A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A BCook envia-lhe a receita e todos os ingredientes: é ligar o lume e cozinhar

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Se sua cruz é o caminho até à mise en place, não desista já de ler, apesar da quantidade de texto deste artigo. Isto vai ser sobre um novo serviço que mete numa caixa de cartão uma receita original e todos os ingredientes de que precisa para a concretizar, nas quantidades certas, embalados em vácuo, prontos para só ter mesmo de exibir as suas técnicas com a faca de chef, dar à colher de pau e cozinhar. A caixa é enviada para casa pela BCook, o novo serviço de subscrição que lhe planeia as receitas para a semana em doses para dois ou para quatro pessoas. Se estiver sozinho, trabalhe para a marmita.

Em fase de teste desde Maio, a BCook começa agora a trabalhar em pleno e a cobrir a área do centro de Lisboa, Amadora, Odivelas e Oeiras, além de algumas freguesias dos concelhos de Cascais, Loures e Sintra. Todas as semanas há quatro receitas disponíveis para encomenda no site – uma de carne, outra de peixe, uma vegetariana e uma refeição rotativa que vai alternando entre estes três tipos. A ideia de Cláudia Vasconcelos e Miguel Silva, os dois dos sócios da marca, é que este serviço se torne uma subscrição mensal para as famílias (embora seja fácil de suspender por uma semana ou de alterar as definições semana a semana), por isso o preço por pessoa por refeição (à volta de 8,50€) vai diminuindo se pedir mais refeições numa semana.

O brasileiro bobó de frango foi um dos pratos de carne da BCook
DR

A ideia partiu da falta de tempo para ir às compras, para cozinhar, para experimentar ingredientes exóticos e raros sem ter de andar a fazer piscinas em lojas especializadas – não vai precisar de comprar um frasco de tahini para fazer hummus pela primeira vez e guardar o que sobra até um ano depois da validade.

“Há um grande desperdício alimentar no ciclo de uma refeição. Queríamos criar um serviço único e inovador e que acabasse com esse ponto que nos cria alguma angústia. Queríamos entregar o prazer de cozinhar e aprender a cozinhar sem grande risco e num ambiente controlado”, conta Miguel na apresentação da marca, acrescentando à vantagem de não ter nada esquecido no frigorífico a possibilidade de entrar nos ritmos da natureza, já que Mónica Pereira, a criadora das receitas, dá sempre prioridade aos ingredientes da época. “São os alimentos de época os mais ricos a nível nutricional e no aspecto da sua frescura. Vamos sempre preferir um equilíbrio nutricional, que não tem a ver com uma contagem de calorias mas com a conjugação dos nutrientes, vamos preferir os alimentos pouco cozinhados ou crus, as ervas”, explica a nutricionista do projecto, Tânia Barbosa.

Mónica Pereira, que vai ter vídeos online a explicar algumas das técnicas usadas nas receitas, faz por usar ingredientes que não estão todos os dias na maioria das casas portuguesas – um feijão mungo, óleo de dendê, pimpinela – mas “não uso por usar, só quando faz sentido”, diz. É que as 40 receitas que cria e testa por trimestre também são uma oportunidade de uma pequena volta ao mundo de volta dos tachos. E sempre sem precisar de passar pelo Martim Moniz para comprar um saco de garam masala, só para usar uma colherzinha de chá.

As receitas vão estando todas disponíveis no site, se bem que a ficha com as indicações e as quantidades chega a casa no mesmo caixote dos ingredientes. "Não é mais um site de receitas”, garante Cláudia, “temos outro valor acrescentado, queremos ser algo que representa a redução de preocupações para as famílias, uma referência quando se pensa em planeamento e alimentação das famílias”.

Até domingo pode encomendar vaca e legumes com molho de soja e amendoim, moussaka vegetariana, falafel saudável (spoiler: não é frito, é feito no forno) ou moqueca de peixe, para lhe serem entregues terça ou quinta. Se não estiver convencido com a ideia de uma caixa de cartão ser a sua rede para o jantar, há o BCook tester, que só lhe entrega uma refeição para dois. 

+ Não quer nem cozinhar nem jantar fora? Estas são as melhores entregas ao domicílio em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade