A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Santo Ovídio
© Câmara Municipal de Gaia

Vila Nova de Gaia vai ter estação do TGV em Santo Ovídio

A nova linha de comboio de alta velocidade deverá ter uma estação em Santo Ovídio, que será uma grande central distribuidora de transporte público.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Ao contrário do projecto de 2009, que previa que os gaienses tivessem de se deslocar a Campanhã ou a Aveiro para apanhar o TGV, o novo projecto da linha de comboio de alta velocidade inclui uma estação intermodal em Santo Ovídio. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia já confirmou que o TGV vai ter uma estação no concelho, transformando Santo Ovídio "numa grande central distribuidora de transporte público".

Salientando que a versão inicial do projecto do TGV não previa uma estação em Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues defendeu que para o município esta infraestrutura era "absolutamente decisiva", tendo trabalhado com a Infraestrutura de Portugal (IP), dona da obra, no sentido de os convencer dessa importância. O autarca adiantou à Lusa que o processo de conversação com a IP ficou encerrado no Outono de 2021, tendo agora vindo a público, numa altura em que o Plano Director Municipal está em revisão e estão a ser discutidas as interfaces intermodais.

"Neste momento, ninguém compreenderia que, podendo ajustar a passagem da linha [ferroviária] a Santo Ovídio, não houvesse um 'interface' com as duas linhas de metro e um 'interface' com o transporte público, transformando Santo Ovídio numa grande central distribuidora de transporte público", afirmou.

Indicando que os estudos de procura estão a ser elaborados pela IP, o autarca esclareceu ainda que o argumento utilizado para convencer da relevância da estação de Santo Ovídio prendeu-se com a velocidade, que entre Campanhã e Gaia não poderia ser muito elevada, uma vez que a travessia será feita através de uma ponte "espelho" junto à Ponte de São João.

+ Nova ponte sobre o rio Douro vai ser “gémea” da Ponte de São João

+ Linha de alta velocidade vai obrigar a nova ponte Porto-Gaia

Linha de alta velocidade vai ligar o Porto a Lisboa em 1h15

Linha de alta velocidade pode ligar Porto a Madrid em três horas

Últimas notícias

    Publicidade