Peter Van Stralen

Arte, Fotografia Gratuito
0 Gostar
Guardar
Peter Van Stralen
©Peter van Stralen

As bailarinas são a grande paixão de Peter Van Stralen. Convida-as para o estúdio e o resto já se sabe como é. Saem retratos incríveis.

Não dá para dissociar a fotografia a preto e branco do trabalho de Peter Van Stralen. Para todos os efeitos, em Lisboa, o fotógrafo holandês acertou em cheio na galeria. É na Colorida Art Gallery que algumas das imagens mais representativas do trabalho do autor ficam expostas durante os próximos dias.

Van Stralen tem uma obsessão pelo corpo feminino (basta pesquisar o nome no Google e ver o que aparece), de tal maneira que passou os últimos anos a fotografá-lo e a editar livros onde mostra o resultado. E se, à primeira impressão, fotografias de mulheres nuas parecem um tema mais ou menos corriqueiro, estas que o fotógrafo holandês leva para o estúdio roçam o atlético.

As bailarinas têm sido a sua grande paixão e é precisamente através do fundo neutro e da fotografia a preto e branco que lhes capta os movimentos. Músculos, ossos e tendões saltam à vista e dão-nos a noção do movimento, apesar da imagem estática, presa à fracção de segundo em que foi feito o disparo. As coreografias são assim levadas a estúdio e os momentos altos revelados.

“Estou profundamente agradecido às bailarinas por todo o esforço e pela inspiração que me trouxeram ao longo de inúmeras sessões fotográficas. Além disso, não considero que estas imagens sejam apenas minhas. São um trabalho nosso”, afirma o autor num texto sobre o projecto dos últimos anos.

As imagens agora mostradas em Lisboa saem directamente do último livro editado pelo fotógrafo. Odd Bodies não foi o primeiro com este conteúdo e parece que também não será o último, já que Peter Van Stralen não tenciona largar as suas bailarinas tão depressa.

Por Mauro Gonçalves

Publicado:

LiveReviews|0
1 person listening