A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Aspen. A cápsula da contracultura chega à Culturgest

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Uma revista que é uma caixa e um fresco de uma época fervilhante. Viaje aos anos 60 norte-americanos com a Aspen, memória de uma revolução editorial para ver até Janeiro na Culturgest.

Aspen, Colorado, 1965. Phyllis Johnson é uma editora em férias quando decide lançar um novo projecto editorial. Assim nasce uma revista disposta a medir o pulso à actualidade, mas desenhada de uma forma totalmente inovadora — apresenta-se como uma caixa que se enche de textos, postais, cartazes, discos ou até filmes super 8mm. 

No total, foram lançados dez números, cada qual com um editor e um designer diferentes, qual cápsula do tempo que condensa um momento único e irrepetível. Para mais, a partir do terceiro volume, entram em cena nomes essenciais da cultura norte-americana como Andy Warhol e David Dalton. Não estranhe por isso que tópicos como a cena de performance nova-iorquina, o Minimalismo ou o movimento Fluxus tenham sido objecto de atenção. 

O projecto não ficaria completo sem o resto de um elenco que marca uma época, casos de Le Monte Young, Velvet Underground, George Maciunas, Dan Graham, Brian O'Doherty, William Burroughs, ou Merce Cunningham, entre muitos outros. O tempo não volta para trás mas a visita a esta Aspen é possível a partir deste sábado e até Janeiro do próximo ano. Basta passar pela Culturgest para assistir à contextualização da revista, cujos 10 números, publicados entre 65 e 71, são partilhados com o público — agradeça ao coleccionador António Neto Alves pelo acesso a estas caixas negras, para não falar do contacto com memorabilia associada, como livros, revistas e cartazes raros ligados às personalidades que colaboraram com a revista.

Para navegar mais aprofundadamente pela mostra, aproveite as visitas guiadas com o curador Delfim Sardo, nos sábados 14 de Outubro e 25 de Novembro, pelas 17.30.

Time Capsule | A revista Aspen, 1965-1971. 14 de Outubro a 7 de Janeiro. Galeria 1 Culturgest. 2€. Entrada gratuita aos domingos

Últimas notícias

    Publicidade