Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right O melhor do teatro e dança online esta semana
'Um Libreto Para Ficarem em Casa Seus Anormais' de Albano Jerónimo
© Filipe Ferreira 'Um Libreto Para Ficarem em Casa Seus Anormais' de Albano Jerónimo

O melhor do teatro e dança online esta semana

As salas fecharam, mas os ecrãs continuam ligados. Conheça as peças de teatro e dança que pode ver online nos próximos tempos.

Por Mariana Duarte
Publicidade

A pandemia fechou todos os espaços culturais. Na impossibilidade de apresentar espectáculos ao vivo, os artistas, salas e companhias estão a mobilizar-se online, com propostas diversas. A arte segue viva, através dos ecrãs. E agora, mais do que nunca, temos todo o tempo do mundo para ver espectáculos de teatro e de dança online, sem sair da cadeira, do sofá ou da cama – vá, não julgamos ninguém. Não será a mesma coisa que ir a um teatro, mas é o que temos por agora. E, na dúvida, é melhor aproveitar. Saiba o que pode ver em streaming nos próximos dias.

Recomendado: Balleteatro apresenta programa online para todas as idades

 

O melhor do teatro e dança online esta semana:

Amor e Informação

A iniciativa #teatroemcasa, do Teatro Aberto, termina na quinta 30 com o espectáculo Amor e Informação, de Caryl Churchill, aqui encenado por João Lourenço. Esta peça, co-produzida pelo Teatro Nacional São João, foi distinguida com o Prémio Autores 2015. 

História Universal do Teatro em três zooms, provavelmente

O Teatro Nacional São João (TNSJ) lança uma masterclass online sobre a história do teatro, dividida em três capítulos e orientada pelo director artístico e encenador Nuno Cardoso, juntamente com o elenco quase-residente do teatro. Esta será “uma história improvisada e imprevisível”. A masterclass arrancou na terça, no Zoom (senha: 174342), mas ainda vai a tempo das últimas duas aulas, na quarta 29 e quinta 30, às 18.00.

Publicidade

Leituras de Quarentena

Até quinta-feira 30, o elenco “quase residente” do TNSJ prossegue com as sessões de leitura de Decameron (1348-1353), um conjunto de 100 novelas escritas por Giovanni Boccaccio em plena Peste Negra. Para ver no Vimeo ou no Facebook.

O Grande Dia da Batalha

A programação online de Maio do Teatro Nacional D. Maria II arranca com uma produção dos Artistas Unidos. Para pensar o capitalismo e a agonia da precariedade, o encenador Jorge Silva Melo vai beber a Albergue Nocturno, do russo Máximo Gorki, escritor do realismo socialista e da revolução do proletariado. A ver na sexta 1, às 21.00, no Vimeo.

Publicidade

BoCA Online

A segunda semana do ciclo de programação online da BoCA - Biennial of Contemporary Arts conta, no sábado 2, às 22.00, com um live streaming de uma performance da coreógrafa e bailarina Tânia Carvalho. No final, há uma conversa com a artista moderada por John Romão, director artístico da BoCA.

Um Libreto Para Ficarem em Casa Seus Anormais

Com um título que hoje ganha um outro significado (e pertinência), este espectáculo-ópera encenado por Albano Jerónimo parte de um texto de Rodrigo Garcia, cruzando-o com o imaginário de Fitzcarraldo, de Werner Herzog. Para ver agora na Sala Online do D. Maria II.

Publicidade

Cacilda

O Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias do Brasil e da América Latina, tem disponibilizado, no seu canal de YouTube, várias produções do seu portfólio. Uma delas é Cacilda, criada por Zé Celso a partir da vida e da obra da actriz Cacilda Becker (1921-1969), abrindo o livro da história do teatro brasileiro.

North Country

Estreada em 2016, esta criação do britânico Tajinder Singh Hayer conta a história de três adolescentes que lutam para sobreviver num mundo pós-epidemia. Até 7 de Maio, fica disponível a versão da peça filmada através de telemóveis e que foi criada para as plataformas digitais, ainda antes de sabermos que uma pandemia ia, de facto, tomar conta do mundo.

Mais Palco:

Nuno Cardoso orienta masterclass online sobre a história do teatro
© DR

Nuno Cardoso orienta masterclass online sobre a história do teatro

Notícias Teatro e artes performativas

Os primeiros textos dramáticos remontam à Grécia Antiga, mas o teatro e a humanidade andam de mãos dadas desde a pré-história. Nesse sentido, contar a história do teatro afigura-se como uma missão hercúlea, mas é o que Nuno Cardoso, encenador e director artístico do Teatro Nacional São João, se propõe fazer na masterclass online "História Universal do Teatro em três zooms, provavelmente", que acontece entre 28 e 30 de Abril. A masterclass decorre em três sessões de 40 minutos, sempre às 18.00 e, como o nome deixa antever, na plataforma de videoconferências Zoom. Nuno Cardoso será acompanhado pelo elenco “quase” residente do TNSJ para conduzir os participantes por uma “história improvisada e imprevisível, em que a ficção inerente ao próprio acto de contar é assumida ludicamente”, lê-se no site do Teatro. Esta não é a primeira vez que Nuno Cardoso se lança a “uma viagem alucinante pelo tempo e pelas formas de nos representarmos”. A 7 de Março, apresentou a "História do Teatro Ocidental em Duas Horas", no Teatro Carlos Alberto. Agora, o desafio é ainda maior, quer pelas circunstâncias, quer pelo espaço e tempo abrangidos. Para assistir, basta instalar a aplicação (se ainda não a tiver) e aceder através deste link, inserindo a senha 174342. + Até Junho, há teatro de marionetas para ver em casa + Balleteatro apresenta programa online para todas as idades + Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e

Há espectáculos até Junho
Pedro Sardinha

Até Junho, há teatro de marionetas para ver em casa

Notícias Teatro e artes performativas

'Temporada Primavera Em Casa' é o nome da iniciativa do Teatro de Marionetas do Porto que vai disponibilizar gratuitamente peças para levar a cultura a quem está dentro de portas. Os espectáculos são transmitidos de quarta-feira a domingo através de um link divulgado na página de Facebook e Instagram da instituição. "Para este tempo de recolhimento que todos vivemos, a equipa Marionetas do Porto propõe uma temporada de espectáculos que permite ao público descobrir ou revisitar peças emblemáticas dirigidas a todos, de forma a continuarmos juntos", lê-se na publicação em que foi anunciada a iniciativa. Nada ou o silêncio de Beckett e História da Praia Grande são as duas peças que já estiveram disponíveis, mas a iniciativa vai continuar até Julho. Agarre a manta e o computador, em tempo de pandemia o espectáculo continua. + Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal + Portugal #EntraEmCena para ajudar os artistas + Há 20 livros de Fernando Pessoa para download gratuito Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Rivoli
© DR

Teatro Municipal do Porto retoma actividade em Setembro

Notícias Eventos e festivais

Todos os espectáculos que estavam agendados entre Março e Julho no Teatro Municipal do Porto serão integrados na temporada 2020/2021, que arranca em Setembro. Devido ao impacto provocado pela pandemia de Covid-19, o Teatro Municipal suspendeu a programação entre Março e Julho, mas vai assumir a totalidade dos compromissos com artistas e companhias, integrando todos os 22 eventos que não foram apresentados. A actividade será retomada em Setembro, caso as regras sanitárias impostas na ocasião assim o permitam. Nestes reagendamentos estão contemplados os projectos que seriam apresentados no âmbito do Festival Dias da Dança e as estreias de vários espectáculos nacionais, como Estro/Watts - Poesia da Idade do Rock, do Teatro Experimental do Porto em colaboração com o músico Paulo Furtado (7 e 8 de Novembro), Noite de Primavera, do Teatro Nova Europa (21 a 24 de Janeiro de 2021), e Lágrimas de Crocodilo, dos Jovens Artistas Associados do TMP, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo. Foram atribuídas novas datas às estreias em Portugal de Canzone per Ornella e Postcards from Vietnam (14 e 16 de Janeiro de 2021), do coreógrafo Raimund Hoghe, e de For four walls, RainForest e Sounddance, programa apresentado pelo CCN - Ballet de Lorraine, em comemoração do 100.º aniversário de Merce Cunningham (11 e 12 de Junho de 2021). Anne Teresa de Keersmaeker, coreógrafa e fundadora da companhia belga Rosas, regressará ao Rivoli em 2021, nos dias 12 e 13 de Março, bem como o marionetista francês Renau

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade