Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto

Está bom tempo e quer sentir a brisa enquanto come? Reserve mesa num dos melhores restaurantes para jantar ao ar livre
Árvore Restaurante
© Cláudia Paiva O Árvore Restaurante tem uma bela esplanada
Por Inês Bastos e Patrícia Santos |
Publicidade

A chegada do bom tempo vem, normalmente, acompanhada de uma vontade inexplicável de jantar al fresco. Se for possível fazê-lo enquanto se desfruta de uma vista de cortar a respiração, melhor ainda. Por sorte, temos muitos e bons restaurantes onde é possível comer e contemplar o firmamento ao mesmo tempo. E não precisa de fazer quilómetros de estrada, nem de ir para a beira-rio para comer bem e aproveitar as noites quentes. Algumas das melhores opções estão aqui bem perto de si. Conheça os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto.

Recomendado: Oito sítios para petiscar ao ar livre no Porto

Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto

Boa-Bao
© Marco Duarte
Restaurantes, Pan-asiático

Boa-Bao

icon-location-pin Baixa

Com mais de 100 lugares, o novo restaurante asiático da cidade é uma verdadeira viagem gastronómica a países como Tailândia, Vietname, Japão e China. O melhor é que funciona durante todo o dia, 365 dias por ano, e tem uma esplanada que é um mimo.

Casa D'Oro
Fotografia: João Saramago
Restaurantes, Italiano

Casa D'Oro

icon-location-pin Porto

Juntar na mesma equação uma das mais bonitas vistas da cidade com algumas das melhores pizzas da zona só podia resultar em sucesso. É o que acontece na Casa D’Oro, na Marginal, onde Maria Paola Porru, italiana de gema, abriu um restaurante e uma pizzaria.

Publicidade
Restaurantes, Vegetariano

Essência

icon-location-pin Pinheiro Manso

Escolher onde quer jantar é possivelmente uma das tarefas mais difíceis dos tempos modernos (é para isso que cá estamos). O caso fica ainda mais bicudo quando, no mesmo grupo, existem pessoas vegetarianas. Não temos nada contra (temos, aliás, muito a favor), e aqui há opções para todos os gostos. Reserve uma mesa no jardim nas traseiras. Não se vai arrepender.

 

Casa de Pasto da Palmeira
Fotografia: João Saramago
Restaurantes, Petiscos

Casa de Pasto da Palmeira

icon-location-pin Foz

Já chega de alheira em cama de grelos, de pimentos Padrón, e de queijo Brie no forno com mel e ervas. Na Casa de Pasto da Palmeira, na Cantareira, os petiscos são de outro nível. Queques de alheira, ovos à Rui e rolos de frango fumado são alguns dos mais emblemáticos pratinhos da casa. 

Publicidade
Adega São Nicolau
© Cláudia Paiva
Restaurantes, Português

Adega São Nicolau

icon-location-pin Ribeira

Não costumamos ser acanhados nas nossas demonstrações de amor. E em relação à Adega São Nicolau somos muito expansivos: gostamos de tudo. Gostamos do galo à bordalesa, dos filetes de polvo com arroz do mesmo, e dos bolinhos de bacalhau que iniciam a refeição de forma perfeita. A vista para a Ribeira também é de se lhe tirar o chapéu.

A Time Out diz
BB Gourmet 1858
© João Saramago
Restaurantes, Europeu contemporâneo

BB Gourmet 1858

icon-location-pin Baixa

O BB Gourmet 1858 é o irmão mais novo da cadeia de restaurantes. Fica num palacete remodelado e pretende ser o restaurante mais criativo da família. Além disso, tem uma esplanada que, com a ajuda das cadeiras e das mesas, parece um cenário parisiense dos anos 30.

A Time Out diz
Publicidade
De Castro
Fotografia: João Saramago
Restaurantes, Petiscos

De Castro

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

No restaurante do Espaço Porto Cruz, assinado pelo chef Miguel Castro e Silva, a proposta gastronómica une os vinhos Porto Cruz à cultura da mesa portuguesa. A palavra de ordem é partilhar. Portanto, não se acanhe e divida os pratos com os amigos, sem formalismos, pois permitir-lhe-á uma degustação mais vasta e enriquecedora.

Restaurantes, Frutos do mar

Marisqueira A Antiga

icon-location-pin Matosinhos

Matosinhos é terra de peixe e marisco e é precisamente aqui que estão alguns dos melhores especialistas da cidade em servir o que vem do mar. Nesta marisqueira encontra camarão da costa, ostras, lagostins, sapateira, amêijoas, lavagante, lagosta, percebes e alguns pratos mais reconfortantes, como o arroz ou a açorda de marisco. Tudo numa grande esplanada que enche com muita facilidade.

Publicidade
The Yeatman
©DR
Restaurantes, Restaurantes

The Yeatman

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

O The Yeatman elevou a fasquia para um patamar nunca antes atingido no Porto, ao ganhar, em 2017, a segunda estrela Michelin. O maior responsável pelo feito é o chef Ricardo Costa, que utiliza os produtos de cada época para preparar os vários menus. Se ainda precisa de mais razões para visitar o restaurante de um dos melhores hotéis vínicos do país, saiba que a vista não podia ser melhor.

Árvore Restaurante
© Filipe Paiva
Restaurantes, Português

Árvore Restaurante

icon-location-pin Baixa

Quando lhe apetecer comer numa esplanada sossegada sem ter de se levantar constantemente para cumprimentar alguém, marque uma mesa no Árvore Restaurante, na cooperativa homónima, nas Virtudes. A esplanada solarenga, onde, volta e meia, se ouve música electrónica alternativa, tem uma vista magnífica para o Jardim das Virtudes. 

Publicidade
Cais 35 Sushi
© Marco Duarte
Restaurantes, Japonês

Cais 35 Sushi

icon-location-pin Porto

Nem só de comida portuguesa vive a oferta gastronómica da Ribeira. A prova disso é o Cais 35, restaurante japonês que abriu mesmo em frente ao rio (se conseguir, sente-se na mesa do fundo da sala de cima). Como não podia deixar de ser, na carta as estrelas são os petiscos tipicamente japoneses, como o okonomiyaki, e o sushi tradicional, onde o carapau, o salmão, o atum, a cavala, o robalo, a dourada, a corvina, o pargo e o lírio dos Açores não costumam faltar.

Fuga
© João Saramago
Restaurantes, Português

Fuga

icon-location-pin Foz

No novo restaurante do Passeio Alegre há comida portuguesa, feita com produtos portugueses e servida em louça portuguesa. A vista para o rio é uma das mais-valias. E a esplanada é tão bonita que até já foi capa desta revista.

Publicidade
Subenshi
© Marco Duarte
Restaurantes, Japonês

Subenshi

icon-location-pin Clérigos

O restaurante japonês mais famoso de Aveiro chegou ao Porto e instalou-se num edifício imponente no centro da cidade. O sushi de fusão é a especialidade da carta mas, em breve, conte também com petiscos nipónicos. No segundo piso pode comer na varanda.

O Bermelho fica na Praia da Agudela
©DR
Bares

Restaurante/Bar Bermelho

icon-location-pin Grande Porto

O Bermelho, sim, com "bê", fica na Praia da Agudela, em Matosinhos, e são muitos os que para lá se dirigem em busca de um pouco de paz, longe do bulício citadino. Enquanto relaxa a observar o espectáculo natural, mesmo em frente, atire-se aos comes e bebes. Há pizzas, pataniscas de polvo, vários pratos de carne e muitas sobremesas. Para empurrar tudo, tem sangrias, cocktails e cervejas fresquinhas.

Publicidade
Chez Maurice
DR
Bares

Chez Maurice

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Estar no Chez Maurice é o mesmo que ter um pé na praia. Literalmente. O estrado da esplanada termina mesmo por cima da areia e a vista, essa, termina onde o mar quiser. Saladas, focaccias, mexilhões, queijos e enchidos estão no menu, embalados por música jazz.

Para continuar a torrar ao sol

Terrace Lounge 360º
© Marco Duarte
Bares

Os oito melhores rooftops no Porto

Há poucas coisas tão boas na vida como beber um copo ao fim do dia. Se a isto puder juntar a companhia de um amigo, dois dedos de conversa, uma tábua de queijos e enchidos, e uma vista sobre a cidade de cortar a respiração, tanto melhor. A pensar nas tardes de calor e nas noites amenas que se avizinham, preparamos-lhe esta lista com os oito melhores rooftops do Porto, para que possa desfrutar do seu tempo livre da melhor maneira. Quem é amigo, quem é?  Recomendado: Os dez melhores sítios para ver o pôr-do sol no Porto

Publicidade
The Happy Nest
© João Saramago
Restaurantes

Sítios escondidos: cinco novas esplanadas no Porto

Não há ninguém que conjugue o verbo "esplanadar" tão bem quanto nós, mestres em cruzar a perna, bebericar finos e trincar tremoços. Nestas cinco novas esplanadas no Porto, escondidas da multidão e dos olhares alheios, há alternativas para todos os gostos: sol e sombra, comida e bebida, de dia ou de noite, no centro da cidade ou mais perto do mar. Se está curioso, espreite esta lista o quanto antes e aproveite cada dia de Verão como se fosse o último. Com a família, com os amigos, ou sozinho na companhia de um bom livro. Recomendado: As melhores esplanadas no Porto

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com