A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Adeus, Lusitano Clube

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

A associação com 111 anos fica sem casa em Janeiro para dar lugar a apartamentos de luxo. A Roda de Choro, uma das muitas actividades da colectividade de Alfama, é a primeira a despedir-se, na quinta-feira.

“Alfama não é só fado e sardinhas.” Quem o diz é David Costa, presidente do Lusitano Clube, a associação de Alfama com 111 anos (festejados a 5 de Dezembro), que deverá ficar sem sede nos próximos tempos. A data prevista para o despejo é 15 de Janeiro e o prédio, “com as novas leis de rendas”, será transformado em “apartamentos de luxo”.

“Só saímos daqui quando o projecto dos apartamentos for aprovado pela Câmara”, sublinha o presidente.  Depois disso, ficam sem a sua casa centenária, mas ainda pode haver salvação: “Reside na Câmara Municipal de Lisboa a nossa esperança na obtenção de um novo espaço e na audição daquilo que temos para propor”, continua David.

O presidente queixa-se da falta de apoio da Junta de Santa Maria Maior, que tem “ignorado” o papel da associação em “promover a cultura e a aproximação das pessoas do bairro”, lê-se numa petição online – “ao contrário dos moradores e turistas” que a costumam frequentar, acrescenta.

A esperança está numa nova morada para acolher as muitas actividades do clube, de aulas de lindy hop a concertos, festas, um baile da comunidade italiana ou a roda de choro brasileiro, a primeira a despedir-se, já na quinta-feira, 15, às 22.30, e uma das responsáveis pelas grandes “enchentes” no Lusitano (5€ a entrada).

“Ao fim de 111 anos este não é um clube decrépito, tem um papel bastante importante na vida do bairro”, reforça o presidente. Não se sabe até quando se vai estender a programação do Lusitano. Para já há um concerto de Memória de Peixe agendado para o início de Janeiro e uma festa privada no fim de ano.

O Grupo de Samba de Gafieira de Lisboa, que costuma dançar todas as quintas-feiras no espaço, vai organizar no domingo, 18, a partir das 19.00, um baile de despedida no “maravilhoso salão que fez a alegria de tanta gente”, escrevem no evento de Facebook.

Lusitano Clube, Rua de São João da Praça, 81 (Alfama). 93 894 7818

Últimas notícias

    Publicidade