A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa Clichê

  • Arte, Fotografia
  • Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande/Entrecampos/Alvalade
Daniel Blaufuks, exposição, Museu de Lisboa
© Daniel Blaufuks
Publicidade

A Time Out diz

A exposição Lisboa Clichê, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Pavilhão Preto), apresenta um conjunto de memórias fotográficas de Daniel Blaufuks.

No Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a exposição temporária Lisboa Clichê exibe uma selecção de 80 fotografias de Daniel Blaufuks, de entre as mais de 300 que integram o livro com o mesmo nome, editado pela Tinta-da-China e apresentado neste museu a 28 de Setembro. 

Nesta obra, o “clichê” remete-nos para espaços familiares, muitos deles já desaparecidos devido ao movimento de cosmopolitização do final dos anos 80, habitualmente frequentados pelo artista e pelo seu círculo de amigos e conhecidos. É a Lisboa das tascas e casas de pasto, do fecho dos cinemas históricos, da vida boémia no Bairro Alto, da liberdade no mítico Frágil, das bandas rock portuguesas, dos encontros e desencontros na era das cabines telefónicas, do grande incêndio no Chiado, dos últimos alfaiates e das primeiras reconstruções urbanas preservando cirurgicamente as fachadas. 

Bonitas memórias de uma cidade em transição, com o consequente desaparecimento de alguns elementos icónicos que lhe conferiam uma aura poética e cinematográfica – “a nossa Alexandria”, nas palavras de Daniel Blaufuks.

Escrito por
Sara Sanz Pinto

Detalhes

Endereço
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Palácio Pimenta
Campo Grande, 245
Lisboa
1700-091
Transporte
Metro Campo Grande
Preço
3€
Horário
Ter-Dom 10.00-18.00

Datas e horários

Publicidade
Também poderá gostar