[title]
O The Royal Cocktail Club soma e segue. Depois do seu head bartender Fernando Sousa ter sido considerado, em Maio, o melhor bartender nacional do ano na 10ª edição do World Class Portugal, o bar especializado em cocktails de autor, localizado na Baixa do Porto, tem mais um galardão para juntar ao palmarés. Ficou em 345.º lugar numa lista que reúne os 500 melhores bares do mundo. Do Porto, há ainda mais um premiado, o bar Torto, que ficou com a 413.ª posição.
“Todos os anos costumamos aparecer neste ranking. É uma consequência do nosso trabalho, de tudo o que pomos em prática todos os dias, do nosso menu de bebidas à nossa hospitalidade”, diz à Time Out Miguel Camões, empresário do Sensorial Group, do qual o The Royal Cocktail Club faz parte. “Este já é o quarto ano em que aparecemos no Top 500 Bars. Na lista também está o Torto, mas o Terraplana foi, igualmente, destacado em edições anteriores. Quantos mais bares do Porto aparecerem, melhor. É sempre muito importante, tanto para a cidade como para a indústria”, remata, acrescentando que em 2024 ficaram em 236º lugar.
Para Carlos Santiago, o gerente, este “sobe e desce” é natural e deve-se ao “aparecimento de novos espaços, sobretudo no mercado sul-americano e asiático”. No entanto, e apesar das movimentações na tabela, “é sempre bom estar nos 500 melhores bares a nível mundial. É um reconhecimento internacional, é bom saber que o nosso bar é falado lá fora”, diz.
Além Invicta, Portugal não está nada mal representado. Para já (uma vez que ainda só são conhecidos os bares que ficaram entre as 300.ª e 500.ª posições), há mais outros quatro distinguidos em Lisboa. São eles o Seen Sky Bar (307.º), o Cinco Lounge (333.º), o Foxtrot (339.º) e o Quattro Teste (492.º).
O Top 500 Bars é uma plataforma digital que reúne mais de duas mil fontes online, em mais de 20 línguas, e recolhe opiniões de “especialistas, jornalistas e influenciadores, mas também de rankings, avaliações em plataformas, redes sociais e de motores de busca, para completar o conjunto”, explicam no próprio site. Assim, o ranking final é criado através de um algoritmo que junta milhares de dados e cujo objectivo fundamental é “destacar o trabalho diário dos indivíduos que impulsionam esta indústria”.
Na edição de 2024, o Himkok, em Oslo, na Noruega; o Sips, em Barcelona, Espanha; e o Handshake Speakeasy, na Cidade do México, no México, foram os bares que conquistaram o pódio.
+ “Queremos continuar a história”. Sete anos depois, o mítico Pacha Ofir reabriu com uma nova vida
+ MEO Marés Vivas: o festival que quer chegar a todos teve nostalgia, dança e música portuguesa