Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Lagunitas Dogtoberfest: beber uma grande cerveja é um gesto solidário
Bar, Canil, Lagunitas, Dogtoberfest
Gabriell Vieira

Lagunitas Dogtoberfest: beber uma grande cerveja é um gesto solidário

Em Outubro, ao beber uma Lagunitas IPA pode contribuir para a SOS Animal e ajudar cães necessitados. Para nos falar deste evento solidário e da cerveja Lagunitas, entrevistámos Nina, uma caniche que é barmaid e gosta de levar uma vida de cão.

Time Out em associação com Lagunitas
Publicidade

Chama-se Nina, e encontrámo-la a servir ao balcão do Canil, uma das melhores casas de cerveja em Lisboa e um dos bares que aderiram ao evento Lagunitas Dogtoberfest, que acontece em Outubro um pouco por todo o país. Como boa barmaid, Nina tem uma história para contar a propósito de tudo e uma piada pronta a propósito de nada. Ora, se há marca que tem grandes histórias para contar, é a Lagunitas Brewing Company, que há quase três décadas as colecciona, ao mesmo ritmo que colecciona fãs e apreciadores. Nina conhece bem a história desta marca que partiu da Califórnia à conquista do mundo e, numa conversa informal de balcão, diz-nos tudo o que precisamos saber sobre o Lagunitas Dogtoberfest.

Olá Nina, muito bom dia. 
Au, au!

Perdão?!
Estava a brincar consigo. Como não é costume os cães falarem, quis criar suspense. 

Ah! Boa. Bom, antes de mais, muito obrigado por estar aqui connosco para falar deste Lagunitas Dogtoberfest, num enquadramento tão sugestivo. Estamos ao balcão do Canil a ter uma conversa ca Nina…
...

… piada forçada?
Abaixo de cão.

...ok. Adiante então. Explique-nos lá o que vem a ser isto do Lagunitas Dogtoberfest.
Ora bem, como sabe Outubro é conhecido como o mês da cerveja, muito por causa do famoso Oktoberfest alemão, que entretanto se espalhou um pouco por todo o mundo. Vai daí, a malta da Lagunitas decidiu criar este novo evento inspirado no grande festival de Munique, mas com esta bela ideia: transformar cada IPA bebida num donativo para ajudar cães necessitados. 

Isso é uma bela ideia!
Foi o que acabei de lhe latir. 

Explique-nos como é que isso funciona.
É simples. Ao longo de todo este mês de Outubro, por cada cerveja Lagunitas IPA vendida nos bares e restaurantes participantes no evento, uma percentagem do valor reverte para a SOS Animal.

Significa que quanto mais beber, mais estou a ajudar?
Bem, isto é para ir com calma. Se beber demais, pode até ajudar um canil inteiro, só que depois não pode com uma gata pelo rabo. Mas sim, o princípio é esse: juntar o prazer de uma grande cerveja à recompensa de um grande gesto. 

E onde é que isto vai acontecer?
Um pouco por todo o país. São 27 bares e outros pontos de venda espalhados do Algarve ao Minho. Se quiser já lhe dou a lista completa para poder colar ali em baixo, no fim da entrevista. É muita gente a querer ajudar, já viu? E todas as semanas há-de haver surpresas e passatempos a acontecer. 

Mas afinal o que há em comum entre uma cerveja e um cão?
Ambos são muito dados ao xixi. 

Como assim?!
Bem, a cerveja é bastante diurética, certo? Eu na verdade acho que uma cerveja não se compra, aluga-se. E os rapazes da minha espécie, como sabe, gostam de marcar o território a toda a hora. Mas se vou ter de explicar todas as piadas, isto vai ficar uma conversa muito chata.

Já vi que gosta muito de piadas.
Sabe aquela do cão que só tinha três patas?

Não
Foi urinar e caiu.

Está boa, sim senhora. Mas perguntava-lhe, em concreto, qual é a ligação da Lagunitas aos cães.
A Lagunitas é famosa por nos adorar. Desde que o Tony Magee criou a primeira cerveja Lagunitas na Califórnia, já lá vão 27 anos, que os cães estão presentes em tudo o que esta marca incrível faz. Estamos nos rótulos, nos escritórios da empresa e até na cervejeira. Toda a gente que tenha cães é incentivada a levá-los consigo para o trabalho. 

Isso é incrível!
Enfim, eu não gosto de trazer o meu cão para o trabalho. Faz-me com cada cena de ciúmes... Mas sim, no caso da Lagunitas faz parte da cultura da empresa e do ADN da marca. Desde o início, em 1993, que a Lagunitas apoia cães carenciados. Por exemplo, sempre ofereceram cerveja para qualquer evento de beneficência que tivesse como objectivo ajudar malta da minha espécie. Esta ideia do Lagunitas Dogtoberfest é a consequência natural de toda essa história e uma forma de celebrar a ligação que a marca selou entre dois dos melhores amigos do Homem: a cerveja e o cão. 

Neste caso, celebra-se a ligação a uma cerveja em concreto. Fale-nos da Lagunitas IPA.
Bom, posso dizer-lhe várias coisas. A India Pale Ale é um estilo de cerveja muito lupulado, com aromas e sabores frutados e florais. Foram criadas originalmente em Inglaterra e exportadas para a Índia. Mas quando hoje pensamos em IPA, pensamos nas suas diversas variantes americanas, e esta que a Lagunitas criou é realmente fantástica. Enfim, podia dizer muitas coisas. Mas como eles dizem, melhor é deixar a cerveja falar por si. 

Não é a primeira vez que a Lagunitas se associa à SOS Animal.
Não é, não. Por exemplo, durante a quarentena – aquele tempo em que toda a gente nos usava como pretexto para poder ir à rua, lembra-se? -– a Lagunitas promoveu o apadrinhamento da malta que está ao cuidado da SOS Animal. Nesses tempos difíceis para todos, quem decidisse apoiar um cão da associação recebia como presente de agradecimento um kit com uma data de cervejas e várias peças catitas de merchandising. 

Bom, Nina, muito obrigado. Não lhe tomamos mais tempo, vejo que tem clientes à espera. Alguma coisa que queira acrescentar?
Sim. Sejam responsáveis, bebam com moderação. Não precisam de uma cadela para ajudar um cão.

Bares e restaurantes aderentes

Braga
Páteo da Sé (Rua Dom Paio Mendes)
Hamburgueria Burguês (Praça da República nº 4, Avenida Central, Braga – 1º piso Café Astória)

Porto 
Catraio (Rua da Cedofeita, 256)
Armazém da Cerveja (Rua Formosa, 130)
Miradouro Ignez (Rua da Restauração 252)
Celta Endovélico (Rua do Bonjardim 680)
Pinguim Café (Rua de Belomonte 65)
Casa Agrícola (Shopping Cidade do Porto, Rua do Bom Sucesso, 241/243)
Dickens (Av. da Boavista, 901)

Matosinhos
Hoptrip (Rua Heróis de França 617)

Coimbra
Coolaboola Colab (Praça do Comércio nº50)
The Murphy’s Irish Pub (Rua Almeida Garrett, 1) 

Santarém
Ponto G (Rua Serpa Pinto, 1)

Lisboa
21 Brew Pub (Rua Angelina Vidal 53A)
Tailors (Rua Prof. João Barreira 13, Telheiras)
O’Malta Bistro (Rua Carvalho Araújo 24)
DeBru (Rua Luciano Cordeiro, 2C)
Anjos 70 (Regueirão Anjos, 70)
O Purista (Nova da Trindade, 16C)
Canil (Rua dos Douradores, 133)
Delirium (Calçada Nova de São Francisco 2A)
Hennessy’s (Rua Cais do Sodré, 32-38)
O’Gilins Irish Pub (Rua dos Remolares 8/10) 

Cascais
Na Medida (Rua Freitas Reis 24E)
Cooleys (Praça 5 de Outubro, 31)

Faro
Boheme (Rua Conselheiro Bivar 2)

Sagres
3 Little Birds (Rua do Mercado)

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade