A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

México todos os dias

Um espaço cool e descontraído, uma cozinha feita de sabores autênticos e menus de almoço à medida da sua semana é o que encontra na Sicario Taqueria Mexicana, onde se vai sentir como um local e ver como este come todos os dias, sem sair de Matosinhos

Publicidade

Não se deixe intimidar pelo nome; aqui o killer contratado é o chef Carlos Mañé (MX) e o único alvo a abater é a sua curiosidade pelo admirável universo gastronómico do México. O ambiente descomprometido e de cores neutras, deixa brilhar os apontamentos hipercoloridos, emblemáticos da cultura mexicana. Elementos do décor, como caveiras, máscaras cravadas a missangas ou as ilustrações do universo folclórico mexicano, pelos olhos da ilustradora Helena Rocio Janeiro, tornam a atmosfera vibrante e divertida. A música, bem animada como se espera, também ajuda. Com o lema mi casa es tu casa sempre presente, não há grandes cerimónias: a carta apresenta sugestões sem pretensões. Autênticas, deliciosas, caseiras. Pegar no simples e tradicional e fazê-lo bem. Muito bem. Uma experiência 100% mexicana, com comida que viaja por todas as coordenadas do país. E que, sobretudo, é pensada para ser comida de conforto, para todos os dias, como aquela que se comia na casa da avozinha. Ou antes, na casa de la abuela.

O que pedir?

O bar à entrada – que exibe uma vasta oferta de tequilas – não deixa que avancemos pela sala sem que a curiosidade nos aguce a vontade de começar por um cocktail. Atraídos pelo nome, sugerimos o Sicario, especialidade da casa. Um mix de tequila com a frescura da lima, do limão e da maçã verde, com a textura macia da clara de ovo. Se é fã dos clássicos, não deixe de experimentar a tradicional Margarita.

Para picar, nada como começar com um verdadeiro petisco de rua, como se estivesse na Cidade do México: os supergenuínos tacos Pastor, servidos na sua forma original, com porco no espeto. Para completar, a sopa de Chile Poblano com queijo, altamente cremosa. O chili é de facto um pimento muito usado, mas, que, no caso, não é picante. Como prato principal sugerimos a opção que pretende recriar a comidinha da casa de la abuela – Pollo Morita: peito de frango com molho de chilli morita (uma espécie de chili fumado) e amendoim, acompanhado com arroz à mexicana com chili poblano.

No que toca ao peixe, opte pelo Pescado à Veracruzana, um prato típico da região de Veracruz: peixe com molho de tomate e, claro está, chili. Desta vez loiro, uma espécie muito pouco picante. Para terminar, mantemo-nos pelas sugestões caseiras. Não deixe de provar o crème brûlée mexicano, de seu nome Jericalla de coco.

Buen provecho!

Perfeito para

Quando quiser deixar a marmita em casa e desfrutar de receitas tradicionais, reconfortantes como só as de la abuela conseguem ser, deve dirigir-se a esta taqueria, onde encontra dois menus de almoço: o Prime (15€) e o Executivo (11,50€). No primeiro pode começar com a sopa de Chile Poblano ou com a salada Cesar, e depois avançar para o Pollo Morita ou para o Filete Tampiqueña, que pode acompanhar com as águas frescas mexicanas (horchata ou água de Jamaica) ou água natural/fresca. Antes de pedir a conta, peça o café. O menu Executivo diferencia-se pelo prato principal. Neste pode escolher entre o taco vegano, as enchiladas verdes e a conchinita “Pibil”.

Já que aqui está

Se for à casa de banho, não se esqueça do telemóvel. Porquê? É um dos locais mais instagramáveis da casa. Numa casa onde tudo foi pensado ao pormenor, a evocação do México, da sua cultura e do seu quotidiano está nos mais pequenos detalhes. Há ele,ntos decorativos tradicionais, há televisores a passar filmes do Cantinflas. E para lá do muro que separa a casa de banho há Donald Trump e um ambiente à parte do que se passa lá fora - mas sempre com humor e estilo muito mexicanos. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade