[title]
A Las Vegas T-Mobile Arena acolhe este domingo, a partir da 01.00, os Billboard Music Awards. Os prémios da revista especialista em rankings musicais são cada vez mais importantes. Beyoncé, Rihanna, Drake e The Weeknd são as estrelas da companhia
Nascida em 1894, a Billboard só em 1936 viria a atirar-se aos rankings musicais. Se antes se focava sobretudo em publicidade, a viragem trouxe à publicação norte-americana o selo de qualidade. Há alguém que não confie na Billboard? Bom, existirá eventualmente, mas contra factos já se sabe que escasseiam os argumentos. Este domingo à noite, com transmissão de streaming em directo do Twitter oficial da revista (https://twitter.com/billboard?lang=pt), a partir da 01.00, todos podemos assistir à condecoração daqueles que durante 2016 reinaram nos tops. As categorias são praticamente infinitas. Ainda assim, vamos debruçar-nos sobre as principais para tentar descobrir os grandes candidatos. Faça as suas apostas enquanto lê este artigo.
Na categoria de Melhor Artista (a maior e mais importante de todas) há dez nomeados: Adele, Beyoncé, Justin Bieber, The Chainsmokers, Drake, Ariana Grande, Shawn Mendes, Rihanna, Twenty One Pilots e The Weeknd. Estamos perante uma categoria onde a previsão é quase uma prova cega: entre Adele, Beyoncé, Drake, Rihanna e The Weeknd, venha o diabo e escolha. Qualquer um pode ganhar. Mas, se tivéssemos que apostar diríamos que o prémio vai para The Weeknd, com o disco Starboy. Ainda que, atenção, quem venceu o ano passado foi Adele.
O Prémio Revelação traz uma disputa interessante, com artistas com várias linguagens distintas. Alessia Cara, Desiigner, Lil Uzi Vert, Lukas Graham e Zayn são os nomeados para novas estrelas da música, e se pensarmos que Fetty Wap venceu nesta categoria o ano passado, artista que se apropriou do trap e de um discurso a roçar o imperceptível, talvez Lil Uzi Vert ou Desiigner possam sair daqui com a estatueta. Mas nunca esquecer o ex-One Direction Zayn, de quem muita gente gosta.
Quando o sexo importa, a coisa não deixa de estar renhida. Para Melhor Artista Masculino estão nomeados Justin Bieber, Drake, Future, Shawn Mendes e The Weeknd. Adele, Beyoncé, Ariana Grande, Rihanna e Sia são as candidatas a Melhor Artista Feminina. Quanto à Melhor Banda vai vencer um dos seguintes: The Chainsmokers, Coldplay, Florida Georgia Line, Guns N’ Roses e Twenty One Pilots.
Levantamos o pano ainda sobre mais três categorias. Melhor Artista R&B será uma disputa entre Beyoncé (desconfiamos que está nomeada em quase todas as categorias), Bruno Mars, Frank Ocean, Rihanna e The Weeknd, sendo que Ocean, com o seu Blonde, um dos discos mais escutados e comentados de 2016, pode ir para a vitória. O Melhor Artista Rap está entre J.Cole (o nosso favorito, como se o nosso voto contasse), Desiigner, Drake, Future e Rae Sremmurd. Diríamos que o troféu vai para a Drake, com uma ou outra hipótese para Future. Entre tantas outras categorias destacamos aquela que distingue o Melhor Artista Rock. E sendo este rock bastante discutível (enquanto conceito que respeita o estilo musical em questão) estão nomeados os Coldplay, The Lumineers, Metallica, Twenty One Pilots e os X Ambassadors.
Vistas as maiores categorias, reúna os amigos e aposte em consciência. Quem perder paga um jantar. Ou coisa do género. Os Billboard Music Awards contam com apresentação de Ludacris e Vanessa Hudgens.