Os melhores restaurantes na Foz

A Foz não desilude quem aprecia boas vistas e passeios à beira-mar. E não vai desiludir nunca quem gosta de bons sítios para comer. Eis a lista com os melhores restaurantes na Foz
Cafeína
©Tiago Lessa Cafeína
Por Inês Bastos e Joana Silva |
Publicidade

O Porto é uma cidade que conhece como poucas a arte de bem comer. A Foz, uma das zonas mais famosas, não será a excepção que foge à regra. Banhada por rio e mar, recebe para almoçar ou jantar os clientes já conhecidos da cidade, ou aqueles que ainda não conhecem os seus mais distinguidos encantos. Nesta zona come-se bom peixe, boa carne e não só – sempre com o serviço cuidado e exímio que procura não descurar nunca a fama e qualidade que são atribuídas a este cantinho ao pé do mar. 

Os melhores restaurantes na Foz

A Capoeira - Bacalhau à Brás
© João Saramago
Restaurantes, Português

A Capoeira

icon-location-pin Foz

O que é que bacalhau à Brás, polvo com arroz do mesmo, língua estufada e arroz
 de cabidela têm em comum? São todos pratos clássicos servidos neste também clássico fozeiro. Já são muitos os anos de experiência (mais de 20) e o resultado são doses caseiras e bem generosas, que chegam à mesa em travessas que não ficam muito tempo. Não se assuste se vir a sua dose, ainda a meio, regressar à cozinha. A ideia é manter a comida quente até ao fim da refeição. “Bom, barato, bonito, caseiro, genuíno e tudo o que um homem sonha”, foram as palavras do crítico da Time Out quando lá foi pela primeira vez.

Cafeína
©Tiago Lessa
Restaurantes

Cafeína

icon-location-pin Foz

Dizer que um restaurante está sob a alçada do empresário Vasco Mourão é já um selo de qualidade garantido na cidade. Ao Cafeína podemos ainda juntar 20 anos de casa feita e o chef Camilo Jaña, que veio do Chile e se apaixonou pela cozinha deste restaurante fozeiro na primeira refeição que fez em solo portuense. O resultado são clássicos gastronómicos como o Tornedó Wellington ou o duo de porco bísaro com castanhas e legumes, que aparecem com frequência no menu de almoço.

Publicidade
Atum patudo com legumes biológicos, espargos selvagens e beldroegas
© João Saramago
Restaurantes

Pedro Lemos

icon-location-pin Foz

As voltas da vida fizeram com que um engenheiro
s e transformasse em chef estrelado. Mas, ao contrário de muitos lugares com estrela Michelin por esse mundo fora, no Pedro Lemos, restaurante homónimo do chef portuense, não há cerimónias. Quer-se uma boa experiência e com pratos de alto nível, mas ninguém precisa de mandar o smoking à lavandaria só para se sentar no espaço da Foz. Aliás, tudo parece ter sido concebido muito à imagem do próprio pedro Lemos, sempre descontraído e tranquilo. O menu está sempre a mudar, de acordo com a sazonalidade dos produtos, mas também pode escolher alguns pratos à carta. Nós aconselhamos confiar no chef.

Peebz - Hambúrguer Peebz
© João Saramago
Restaurantes, Hambúrgueres

Peebz

icon-location-pin Foz

Quem defende que praia combina com saladas e sumos verdes detox não conhece o peebz, na Foz. Além de ser um dos poucos representantes da zona especializado em hambúrgueres, ganha (muitos) pontos pela qualidade da carne, uma mistura de três cortes de novilho. Juntamos a isto umas batatas fritas crocantes e ainda com alguma casca, e a refeição faz-se por si só. Ah! E só por curiosidade, peebz significa “a pessoa mais cool que algum dia vai conhecer”. Quando o nosso crítico passou por lá disse que “há muito tempo que não provava um hambúrguer tão bom, com um equilíbrio tão certo entre o pão adocicado, carne de qualidade e ingredientes frescos”.

Publicidade
Pisca
©João Saramago
Restaurantes, Português

Pisca

icon-location-pin Foz

A dupla copos e petiscos
 é levada muito a sério no Pisca, na Foz. Aqui as tapas são as rainhas da noite, com destaque para os calamares com limão e alioli de amêndoa, os ovos rotos e a tortilha, muito elogiada por Marta Brown, nossa crítica. Se o piso de baixo for pequeno para todos os que quiserem petiscar, suba ao primeiro andar, onde encontra o restaurante propriamente dito. No final, um passeio pela beira-rio é sempre recomendado para facilitar a digestão. O pisca entra, pela primeira vez, no nosso Guia de restaurantes, depois de ter caído nas boas graças da nossa crítica e ter arrecadado quatro estrelas em cinco possíveis. Pisque o olho a uma boa companhia e siga para a Foz.

Portarossa - Francesinha
©João Saramago
Restaurantes, Italiano

Portarossa

icon-location-pin Foz

Vasco Mourão é sinónimo de muitos e bons restaurantes. O Portarossa faz parte desta lista mas não é só mais um: é um dos melhores italianos da cidade. Das pizzas aos antipasti, há opções para todos os gostos. Comece a refeição com um creme de tomate fumado e depois passe para as pizzas. A nossa preferida é a rústica, feita em forno a lenha com tomate, mozzarella, grelos, linguiça e ovo. Se ainda houver estômago para a sobremesa, deixe a dieta de lado e devore uma calzone de nutella com banana ou uma panna cotta clássica e escolha um dos quatro molhos disponíveis.

Publicidade
Wish Restaurant & Sushi - Carne
Fotografia: João Saramago
Restaurantes, Japonês

Wish Restaurant & Sushi

icon-location-pin Foz

No Wish Restaurant & Sushi, na Foz, o chef António Vieira (ex-Shis, que foi destruído pelo mar em 2014) recria alguns clássicos e garante novidades que valem a pena. é o caso da presa ibérica com migas de castanha, rúcula, cogumelos e batata brava, e do fondant de caramelo. A carta é extensa e nós aconselhamos tudo o que seja de peixe, ou não ficasse este restaurante bem perto do mar. Uma boa ideia é seguir o conselho
 do nome e apostar no
 sushi, feito pelas mãos do sushiman Miguel Fragoso. A selecção de saladas surpreende pela variedade e abundância de oferta. A de queijo chèvre grelhado, pancetta, endívias e tagliatelle de cenoura, ou de presunto pata negra com melão, tomate seco, rúcula e parmesão, são boas apostas.

Outras sugestões

Tia Orlanda
©João Saramago
Restaurantes

Os melhores restaurantes do mundo no Porto

Itália, EUA, Israel, China, México e Índia são alguns dos países representados (e bem) nesta lista. Faça check-in nestas mesas e mude de ares nos melhores restaurantes do mundo no Porto.

Shiko - Sashimi
© João Saramago
Restaurantes, Asiático contemporâneo

Os melhores restaurantes asiáticos no Porto

Há muito que o sushi se tornou moda, mas a gastronomia asiática é muito mais que isso. Também é ramen e okonomiyaki, pratos indianos com o picante no sítio e comida típica da China.

Publicidade
Portarossa - Pizza
©João Saramago
Restaurantes, Italiano

Os melhores restaurantes italianos no Porto

Entre os melhores restaurantes para se comer bem, estão os melhores restaurantes para se comer bom italiano. Se não resiste a uma refeição que inclua pelo menos um dos seguintes – pizza, pasta e queijo (muito queijo) – mamma mia, atente a esta informação.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com