A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Baloiço de Esporões, no monte de Santa Marta das Cortiças, em Braga
© DRBaloiço de Esporões, no monte de Santa Marta das Cortiças, em Braga

Há um novo baloiço panorâmico em Braga

No monte de Santa Marta das Cortiças, um dos pontos mais altos de Braga, o Baloiço de Esporões tem vista para os vales e as serras que abraçam a cidade.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Santa Marta das Cortiças ganhou o seu nome devido à existência de uma capela em devoção a Santa Marta e aos frondosos sobreiros, que emolduram o monte. No topo, encontra-se uma panorâmica privilegiada sobre as cidades de Braga e Guimarães, os verdes vales do Cávado, do Ave e do Este. Em dias de céu limpo, é até possível avistar o mar e as serras do Gerês, da Cabreira, Amarela, Arga e Soajo.

Aqui há trilhos para percorrer, mesas para piqueniques, uma capela, um bar e alguns vestígios de um antigo castro, habitado desde a Idade do Ferro e testemunha da ocupação romana na região. O monte tem agora uma nova atracção: o Baloiço de Esporões, situado a 561 metros de altitude, um dos pontos mais altos de Braga (ver mapa).

Baloiço de Esporões
© DRBaloiço de Esporões

"Toda a envolvente da Santa Marta das Cortiças permite uma vista de 360º sobre vales e serras minhotas e, a partir deste baloiço, as pessoas poderão ver a região de uma outra perspectiva", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Esporões, João Oliveira, citado em comunicado. "Os baloiços fazem parte do imaginário infantil de praticamente todos nós e evocam uma enorme sensação de liberdade. E se, enquanto baloiçamos, tivermos acesso a paisagens infinitas, a experiência torna-se ainda mais memorável, sobretudo se observada ao pôr-do-sol.”

+ Há um novo trilho com vista panorâmica sobre Braga

+ O maior aquaparque da Península Ibérica vai nascer em Braga

Braga é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade