Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores terraços no Porto
17º Restaurante & Bar
© DR / 17º Restaurante & Bar

Os melhores terraços no Porto

Calor? Céu limpo? Tempo livre? Estão reunidas as condições para ir arejar a cabeça num dos melhores terraços do Porto.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

O sol brilha até mais tarde e o calor já se faz sentir. Quer acabar o dia com uma cerveja ou um cocktail na mão e uma bela vista à sua frente? Então ponha os olhos nesta lista com os melhores terraços no Porto. Em muitos, além de poder beber uns copos com os amigos, também pode brunchar, almoçar, jantar e até ver concertos. Uns têm vista privilegiada para o centro histórico e outros o rio Douro como protagonista. É preciso dizer mais alguma coisa? Vá até lá e aproveite. 

Recomendado: As melhores esplanadas no Porto

Os melhores terraços no Porto:

Rooftop Flores
Rooftop Flores
© DR

Rooftop Flores

Bares Taipas

O último piso do Museu da Misericórdia do Porto guarda um segredo: um pequeno jardim com vista para a Sé e para o colorido casario da Baixa portuense. À sombra de laranjeiras, a esplanada está equipada com espreguiçadeiras, perfeitas para apreciar a paisagem e para aproveitar os dias primaveris. Para refrescar, há cocktails, sangrias, cervejas, sidra e vinho do Porto a copo, que podem ser acompanhados de petiscos como sandes e tábuas de queijo. 

pequeno-almoço the yeatman
pequeno-almoço the yeatman
©DR

The Yeatman

Restaurantes Restaurantes Vila Nova de Gaia

Não é para todos os bolsos ficar hospedado no Yeatman ou jantar no restaurante do hotel, distinguido com duas estrelas Michelin. Mas, para compensar, pode e deve dar um salto ao Dick’s Bar – nome inspirado em Dick Yeatman, autor do primeiro Porto branco seco – e ao respectivo terraço com vista panorâmica sobre o rio Douro. Sim, qualquer foto aqui vai fazer furor no Instagram, mas não esteja sempre agarrado ao telemóvel: respire, relaxe e beba um cocktail ou um copo de vinho, quiçá acompanhado por uma selecção de queijos ou de enchidos nacionais.

Publicidade
Miradouro Ignez
Miradouro Ignez
© Marco Duarte

Miradouro Ignez

Bares Porto

O Miradouro Ignez entrou rapidamente na rotina de muitos portuenses. A vista, do rio ao casario, é a grande culpada, como se pode perceber pelas fotografias. A esplanada aberta para a cidade, e boa para a fotossíntese, convida a domingos mais contemplativos, seja para curar ressacas ou aproveitar as últimas horas antes da semana de trabalho. O menu conta com muitos petiscos e pratos bons para um brunch, almoço ou jantar. Além disso, também há cocktails, vinho e cerveja. 

Maus Hábitos
Maus Hábitos
© João Saramago

Maus Hábitos

Arte Arte contemporânea Santa Catarina

Aqui não há vistas sobre a cidade ou o rio. A conversa é outra: um terraço de ares urbano-industriais que, durante as tardes, serve como uma espécie de retiro no meio da cidade, e nas noites de calor como um espaço ao ar livre para beber copos e conversar, entre as festas ou os concertos que todas as semanas animam o Maus Hábitos. O terraço pode também ser visto como a esplanada do restaurante/pizzaria do espaço, o Vícios de Mesa, onde são servidos menus de almoço, sempre com opções vegetarianas, ao jantar há muitas pizzas para provar. Seja qual for a hora, há sempre o que fazer no terraço do Maus Hábitos.

Publicidade
Restaurante, Casa D'Oro, Cozinha Italiana
Restaurante, Casa D'Oro, Cozinha Italiana
©João Saramago

Casa D'Oro

Restaurantes Italiano Porto

A Casa d’Oro, de Maria Paola Purru, é uma instituição na cidade. A localização, em plena marginal e com vista para a Ponte da Arrábida, ajuda, mas a qualidade de tudo o que lá se serve é o factor preponderante. Na carta há pizzas de massa fina que pode pedir às metades, pastas, lasanhas e outros pratos italianos feitos com muita mestria e sem invenções. Por isso, já sabe, sempre que precisar de um spot seguro para levar a família (crianças incluídas) ou para um jantar entre amigos, tenha este em mente. 

Douro Sky Lounge
Douro Sky Lounge
©DR

Douro Sky Lounge

Bares Bares de hotéis Porto

Por mais distraído que seja, é impossível passar na marginal de Massarelos sem reparar no edifício do Hotel Vincci Porto, um projecto do arquitecto Januário Godinho onde ficava a Bolsa do Pescado. Mas não é só a fachada que chama a atenção: se entrar e subir vai dar com o Douro Sky Lounge, o bar do hotel com uma vista cinco estrelas. Costuma ter uma agenda preenchida que, normalmente, é acompanhada por uma carta de bebidas, que inclui cocktails e bebidas para uma boa noite, entre amigos.

Publicidade
Graça Rooftop Bar
Graça Rooftop Bar
© João Saramago

Graça Rooftop Bar

Bares Aliados

O Graça tem dois pisos, sofás e cadeiras para se espreguiçar, plantas para colorir o ambiente e uma vista privilegiada sobre a cidade (a Sé e a Torre dos Clérigos estão incluídas na paisagem). É um espaço mais orientado para o final do dia e o período logo a seguir ao jantar, de quarta a domingo. A música não tem estilos definidos e, para a acompanhar, há vinhos do Douro, caipirinhas, mojitos e cocktails de fruta com ou sem álcool.

17º Restaurante e Bar
17º Restaurante e Bar
© DR

17º Restaurante & Bar

Restaurantes Português Baixa

É um clássico que nunca passa de moda. Fica no 17.º piso do Hotel Dom Henrique e há muito que faz parte da lista dos melhores bares de hotel do Porto e arredores – não só por causa da vista, mas também da recheada carta de cocktails. Dos tradicionais aos sem álcool, passando pelos de assinatura. A selecção de whiskeys também é altamente recomendável. Para acompanhar, há vários petiscos, snacks e música. 

Publicidade
Mirajazz
Mirajazz
© Marco Duarte

Mirajazz

Bares Miragaia

O grande trunfo do Mirajazz é não se resumir à lógica do terraço com vista + cocktails + petiscos. Diferencia-se pela programação regular de música ao vivo, tendo o jazz como protagonista – o espaço é, na verdade, um projecto ligado ao Grupo Musical de Miragaia, zona onde está instalado, ideal para ver o pôr-do-sol entre o casario típico da cidade. Além da música, a carta de vinhos é outro dos pontos fortes do Mirajazz. Caso lhe dê a fome, há petiscos variados. 

Restaurante, Bar, Vinum
Restaurante, Bar, Vinum
©DR

Vinum

Restaurantes Português Vila Nova de Gaia

Já lá vai o tempo em que as caves de vinho do Porto eram só para turistas. O Vinum Restaurant & Wine Bar, situado nas caves Graham’s, é prova disso: não só pelo restaurante, onde vale a pena provar a comida regional nortenha, mas também pelo terraço, onde funciona a vertente de wine bar. Bem debruçado sobre o Douro, com a Ponte Luís I em grande plano à nossa frente, o terraço do Vinum é um bom ponto de encontro para um fim de tarde com amigos. A carta de vinho a copo inclui brancos, tintos, Porto, champanhe e espumantes, com destaque para os DOC Douro e os vinhos produzidos pela família Symington. Se estiver mais virado para cocktails, aqui também encontra várias opções.

Mostrar mais

Mais sítios onde relaxar:

Bar, Cerveja, Cerveja Artesanal, Letraria - Craft Beer Garden
©João Saramago

As melhores esplanadas para beber cerveja artesanal no Porto

Coisas para fazer

Uma das infinitas coisas que nos roubaram, nos últimos meses, foi o prazer de beber uma cerveja acabada de tirar. De preferência em boa companhia, idealmente num bar com muitas torneiras de onde brotam diferentes néctares de lúpulo e malte, especialmente quando servidos por quem percebe do assunto e nos sabe aconselhar. Mas o pior, pelo menos por agora, já passou. Os bares ainda não nos podem receber lá dentro, mas têm – ou improvisaram – esplanadas onde servem cervejas ao povo sedento de álcool e convívio. Nos últimos dias têm estado cheias, e ainda bem. Precisam de fregueses. Vamos dizer-lhe onde deve sentar-se para beber cerveja da boa, da artesanal, nas ruas e jardins secretos do Porto.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Enoteca 17.56
© DR / Enoteca 17.56

Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto

Restaurantes

A chegada do bom tempo vem normalmente acompanhada de uma vontade inexplicável de jantar al fresco. Se for possível fazê-lo enquanto se desfruta de uma vista de cortar a respiração, melhor ainda. Por sorte, temos muitos e bons restaurantes onde é possível comer e contemplar o firmamento ao mesmo tempo. E não precisa de fazer quilómetros de estrada, nem de ir para a beira-rio para comer bem e aproveitar as noites quentes. Algumas das melhores opções estão aqui bem perto de si. Conheça os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto.

Recomendado: Dez sítios para petiscar ao ar livre no Porto

Publicidade
Afurada
© João Saramago

Os melhores miradouros no Porto

Coisas para fazer

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado delas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. Se depois disso quiser exercitar o corpinho, pode sempre apostar num dos melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto. Quando o dia estiver a terminar, se estiver a precisar de recarregar energias, encomende o lanche ou o jantar a um dos restaurantes saudáveis da cidade. 

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade