A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Latteria Vigor
DR

O Mercado do Bolhão encheu-se de Vigor

O leite Vigor é o melhor amigo do café e os portuenses foram prová-lo

Time Out em associação com Vigor
Publicidade

Depois de ter sido apresentada, em primeira mão, no Lisbon Coffee Fest, em Março deste ano, a Latteria Vigor, inspirada no imaginário das leitarias, marcou presença nos Jardins do Príncipe Real, em Lisboa, entre 27 e 30 de Outubro, e no Mercado do Bolhão, no Porto, entre 9 e 12 de Novembro. Com ela trouxe um convite irresistível: descobrir o leite fresco através da “latte art”.

No Mercado do Bolhão, a Latteria Vigor convidou os portuenses a submergir no mundo da “latte art” que é, nada mais, nada menos, do que a mistura perfeita entre o café e o leite vaporizado, finalizada com desenhos feitos a partir da espuma do leite. Dos corações, às pétalas, dos ursinhos aos cisnes, vale tudo, desde que transmitam sabor, harmonia e boas vibrações.

Além da habilidade do barista, a qualidade do leite é essencial para o sucesso da “latte art” e é aqui que o leite Vigor ganha ainda mais protagonismo. Por causa das suas características (a pasteurização a baixa temperatura mantém a frescura do leite e conserva os nutrientes), o leite Vigor gera uma espuma com um sabor, textura, cremosidade e aroma únicos, que o torna o leite preferido dos baristas.

A iniciativa que decorreu no Mercado do Bolhão contou com várias actividades, desde a “latte photo”, uma espécie de ring light onde o público tirou fotos com a sua bebida; à demonstração de como “ser barista por um dia”, que contou com a presença de Rúben Rua a ensinar a fazer um delicioso latte em casa; até ao concerto do artista Luís Trigacheiro, no dia seguinte.

Esta acção mostrou como uma marca icónica como a Vigor, com mais de 70 anos de história ao lado dos portugueses, tem conseguido reinventar-se e transportar a sua identidade para os tempos actuais. Assim, a Latteria Vigor recuperou o conceito da leitaria antiga, modernizando-a e fazendo chegar o leite da marca a um consumidor que procura momentos de prazer, experiências e que quer, agora, redescobrir o leite fresco e estimular um lado mais experimentalista.

Se não teve oportunidade de estar presente em nenhuma destas acções, não chore sobre o leite derramado. Com o leite fresco da Vigor pode dar asas à sua imaginação e pôr à prova as suas habilidades, enquanto latte artist, em casa.

Experimente as receitas da Latteria Vigor

Photograph: Jana Slancar / Shutterstock

Quer impressionar com o seu talento para servir lattes dignos de barista a valer? 

1. Agarre o seu leite Vigor em qualquer supermercado.

2. Vaporize o leite. Que é como quem diz: bora lá conseguir aquele leite aveludado que os profissionais usam para criar a latte art. E a chave aqui é o teor de gordura do leite que, quanto maior, melhor será o resultado final. É que é essa gordura que vai criar uma rede e segurar as microbolhas se geram quando vaporizamos o leite (com vapor de água) e criar aquela textura cremosa e aveludada que fica tão bem na fotografia. Se não tiver uma máquina profissional, existem alguns equipamentos domésticos que proporcionam um bom resultado como, por exemplo, um espumador, um barista, um batedor eléctrico ou até mesmo a prensa francesa.

3. Adicione café, leite ou utilize a espuma para batidos.

4. Sente-se e aprecie. Pelo menos enquanto não bate a vontade de se levantar e preparar outra obra prima.

 

Mas, se quiser impressionar amigos e família ou, simplesmente, apostar no seu “me time”, pode descobrir as maravilhas dos cappuccinos, mocaccinos ou caramel cappuccinos seguindo estas receitas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade