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Aruki: cinco coisas que tem de saber sobre o novo sushi ao domicílio

Escrito por
Mariana Correia de Barros
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Nasce esta quinta-feira o Aruki, Sushi Delivery by Confraria, um novo negócio que entrega sushi ao domicílio em Lisboa, e que também tem uma loja para take-away. A Time Out falou com os mentores da ideia a conta-lhe tudo o que precisa de saber para receber boa comida japonesa em casa.

  1. Aruki, o mensageiro do sushi. Aruki era o nome dado aos mensageiros japoneses que entregavam recados nos séculos XVI e XVII, com o corpo todo tatuado e vestidos (ou melhor, despidos) apenas com umas cuecas de pano, estilo lutadores de sumo. Séculos depois, na Lisboa de 2017, nasce o Aruki, o nome dado ao novo negócio de entrega de sushi em casa, com uma pequena loja para take-away numa transversal à Rua de Santa Marta, onde a cozinha e as receitas têm o know-how da Confraria. Aliás o nome completo é Aruki, Sushi Delivery by Confraria. Um mensageiro gastronómico, portanto, que promete entregar sushi, poké bowls e ainda ceviches em casa.
Martim Botton (à esquerda) e Jorge Leote, os porta-vozes da sociedade Aruki
Fotografia: Manuel Manso
  1. Martim Botton e Jorge Leote, os porta-vozes. Para se perceber a génese do negócio é preciso recuar uns meses, ao dia em que Jorge Leote, um dos fundadores da Confraria, e Martim Botton, ex-Santini, tiveram uma conversa casual sobre uma plataforma de delivery mais eficiente do que as actualmente existentes. “Tenho um amigo que trabalha nesta área no Brasil há anos e no mercado sul-americano do delivery está muito desenvolvido. Sempre que ele vinha cá falávamos disto”, conta Jorge. Por outro lado, Martim e outros dois sócios já estavam (e estão) a desenvolver uma plataforma tecnológica de delivery. “E chegámos à conclusão que era uma boa ideia fazer a sociedade e começar a distribuição com uma marca que tivesse o conhecimento da Confraria, mas novas ofertas e um preço competitivo”, diz - até porque a Confraria já tem o seu próprio sistema de entregas ao domicílio. “Isto é um segmento diferente”, frisa Jorge. A ideia ficou fechada em Fevereiro, a sociedade foi montada com vários sócios, dos quais Jorge Leote e Martim Botton são os porta-vozes e, esta quinta-feira, o Aruki, Sushi Delivery by Confraria, abre as portas, as linhas telefónicas e começa a aceitar pedidos via aplicação (Android e iOS). Até 20 de Agosto só vão estar a funcionar aos jantares, a partir de 21 arrancam os almoços.

 

Temaki de salmão
© DR
  1. Japonês, o país da ementa. O menu é quase 100% japonês, mas tem uma excepção havaiana e outra nikkei. Quer isto dizer que vai poder pedir hosomakis, uramakis, temakis, nigiris, gunkans, ou melhor, todas as bases do sushi convencional; tem também algumas especialidades de fusão como o temago roll, o spring roll de salmão, o já conhecido hot Philadelphia da marca Confraria e um menu de fusão com 17 peças que alimenta bem uma boca; tem ainda quatro tipos de poké bowls, as saladas de peixe e arroz que vieram do Havai, como a aruki, com salmão abacate, broto de coentro, pepino, laranja, cebola roxa, couve roxa, caju e malagueta; ceviches de salmão ou peixe branco by Waka, a outra marca de restaurante nikkei que Jorge tem em Cascais; e para rematar em beleza, é possível encomendar Santini em caixas de 500ml. Tudo isto feito com peixe que chega ao restaurante fresco todos os dias, claro. Os preços começam nos 1,80€ (duas gyosas), vão até aos 25€ (um menu de fusão com 34 peças) e o pedido mínimo é de 15€, sem qualquer custo de entrega.
  1. Aplicação, a forma certa de pedir. Para o arranque da marca há um call center, mas o objetivo é que os pedidos sejam feitos via app ou site (ainda a ser finalizado). A aplicação vai ter um histórico de cada cliente, permitir fazer o tracking real do motoboy (aqui chamado de Arukiboy) e incluir o pagamento automático – “a ideia é, mais à frente, eliminar o call center e o dinheiro vivo”, explica Martim Botton. O objectivo é que os pedidos sejam entregues em 40 minutos, mas o limite máximo estabelecido é uma hora. E por enquanto só pode pedir entrega às horas do jantar- de segunda a quinta-feira das 18.30 às 23.00 e de sexta a domingo das 18.00 às 23.30. A partir do dia 21 de Agosto o Aruki , Sushi Delivery by Confraria começa também a funcionar aos almoços.
Poke thai, com atum, salmão, abacate, edamame, manga, maçã verde, alga wakame, couve roxa e molho oriental
© DR
  1. Centro de Lisboa, a zona de entregas. As entregas são feitas num raio aproximado de 2,5km a partir da loja, na Travessa do Enviado de Inglaterra, 14, nas traseiras da Avenida da Liberdade. Geograficamente falando, isto quer dizer que os limites estão na Maria Pia, na Praça de Espanha, em Entrecampos e na Sé. “Queremos abrir outra loja este ano ainda e o objetivo é que cada loja só abranja uma parte de Lisboa”, explica Martim. Quem não está abrangido neste raio de acção pode passar na loja a apanhar o sushi, por enquanto apenas ao jantar.

 Call Center: 21 584 9200. App: Aruki sushi. Loja: Travessa do Enviado de Inglaterra, 14. Seg-Qui 18.30-23.00, Sex-Dom 18.00-23.30

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