Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda

As galerias de arte contemporânea, espaços comerciais e alternativos de Miguel Bombarda, assim como outros espaços do Porto que seguem as datas do evento, optaram por cancelar as inaugurações previstas para o dia 14 de Março.

Alguns espaços optaram por fechar, outros estão em funcionamento mas com restrições, como é o caso dos cafés e restaurantes.

Opções para fazer face ao vírus

  • Filmes

Para muitos, o programa ideal de domingo é passar o dia sentado no sofá a ver televisão. O problema é que, actualmente, há muito por onde escolher. Se precisar de ajuda nessa missão, consulte esta lista com três séries a não perder este mês, que o vai ajudar a orientar-se. Mas se a sétima arte é mais a sua praia, então consulte a lista dos filmes que não pode deixar de ver. Caso prefira sair de casa e aproveitar o que a cidade tem para lhe oferecer, compre bilhetes para os melhores espectáculos e concertos a acontecer no Porto. Recomendado: 31 coisas incríveis para fazer no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade