Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores sítios para relaxar no Minho

Os melhores sítios para relaxar no Minho

Bem a Norte há massagens, termas e spas que o põem num brinco. Estes são os melhores sítios para relaxar no Minho

Por Ana Patrícia Silva |
Publicidade
Portugal Active Ocean Lodge
© DR A piscina é sustentável e ecológica

Nas águas e no verde do Minho encontra tudo o que precisa. Do Gerês a Viana do Castelo, de Melgaço a Guimarães. A água, de múltiplas origens, ajuda a relaxar o corpo e a mente. Para que a experiência seja completa, nestes lugares não faltam massagens (algumas delas recorrem a chocolate para um relaxamento a um nível muito à frente) e práticas de reflexologia, uma terapia alternativa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeitos em outras partes do corpo. Sairá daqui novo, vai ver.

Recomendado: Escapadinhas — o melhor do Gerês

Os melhores sítios para relaxar no Minho

Portugal Active Ocean Lodge
© DR

Portugal Active Ocean Lodge

É em Freixieiro de Soutelo, a menos de meia hora de Viana do Castelo, que fica o Portugal Active Ocean Lodge, um desses cenários onde Adão e Eva se passeariam, tal como vieram ao mundo e sem folhas de figueira, dada a paz e a privacidade reinantes.

A casa em pedra e com um extenso jardim em redor (são 9 mil metros quadrados de tranquilidade) reflecte uma dualidade encantadora. À austeridade granítica exterior, que lembra as típicas casas de quinta da região, contrapõem-se as linhas contemporâneas interiores, os amplos espaços, a luz que entra pelas portadas rasgadas na fachada, as casas de banho com maciços blocos de mármore. Não é por acaso que, volta e meia, aparece referida em revistas de arquitectura especializadas de todo o mundo. Saiba mais aqui.

OAK Nature fica em Vieira do Minho
©DR
Hotéis

OAK Nature

Grande Porto

Abraçada pelas frondosas copas de um bosque de carvalhos, a unidade de alojamento OAK Nature tem aos seus pés as águas puras do rio Caldo, a albufeira da Caniçada e a serrania do Gerês. Este refúgio escondido num carvalhal é o sítio perfeito para um descanso merecido. Tem nove quartos, amplos e de design moderno, com ar condicionado, TV plasma e frigobar, e alguns com varanda privada. 

Publicidade
Hotel DO GERÊS
©DR
Hotéis, Hotéis com spa

Termas do Gerês

Grande Porto

Os romanos descobriram os benefícios destas águas há 
mais de dois mil anos. A fama atravessou serras e vales e mantém-se ainda hoje. Estas termas estão orientadas para o controlo da obesidade, diabetes, hipertensão, problemas do fígado e vesícula. A água mineral alia-se a produtos típicos como o mel, o hipericão e os lírios.

FeelViana Hotel
©DR
Hotéis

FeelViana Hotel

Grande Porto

No meio do pinhal, a poucos passos da praia, o FeelViana é um santuário para os amantes de desporto náutico e terrestre, e para quem quer cultivar a arte de não fazer nada. O spa tem piscina interior aquecida, sauna e banho turco. As massagens sensoriais usam produtos à base de algas (o mar, ali tão perto), com terapias de influência oriental. Pode experimentar as esfoliações e os três tratamentos faciais – um adequado para pele masculina, outro personalizado para diferentes tipos de pele (oleosa, seca, sensível) e a derradeira experiência de 90 minutos para hidratar e reduzir as rugas.

Publicidade
Termas de Melgaço
©DR
Saúde e beleza, Spas

Termas de Melgaço

Grande Porto

Não é para todos os gostos, mas não vá embora sem beber a água da fonte termal, protegida por um monumental pavilhão. Começou a ser engarrafada em 1885 e hoje continua com a mesma força ferruginosa e propriedades restauradoras. A estância termal, envolvida por um parque arborizado, é indicada para o tratamento de diabetes e afecções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas. Pode saltar entre a piscina, a sauna, o jacuzzi, as hidromassagens e o banho turco, experimentando tudo a que tem direito.

Taipas Termal
©DR
Saúde e beleza, Spas

Taipas Termal

Grande Porto

Nas nascentes sulfurosas, a água brota a uma temperatura de 32 graus. As actuais instalações termais erguem-se na margem direita do 
Ave, no interior de um frondoso parque. Dispõem de equipamentos de hidrologia, piscina coberta, ginásio, sauna e solário. Doenças da pele, reumatismo, artritismo, doenças intestinais e de estômago são algumas das indicações terapêuticas.

Publicidade
Celorico Palace
©DR
Hotéis, Hotéis com spa

Celorico Palace

Grande Porto

Na capital das camélias, não há como lhes fugir. Neste hotel de quatro estrelas de Celorico de Basto tem de experimentar as longas massagens com óleo à base de camélias.
 Pode também disfrutar de um programa versátil de tratamentos de rosto e de corpo. O spa, disponível gratuitamente para todos
 os hóspedes, inclui sauna, banho turco e piscina interior climatizada.

Termas de Caldelas
©DR
Saúde e beleza, Spas

Termas de Caldelas

Grande Porto

Num vale do coração verde de Amares, as termas oferecem programas de relaxamento e anti-stress, dermotermal e de emagrecimento. O complexo termal é composto pelas bicas de água, balneário e centro de medicina física e reabilitação, com indicações terapêuticas vocacionadas para o aparelho digestivo, reumatismo, aparelho respiratório e dermatoses.

Publicidade
Ponha Aqui o Seu Pezinho
©DR
Saúde e beleza, Massagem e reflexologia

Ponha Aqui o Seu Pezinho

Grande Porto

Quem chega a Guimarães sabe que vai andar a pé – só assim pode conhecer um centro histórico que é Património Cultural da Humanidade. Se ao fim do dia fica com as pernas pesadas e os pés estafados,
 a solução está aqui. Neste
 novo espaço inspirado nos tradicionais salões do sudeste asiático, segue-se a máxima oriental de que nos pés estão as raízes (pontos reflexos) do corpo. Com uma chávena de chá na mão, aproveite os serviços de massagens e de reflexologia com base em conhecimentos ancestrais.

Hotel Fábrica do Chocolate
©DR
Hotéis

Hotel Fábrica do Chocolate

Grande Porto

No hotel que ocupa a antiga fábrica da Avianense há chocolate em cada canto 
– para comer, para cheirar 
e para besuntar o corpo.
 As propriedades do cacau
 e do chocolate e os seus benefícios cardio circulatórios e psicológicos são usados em rituais para mimar mente e corpo. Tem ao seu dispor 16 massagens para adultos (não, não são dessas) e duas para crianças.

Ainda sobre o Minho

Cascata do Rio Homem
© João Saramago
Atracções

As melhores cascatas no Minho

O Minho é uma região cheia de predicados, por causa das suas lagoas, barragens e praias, e por causa das serras verdes que a envolvem. Desta vez, debruçamo-nos sobre outro dos seus atributos: as belíssimas quedas de água inseridas em cenários paradisíacos, óptimas para ir a banhos. Mas como não há bela sem senão, muitas delas estão escondidas e não são de fácil acesso. Por isso, a pensar em si e no calor do Verão que começa a apertar, aqui tem uma lista com as melhores cascatas no Minho e todas as indicações para lá chegar. Bons banhos.

Petinga Doce
©DR
Restaurantes

As melhores pastelarias no Minho

Umas são relíquias centenárias que souberam preservar a identidade e a qualidade, outras acabam de chegar e trazem vitalidade e imaginação. Umas esmeram-se em bolos tradicionais, outras inventam — e bem. De Braga a Guimarães, de Viana do Castelo a Arcos de Valdevez, de Barcelos a Esposende, conheça algumas das casas que dão bom nome à doçaria no Minho.

Publicidade
Praia do Quião
© João Saramago
Coisas para fazer

As melhores praias do Minho

Areais de perder de vista, bares com bons comes e bebes, muitas ondas e muito vento, claro, um bom aliado para quem pratica windsurf, por exemplo. Agora que o Verão está instalado, fizemos-lhe uma compilação das melhores praias do Minho para que possa aproveitar esta época balnear ao máximo. Damos-lhe sugestões do que ver e fazer nas redondezas, o que comer nos restaurantes e como chegar aos sítios sem dramas ou complicações. Pegue na toalha, no protector solar e nesta lista, e faça-se à estrada. Boas férias. Recomendado: As melhores praias fluviais no Porto e arredores

Galeria Mario Sequeira
©DR
Arte, Galerias

Galerias de arte no Minho que tem de conhecer

Escondidas como os melhores tesouros, as galerias de arte no Minho têm muito para mostrar ao mundo. De quintas agrícolas a edifícios premiados, da pintura ao design, mostramos cinco espaços imperdíveis para acompanhar a arte contemporânea.

Publicidade