A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

World of Wine: o novo quarteirão cultural e turístico do Porto abre esta sexta-feira

O novo quarteirão cultural e turístico World of Wine abre 31 de Julho. Fomos conhecer este projecto ambicioso.

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Na encosta ribeirinha de Vila Nova de Gaia, um conjunto de antigas caves de vinho do Porto tornou-se num autêntico bairro de cultura, retalho e restauração que acomoda o melhor da cidade, da região e do país. São 35 mil metros quadrados que compõem o World of Wine, do The Fladgate Partnership, grupo que detém as casas de vinho Taylor’s, Croft ou Fonseca ou os hotéis The Yeatman e Infante Sagres.

Anunciado em 2017 e com abertura marcada para 31 de Julho, o World of Wine (WoW) tem uma missão tão colossal como a sua dimensão: dar a conhecer os vinhos portugueses através da história e património das várias regiões vitivinícolas. Para isso, convida os visitantes a viajar pela riqueza de vinhas, castas, solos, climas, altitudes, paisagens e técnicas de vinificação existentes em território nacional.

O objectivo é traçar o caminho que o vinho faz da terra até ao copo. Nesse sentido, vai muito além do nome, pois inclui seis experiências museológicas relacionadas com o vinho e com as indústrias e objectos a ele associadas, como a cortiça ou o copo. Há, ainda, nove restaurantes, bares e cafés, uma escola de vinho, lojas, uma galeria de arte e um espaço para eventos.

World of Wine abre a 31 de Julho
O WoW ocupa um conjunto de antigas caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia© World of Wine

“O grande fio condutor [do WoW] não é necessariamente o vinho, mas Portugal e a região norte”, esclarece Richard Bowden, director de marketing para o turismo do grupo. O espaço permite, por exemplo, mergulhar nos têxteis portugueses, sector estruturante para a economia desta zona. Para adoçar a visita, há uma fábrica de chocolate.

Há opções para todos os gostos, diversidade que Richard Bowen entende ser, mais do que nunca, essencial para o turismo. “Não há turismo sem conteúdo”. O World of Wine surge num mundo bem diferente daquele em que foi idealizado, mas procurou ajustar-se aos novos tempos. 

Há um sistema de filtragem do ar condicionado, torniquetes de acesso a cada experiência, postos de higienização, portas automáticas e quatro entradas no espaço, duas na Rua do Choupelo, uma no Largo Joaquim Magalhães e outra na Rua Cândido dos Reis.

World of Wine abre a 31 de Julho
'The Chocolate Story' é uma das experiências museológicas do espaço© World of Wine

A própria estrutura do WoW facilita o distanciamento social, pois inclui amplos espaços exteriores como a praça principal — onde se destaca a deslumbrante vista sobre o colorido casario da Ribeira, a zona ribeirinha e a ponte Luís I —, várias esplanadas, um anfiteatro ao ar livre e um espaço ajardinado.

Com um investimento de 100 milhões de euros, o World of Wine quer “captar novos turistas, mas sobretudo fazer com que os que já vêm fiquem mais tempo”, reconhece o director de marketing. Isto porque, diz, a “tendência [futura] será viajar para mais perto e por mais tempo”. 

A segunda fase de abertura deverá acontecer em  Novembro, com o lançamento do Porto Fashion & Fabric Museum, experiência dedicada ao sector têxtil. Até lá, o projecto compromete-se a ser “uma razão para (re)visitar o Porto”. 

MUSEUS

WINE EXPERIENCE

Pela primeira vez, o vinho português tem direito a espaço próprio em Vila Nova de Gaia, que até agora acolhia 16 centros de visitas focados apenas no vinho do Porto. Dirigido a “simpatizantes amadores e enólogos experientes”, este núcleo proporciona uma viagem pelas regiões vínicas do continente e das ilhas, no sentido de ajudar a “perceber que vinhos há, o que os diferencia e como devem ser provados e conjugados”. Para isso há, por exemplo, um documentário com vários produtores do país e recriações de casinhas típicas de cada região.

PORTO REGION ACROSS THE AGES

O Porto é lugar de resistência desde os primórdios dos tempos. Esta experiência convida a entrar na máquina do tempo para testemunhar acontecimentos históricos que influenciaram o curso da cidade e moldaram o carácter dos seus habitantes, como os Descobrimentos, as Invasões Francesas, a Guerra Civil ou a Revolução Industrial, através de uma “série de experiências interactivas”-

PLANET CORK

É difícil não ficar de queixo caído com o sobreiro enorme que nos recebe. A réplica da árvore está embutida em dois pisos do edifício e faz jus ao papel de Portugal na produção mundial de cortiça. É de 730 hectares de floresta nacional que sai mais de 50% da matéria-prima, utilizada globalmente para vários fins. Da clássica rolha ao design de moda, passando pelas indústrias automóvel e aeroespacial, as possibilidades são infinitas. Esta é uma parceria da WoW com a Corticeira Amorim.

THE BRIDGE COLLECTION

Ao longo dos séculos, o vinho tem regado todo o tipo de celebrações religiosas e pagãs. A partilha de um copo de vinho sempre foi “símbolo de união e partilha entre povos”. Pode conhecer a “evolução da civilização através da bebida” a partir do espólio pessoal de Adrian Bridge, CEO do grupo. Há mais de mil copos e taças de vinho para ver, o mais antigo datado de 7000 a.C. A colecção segue ordem cronológica e vai da Grécia Antiga à actualidade.

PORTO FASHION & FABRIC MUSEUM

Instalado num edifício do século XVIII, esta experiência divide-se em dois níveis: o primeiro contextualiza a importância do sector no tecido socioeconómico do norte e de Portugal através de uma exposição que mostra a criação de uma peça passo-a-passo; o segundo faz um apanhado da moda e calçado portugueses e da arte da filigrana dos anos 1980 ao presente. Há, ainda, um espaço para exposições temporárias de criadores emergentes e consagrados.

THE CHOCOLATE STORY

Esta será uma experiência deliciosa para miúdos e graúdos, que podem assistir aos “processos da transformação das sementes de cacau em chocolate”. Antes de ficar com água na boca, viaje à América Central e às origens do chocolate, com paragem pela Europa para explicar “a importância histórica de Portugal na distribuição de cacau”. No final, há uma prova de chocolate. Se a gula persistir, continue a degustação na cafetaria ou na loja. 

World of Wine abre a 31 de Julho
A cortiça é uma das indústrias em destaque© World of Wine

RESTAURANTES

Há opções para todos os palatos nos cinco restaurantes da praça central: 1828, fine dining com carta sazonal e sobremesas à base de chocolate; Root & Vine, com propostas maioritariamente vegan, a que pode adicionar carne ou peixe; The Golden Catch, que onjuga peixe e legumes com diferentes batatas e molhos; Angel’s Share, wine bar que serve vinhos a copo e tábuas de queijos e enchidos; e  Suspiro, dedicado a sobremesas portuguesas e à pastelaria francesa. Difícil vai ser escolher.

World of Wine. Rua do Choupelo, 250 (Gaia). 22 012 1200. Seg-Sex 11.00-19.00 Sáb-Dom 9.00-19.00. A partir de 15€/experiência.

As melhores coisas para fazer sozinho no Porto

+ 31 coisas incríveis para fazer no Porto

Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade