A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Time Out feita por si: os projectos que andávamos a perder

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Afinal que projectos mexem com a cidade e o que andamos nós a perder? Seguimos as pistas de três leitores e descobrimos até um segredo dentro de casa.

LIFE’AR (na imagem)

“A Life’ar é um grupo de criativos que cria percursos singulares por Lisboa, que são registados na sua integridade por uma fotógrafa profissional. Os percursos são acompanhados por um residente da cidade, que pode atestar a história e tradições lisboetas” Pedro Serrano

Pedimos segredos da cidade e Pedro Serrano revelou-nos um segredo em casa. É dizer: aqui mesmo da redacção. Falamos de Mariana Valle Lima, a fotógrafa deste projecto, que propõe um passeio à medida por Lisboa. Mas não é só isso. Ou melhor, a Life’Ar é mais do que isso: “Tentamos fazer pequenos contos.” As palavras são de Pedro, o leitor que se auto-sugeriu, digamos assim, sem sequer ter avisado Mariana, que foi apanhada de surpresa por nós. Mas vamos ao que interessa: este projecto propõe-se a organizar um passeio, um copo ao final do dia, um jantar ou o que mais se quiser, e Mariana regista tudo. Ele diz que ela é uma ninja da máquina, ela diz que é transparente. Nem se dá por ela. No final, terá um álbum com as fotografias da experiência. É só dizer-lhes o que quer, que eles tratam. Fale com eles aqui: life.ar.lisboa@gmail.com.

MOVE – NÚCLEO DE DESPORTO

A proposta de Maria João Almeida foi curta e sem explicações e nós bem tentámos que esta leitora nos justificasse a recomendação. Nada. Ainda assim, não deixámos cair a proposta. Afinal, se há território onde o sexismo e o preconceito ainda é rei é no desporto. E foi exactamente para combater este estigma que a ILGA Portugal — Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo criou um grupo de desporto e as modalidades são tão variadas quanto pole dance, yoga, ténis, vólei ou futebol. O MOVE – Núcleo de Desporto não é novo mas está sempre aberto a novas inscrições. Se acha que desporto não é para si, fique a saber que a ILGA não está à procura de profissionais. É só mesmo para se pôr a mexer. Sem medos. Aqui ninguém julga ninguém.

Rua dos Fanqueiros, 40. 969 367 005. desporto@ilga-Portugal.pt

MUITA FRUTA

“Um projecto muito giro que combate o desperdício de fruta.” Lígia Gomes

“Vamos tornar a cidade num pomar!” A proposta é deste Muita Fruta, das mesmas pessoas que nos deram a Cozinha Popular da Mouraria, em parceria com o Colégio F3 (Food, Farming and Forestry) da Universidade de Lisboa. A ideia é simples, embora complexa na prática: mapear todas as árvores de fruto da cidade, perceber onde é que existe desperdício e descuido para depois se cuidar e distribuir a fruta que não é apanhada. Para quê? Para dar a quem precisa. Também já fizeram “coisas incríveis”, nas palavras de Lígia: uma marmelada comunitária com a fruta apanhada.

www.muitafruta.org

REMOTE YEAR

Foi através de Lígia Gomes (aqui em cima) que ficámos a conhecer este projecto, que até já tem um espaço de cowork em Lisboa. Tudo porque Lígia conheceu o Muita Fruta através do Remote Year, o programa que leva os nómadas digitais a viajarem pelo mundo. E o que são nómadas digitais? Basicamente são empreendedores sem escritório fixo, andam um mês em cada país. “Uma das minhas apostas é tornar o turismo deles mais sustentável e por isso procurava oportunidades para que eles fizessem alguma acção que tivesse um impacto positivo na nossa cidade”, explica-nos Lígia. Quer saber mais? Procure aqui.

Últimas notícias

    Publicidade