A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vamos fazer do Porto uma cidade melhor este ano? Eis as nossas propostas

Escrito por
Mariana Duarte
Publicidade

Aqui tem as propostas da redacção da Time Out para elevar ainda mais o nível de espectacularidade da nossa cidade preferida este ano:

  1. Operação antilixo: o Porto está cada vez mais sujo. É preciso reforçar a limpeza das ruas e melhorar a gestão municipal de resíduos. Cabe também a cada habitante (e turista) a responsabilidade de não deitar lixo para o chão.

  2. Tornar o Porto numa cidade mais verde. Ou seja, plantar mais árvores e arbustos nos espaços públicos, sobretudo em zonas mais poluídas e em que o alcatrão absorve toda a frescura.

  3. Proteger os moradores da especulação imobiliária, através de um esforço concertado entre a Câmara Municipal e o Governo. Isso implica não só estar atento aos negócios imobiliários que atropelam o direito à habitação digna, mas também controlar o turismo, em particular os Airbnb. O Porto não pode ser só uma cidade para as fotos do Instagram (mesmo dando imenso show).

  4. Mais transportes públicos (que respeitem os horários) e promoção de modos de mobilidade suave. Já está anunciada uma extensão da linha do metro, mas fazia a diferença aumentar ainda mais o raio de acção, tanto nos subúrbios como nas zonas mais centrais.

  5. Mais e melhores centros de acolhimento para animais abandonados, mais campanhas de adopção e de esterilização. Além disso, projectos como o espaço O Porto dos Gatos são mais do que bem-vindos.

  6. Fazer do Porto uma cidade menos violenta para as mulheres. Juntamente com associações que lutam pelos direitos das mulheres e por políticas feministas, como a UMAR, A Coletiva ou a Slutwalk, o município poderia apostar em campanhas de sensibilização e consciencialização sobre o assédio sexual e a violação. Por exemplo, distribuindo flyers sobre o assunto por cafés, bares, escolas, juntas de freguesia e outros espaços públicos, numa linguagem directa e acessível, sem culpabilizações e vitimizações – e que procedimentos tomar para pedir ajuda ou dar apoio nestas situações.  

+ Deitar lixo ao chão vai dar multa no Porto

+ Metro do Porto: linhas rosa e amarela aprovadas

+ Os melhores sítio pet-friendly no Porto

Últimas notícias

    Publicidade