A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Peniche
D.R.

Entre na onda de Peniche

Desde 2009 que Peniche está no mapa do surf mundial, com o MEO Rip Curl Pro Portugal na praia de Supertubos. Este ano a prova acontece de 8 a 16 Março. Aproveite a ocasião para ir até à capital da onda. Melhor pretexto não há.

Time Out em associação com MEO
Publicidade

Peniche é o mar, as praias a sul até Consolação ou a norte, do Baleal à Lagoa de Óbidos. É o cheiro a peixe grelhado no Verão e o aconchego da caldeirada no Inverno. É o vento a bater na cara enquanto se olha a Berlenga, do Cabo Carvoeiro, com um nevoeiro que não se vê em mais lado nenhum, ou com a sorte de um dia limpo quando está mau em todo o lado. É um pequeno enclave na costa, meio descoberto, meio por descobrir, talvez ainda mal aproveitado. Peniche é hoje a capital do surf no país, e por estes dias palco da famosa etapa do circuito mundial, mas não deixava de existir se não houvesse nem uma onda. Com mais ou menos surf, siga as nossas coordenadas para uns dias bem passados em Peniche.

1. Para explorar | Ilha da Berlenga

Acaba de chegar a Peniche e o surf está parado por falta de ondas. Excelente, porque isso é sinal de que o mar está calmo e pode aproveitar para dar um salto em segurança até à Ilha da Berlenga. Vá até ao Cais de Peniche, no antigo porto de pesca, e compre uma viagem de ida e volta. Uma vez no destino, suba as escadarias, passeie nos trilhos até ao farol e ao forte, observe a fauna e a flora no meio do Atlântico, e depois desça até ao bairro dos pescadores ou à fortaleza para um lanche. Com a barriga cheia, entre num táxi aquático para visitar as grutas, passe pela gigantesca Cova do Sonho ou pela Tromba do Elefante.

2. Para comer | Vários locais
D.R.

2. Para comer | Vários locais

A Tasca do Joel começou por ser um pequeno ponto de encontro de pescadores: ali servia-se pão e vinho e deixava-se à disposição dos homens do mar uma grelha para assar o peixe que tinham apanhado de manhã. Mas, passados 40 anos desde a sua fundação, esta tasca é cada vez menos tasca e cada vez mais um restaurante de créditos firmados na gastronomia local. As especialidades do restaurante são o bacalhau, feito em forno a lenha, e o peixe fresco do dia. Convém marcar mesa ao fim-de-semana e durante os dias de campeonato (Rua do Lapadusso, 73.  262 782 945. Ter-Sáb 12.00-14.30 e 19.00-22.30, Dom 12.00-14.30). Quem procura algo mais leve e em conta ou com opções vegetarianas tem na Cantina de Ferrel, um restaurante italiano, uma aposta certeira (Avenida do Mar, 30. 962 799 542. Qua-Sex 19.00-22.00, Sáb-Dom 12.30-14.30 e 19.00-22.00). As mesmas palavras funcionam para a Funky Donkey Pizza (Rua 5 de Agosto, 1. 262 769 261. Qua-Dom 12.30-14.30 e 19.00-22.00).

3. Para beber um copo | Surfer's Lodge
D.R.

3. Para beber um copo | Surfer's Lodge

Na Avenida do Mar fica este hotel/restaurante/bar que serve de quartel-general para inúmeros surfistas que ao longo do ano visitam Peniche — tem uma agenda farta em matéria de actividade física, do yoga ao skate, passando por passeios de bicicleta, sem esquecer, claro, tudo quanto é desportos de prancha. Por estes dias, é também um dos sítios onde se juntam muitos dos atletas ao final da tarde, mais concretamente no terraço, para beber um copo e ouvir música ao vivo. Avenida do Mar, 132. O bar funciona de segunda a domingo até à meia-noite.

4. Para comprar | Hang Five e 58 Surf
D.R.

4. Para comprar | Hang Five e 58 Surf

Para os mais desentendidos, o termo hang five é o nome de uma manobra no longboard (uma espécie de surf mas com uma prancha maior), em que o surfista, ao mesmo tempo que desliza na onda, caminha até bico da prancha, "abraçando" com os cinco dedos de um pé o seu extremo, ou nose, deixando o outro pé ligeiramente mais atrás. No Baleal, Hang Five significa também uma bonita concept store, que vende pranchas, material técnico e peças de roupa engraçadas, serve snacks e sumos, e organiza alguns concertos (Avenida do Mar, 97, Fracção C. 912 292 857. Qua-Sáb 10.00-21.00 e 10.00-19.00). Mais antiga e incontornável é a 58 Surf, criada em 1999 por um surfista de Peniche, oferecendo uma ampla variedade de material técnico e acessórios de surf, bem como uma selecção de roupa e calçado das melhores marcas. Durante o campeonato, habitualmente ao final da tarde, organiza festas animadas por música ao vivo e DJs, e com a presença garantida de alguns dos melhores surfistas do mundo. (Rua Infante D. Henrique, Lote 4 Loja 1 - R/C. 261 860 900. Seg-Dom 9.00-19.00.)

5. Para dormir | Vários locais
D.R.

5. Para dormir | Vários locais

Durante a passagem do MEO Rip Curl Pro Portugal, Peniche não é para principiantes. Por isso, conseguir alojamento de um dia para o outro, pode não ser tarefa fácil. Mas por aqui só há derrotados quando a bateria acaba, e por aí também deve ser esse o espírito. Assim, tente estas opções: o MH Hotel Peniche (Avenida Monsenhor Bastos. 262 780 500), o MH Atlântico (Avenida do Golfe. Atouguia da Baleia. 262 757 700), o MH Dona Rita (Avenida do Golf - Praia da Consolação. 262 757 800), o Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort (Avenida D. Inês De Castro N°1 - Vale De Janelas 262 905 100), ou o Selina Peniche, bom também para jantar e beber um copo, no restaurante mexicano El Chilito, irmão mais novo do já famoso Paco Bigotes, no Estoril (Av. do Mar, 100. 933 404 713).

E HOJE, HÁ SURF?

Para os que não sabem bem ao que vão, mas acham graça a isto do surf, aqui vai uma breve explicação de como a competição funciona. Como em qualquer outra etapa, há uma janela temporal definida para a prova de Supertubos se realizar e, durante este período, o evento acontece sempre nas melhores condições possíveis. E o que é que isto significa? Significa que pode sair de casa de manhã e rumar a Peniche, porque viu na internet que a competição estava “On”, e quando lá chegar deparar-se com tudo “On Hold” ou mesmo “Off for today”, porque entretanto a maré subiu ou desceu, o vento offshore (que vem da terra) ficou muito forte e deixou de permitir a formação correcta dos tubos, ou as previsões para os próximos dias melhoraram substancialmente. Todavia, tal imprevisto não é necessariamente mau, especialmente se tiver consigo o MEO Go, um serviço que permite ver a TV do MEO, dentro e fora de casa, através do smartphone, tablet e PC. Para tal, basta instalar a aplicação MEO Go, entrar e começar imediatamente a ver TV, aceder aos canais do seu pacote, às gravações automáticas, ao videoclube e aos clipes. A melhor parte? O MEO Go é grátis dentro de casa, basta estar ligado ao WiFi do serviço MEO (TV+Net). Em viagem, tem um custo mensal de apenas 4,99€, sem fidelização, e com a benesse de, ao utilizar a App MEO Go na rede MEO, não gastar dados móveis do seu plafond de internet.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade