Notícias

Porto à moda britânica: cidade inspira novo roteiro do jornal The Telegraph

O The Telegraph, histórico jornal inglês, dedicou um artigo a dois dias bem passados na cidade do Porto.

Escrito por
Manuela Bagão
Porto at night
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Portugal e o Reino Unido têm um amor antigo e a cidade do Porto tem uma ligação histórica a terras de Sua Majestade. Não é a primeira vez que um reputado jornal britânico dedica algumas páginas à Invicta – e esperemos que não seja a última – mas agora foi a vez do The Telegraph lançar algumas sugestões para um fim-de-semana bem passado no Porto, num artigo assinado pela jornalista de viagens Mary Lussiana.

Na cidade “amante do vinho”, como é descrita no título, as provas do “néctar dos Deuses” nas caves do vinho do Porto (em Gaia, claro, mas somos um povo só) não podem ficar na beira do prato e são logo a primeira referência do artigo publicado há uns dias. “Hoje, é uma cidade que atrai milhões de visitantes às suas ruas de granito, às fachadas reluzentes de azulejos azuis e brancos, às imponentes torres das igrejas, aos hotéis de design e aos restaurantes aclamados”, disserta Lussiana, que explica ainda aos seus leitores que “os portuenses também sabem divertir-se”. E por uma razão em particular, em jeito de proposta para o próximo ano: as celebrações de São João (se calhar não lhe dizemos que sabemos divertir-nos durante o ano todo, faça chuva ou faça sol).

Café Majestic
©João SaramagoCafé Majestic

O artigo contém uma série de sugestões para apenas dois dias, divididas entre manhã, tarde e noite. E o dia tem de começar com um elemento incontornável para todos os portugueses: café. Ora, a jornalista fala de alguns locais que hoje em dia têm bastantes mais lugares ocupados por visitantes do que por tripeiros, como é o caso do histórico Majestic. A Igreja e Torre dos Clérigos ou o Palácio da Bolsa são alguns dos monumentos do roteiro do primeiro dia e para o jantar, a jornalista aponta a Cozinha das Flores, o primeiro projecto do chef Nuno Mendes no Porto. Não sem antes convidar para um copo ao fim do dia no vizinho bar Flôr. Afinal, não há muito tempo para fazer grandes distâncias. O dia termina com uma bebida no The Royal Cocktail Club, que recentemente integrou a lista dos 500 melhores bares do mundo.

Sala de Prova wine bar at Time Out Market Porto
Time Out Market PortoSala de Prova wine bar at Time Out Market Porto

Para início do segundo dia, Lussiana recomenda aos viajantes que atravessem a Ponte Luiz I (embora se engane e acrescente um Dom ao nome) em direcção ao moderno World of Wine e também às antiquíssimas caves Taylor's. Os planos para a tarde passam pela Estação de São Bento e também pelo Time Out Market, onde "alguns dos melhores chefs da cidade têm um espaço".

Quem conseguir gerir bem o tempo poderá ainda visitar a Livraria Lello, mas a jornalista do The Telegraph arrisca escrever que "as escadas da livraria terão servido de inspiração para a grandiosa escadaria de Hogwarts", numa referência à saga Harry Potter, quando J.K. Rowling já desmentiu este mito, explicando que nunca lá entrou. Mas que a Lello é linda e merece sempre uma visita é absolutamente verdade. Para terminar uma breve passagem pelo Porto, o The Telegraph encaminha os leitores para a Casa de Chá da Boa Nova, para uma “refeição gourmet” desenhada pelo chef Rui Paula, num espaço brindado com duas estrelas Michelin. E destaca também o desenho do edifício, da autoria de Álvaro Siza Vieira.

+ “Queremos continuar a história”. Sete anos depois, o mítico Pacha Ofir reabriu com uma nova vida

+ Experiências imersivas e novas espécies e crias. O Sea Life faz anos e mergulha em novidades

Últimas notícias
    Publicidade