A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mesas Bohemia
© DRA Escola, restaurante na estrada que liga Alcácer à Comporta, vai instalar-se no Porto

Mesas Bohemia: a melhor escola da cozinha alentejana vem dar aulas ao Porto

A iniciativa que colocou o melhor da gastronomia portuguesa em viagem por todo o país está de volta à Invicta entre 27 e 29 de Setembro

Time Out em associação com Bohemia
Publicidade

As Mesas Bohemia continuam a fazer intercâmbio de grandes restaurantes entre diferentes pontos de Portugal e, desta vez, trazem a sebenta de açordas, enguias e perdizes d’A Escola, o restaurante que há mais de uma década é paragem obrigatória na estrada que liga Alcácer à Comporta. E de caminho oferecem mais uma lição sobre como casar a grande cozinha e a grande cerveja.

O saber não ocupa lugar e as tradições também se ensinam. Se está sempre pronto para aprender (e para comer, já agora), não perca a oportunidade de se sentar nos lugares da frente desta sala de aula improvisada pelo projecto Mesas Bohemia, que une a melhor gastronomia portuguesa à melhor cerveja. De 27 a 29 de Setembro, o Restaurante A Escola, aberto há 12 anos na estrada que liga Alcácer do Sal à Comporta, vem ao Porto. E consigo traz o melhor da gastronomia daquela região alentejana, fortemente influenciada pelo Sado, muito bem estudada nesta antiga escola primária do tempo do Estado Novo.

O repasto, que está a cargo do chef Octaviano Martins, começa com uma entrada típica do sul. A cenoura aberta, levemente cozinhada e temperada com azeite, alho, coentros e vinagre, é uma versão regional dos pickles. Está a tirar notas?

Segue-se a açorda de tomate com enguias fritas, enriquecida com pedaços de chouriço, pão frito e um ovo escalfado. A lição prossegue com uma perdiz na púcara, com legumes e um caldo cheio de sabor para molhar o pão. Antes do docinho, ainda vem para a mesa a famosa empada de coelho bravo com arroz de pinhão, um dos pratos justamente responsáveis pela fama da casa. Todos os pratos, claro está, acompanhados pela Bohemia certeira.

A refeição não termina sem o Doce da Casa, numa versão diferente daquela a que estamos habituados, aprimorado com pinhões da região. Dica: na hora de comer acrescente umas gotas de limão e mexa bem com a colher. Se não o fizer, terá que se entender com o professor.

A experiência custa 30€ e inclui a entrada, os três pratos e três cervejas Bohemia, sobremesa, café e água de Luso. O nosso conselho é que reserve mesa antes que os lugares esgotem: sexta e sábado há jantar às 20.00, e domingo o almoço acontece às 13.00. Todas as refeições vão acontecer nos Armazéns do Cais Novo, na Rua de Monchique 45-52, na Marginal. Pode comprar os bilhetes aqui ou através do número 96 222 0155.

Mesas Bohemia: a melhor escola da cozinha alentejana vem dar aulas ao Porto

Açorda de tomate com enguias fritas
© DR

Açorda de tomate com enguias fritas

Para este prato de panela, a harmonização faz-se com Bohemia Bock, uma cerveja com aromas tostados que reforça a intensidade das frituras e do chouriço.

Perdiz na púcara
© DR

Perdiz na púcara

A Bohemia Puro Malte, uma cerveja dourada estilo amber lager é a escolhida para combinar com a doçura e a delicadeza da perdiz.

Publicidade
Empada de coelho bravo com arroz de pinhão
© DR

Empada de coelho bravo com arroz de pinhão

Com notas de caramelo e uma cor ruiva, a Bohemia Original é a cerveja ideal para acompanhar a mítica empada de coelho bravo com arroz de pinhão.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade