A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ver estrelas
© Hamid Khaleghi / Unsplash

Vem aí um festival de astronomia para ver as estrelas no Gerês

A primeira edição do Festival de Astronomia acontece entre 18 e 20 de Março na Porta do Mezio. No programa há caminhadas, observações, workshops e gastronomia.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, é uma entrada para a imensidão das montanhas e vales do Soajo e da Peneda. Aqui, para além de ficar a conhecer todos os pormenores necessários para se aventurar pelas florestas e montes, pode aproveitar este espaço de três hectares para momentos de descontracção e diversão com a família e os amigos – há um parque aventura, espaços infantis, observatório de avifauna, museu rural, miradouro e restaurante.

Em 2021, a Porta do Mezio conquistou a certificação de “Starlight Stellar Park”, galardão obtido junto da Fundación Starlight, que é uma acção integrada com a UNESCO e conta com o apoio da União Astronómica Internacional (IAU) e da Organização Mundial do Turismo (OMT). Para dinamizar o Parque de Observação de Estrelas da Porta do Mezio, realiza-se entre os dias 18 e 20 de Março a primeira edição do Festival de Astronomia, organizado pela Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL).

No primeiro dia, 18 de Março, às 21.30, acontece uma caminhada para desvendar os mistérios das noites estreladas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Com várias paragens ao longo do percurso, os participantes vão ficar a conhecer pelo nome as principais estrelas e as constelações nocturnas, descobrir a área arqueológica do Gião, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas e dicas de leitura de um mapa celeste. A experiência é gratuita e pode ser desfrutada por todos, em família.

No dia 19 de Março (sábado), há uma actividade para as crianças aprenderem mais sobre ciência e astronomia (15.00), sessões de observação solar, com recurso a telescópios (16.00), um workshop de astronomia (18.00) e um jantar (g)astronómico (20.00).

O festival termina no domingo, 20 de Março, com a Caminhada com o Astro Rei (10.30), um passeio de aprendizagem com várias paragens ao longo do percurso para observar o sol em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Todas as actividades, à excepção do jantar, são gratuitas. As inscrições podem ser feitas via telefone (258 510 100) ou email (portadomezio@ardal.pt).

Mais para fazer no Minho:

+ Aldeias, as pequenas maravilhas do Minho

+ Refúgios de ecoturismo onde o Minho é ainda mais verde

+ Há novos passadiços no Minho para descobrir a Cascata do Fojo

Há um novo baloiço para voar entre o Minho e a Galiza

O maior baloiço de Portugal inaugurou às portas do Gerês

Gerês vai ter 126 dias de caminhadas guiadas até Dezembro

+ Há um parque de diversões em Guimarães com carrosséis, farturas e pista de gelo

Últimas notícias

    Publicidade