A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Future Makers: há portugueses na lista de pessoas que estão a mudar o mundo

A Time Out Global juntou 50 nomes a que devemos estar atentos: heróis locais que estão a dar cartas nas áreas da cultura, da gastronomia e da sustentabilidade. A actriz Sara Barros Leitão e o projecto A Avó Veio Trabalhar estão entre os destaques.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Somos todos "Future Makers". Todos – um a um, passo a passo – estamos a construir o futuro. Mas alguns são mesmo, mesmo bons nisso. E são esses pioneiros e visionários, lutadores e heróis locais que a Time Out Global junta nesta lista especial. Pessoas com visões do futuro brilhantes, que o mundo precisa de conhecer. 

Para chegar aos 50 Future Makers, os editores da Time Out de 328 cidades, de Los Angeles a Paris, de Melbourne a Hong Kong (com paragem, claro, em Lisboa e no Porto), juntaram-se com os seus candidatos. O resultado é uma lista que inclui artistas, activistas, arquitectos, realizadores, presidentes da câmara, empresários, ambientalistas, músicos. Gente com as mais diversas profissões e as mais incríveis histórias, mas o mesmo instinto: tornar o mundo num lugar melhor para viver. 

Em Portugal, três nomes mereceram destaque na lista final.

Sara Barros Leitão headshot
Photograph: Filipe Ferreira

Um deles é o da jovem e talentosa actriz e encenadora Sara Barros Leitão, vencedora da primeira edição do Prémio Revelação Ageas do Teatro Nacional D. Maria II e criadora da estrutura artística Cassandra, onde estipula os seus próprios valores e orientações éticas, procurando melhorar as condições laborais das pessoas com quem trabalha e sublinhando o feminismo, que será sempre o centro do projecto que inclui espectáculos, um podcast e um clube do livro feminista

A Avó Veio Trabalhar
Photograph: courtesy of A Avó Veio Trabalhar

Da lista faz ainda parte o projecto A Avó Veio Trabalhar, que nasceu pelas mãos de Susana António e Ângelo Campota e insiste que o velho é o novo novo, lutando contra o isolamento e abandono de um grupo de alfacinhas idosas; e Andreas Noe, mais conhecido como Trash Traveller. O activista ambiental alemão, que em 2020 percorreu a costa portuguesa a recolher lixo e que quer manter a luta contra o plástico nos oceanos na agenda mediática, foi considerado um dos heróis globais na área da sustentabilidade. 

Andreas Noe headshot
Photograph: courtesy of Andreas Noe

 Fique a conhecê-los melhor e aproveite para dar uma volta ao mundo inspiradora. 

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade