A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A revolução do yé-yé no canal ARTE

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Françoise Hardy, Sylvie Vartan ou Johnny Hallyday foram expoentes da música yé-yé em França nos anos 60, uma era que o ARTE recorda este sábado, dia 4.

A expressão yé-yé, rezam as crónicas, vem do refrão “Yeah, yeah, yeah!” da canção “She Loves You”, dos Beatles, e era aplicada, nos anos 60, quer à música pop da altura, quer aos jovens que a ouviam, os yé-yés. Além de Inglaterra e dos EUA, França foi um dos expoentes do yé-yé e esses anos em que a cultura adolescente começou a manifestar-se pela primeira vez, sobretudo através da música, vão ser recordados no sábado, no ARTE.

Às 23.20, abertura com o documentário Yéyé Revolution, que passa em revista a explosão da música pop em França, através de nomes com Françoise Hardy (na foto), Johnny Hallyday, Sheila ou Sylvie Vartan. Segue-se, às 00.15, Françoise Hardy : La discrète, um retrato da célebre cantora que foi um dos nomes maiores do yé-yé na década de 60. Hardy revive aqui esses tempos e o documentário inclui depoimentos de cantoras que influenciou. Conclusão às 01.10, com Eddie Barclay, le roi du showbiz, sobre o mítico produtor que lançou desde Léo Ferré e Jacques Brel a grande parte dos cantores yé-yé.

Últimas notícias

    Publicidade