A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Conheça as candidatas a Miss Drag Lisboa

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

A coroa de melhor drag queen da cidade é disputada esta sexta-feira, dia 10, na Galeria Zé dos Bois. Há sete concorrentes e a primeira edição do concurso promete ser memorável. Falámos com o organizador, Adam Moço, que se transforma em Miss Moço, a apresentadora.

Os cartazes estão espalhados pela cidade e os últimos ensaios acontecem por estes dias. A Miss Drag Lisboa será eleita pela primeira vez esta sexta-feira na Galeria Zé dos Bois (ZDB) e os bilhetes (8€ com um cocktail especial) vão desaparecendo. A ideia é que o concurso se repita todos os anos. “E que a rainha deste ano entregue a coroa à nova rainha de 2018”, sorri Adam Moço, o organizador.

Em Abril, quando a Time Out o entrevistava a propósito das noites RuPaul’s Drag Race no 49 da ZDB (Adam apresentava os screenings de episódios do concurso na pele da sua personagem Miss Moço), dizia-nos que se tinha mudado do Canadá para Lisboa para “trazer qualquer coisa de novo à cidade”.

O concurso Miss Drag Lisboa é definitivamente uma novidade. “A ideia veio-me à cabeça quando estava a apresentar o RuPaul’s no 49”, conta o lusocanadiano. “Não havia nada parecido em Portugal e estão a aparecer cada vez mais drag queens, mas sem nenhuma plataforma para se lançaram.”

Juntou-se a Miguel, o DJ Le Mig (da dupla Astro Boy & Le Mig, que conhecemos de outras festas LGBT), e os preparativos para o Miss Drag Lisboa começaram em Julho. O aquário da ZDB foi o palco escolhido e as rainhas enviaram as candidaturas. “Queríamos oito e conseguimos sete”, continua Adam.

Só há pouco tempo, quando revelaram os cartazes “mais profissionais” do concurso e anunciaram as participantes, é que receberam mais propostas. Agora só em 2018, quando provavelmente ainda haverá mais drag queens na cidade. Este ano a coroa será decidida entre Lila Fadista, Sylvia Koonz, Cher No-Billz, Nevada Popozuda, Kiki Milano, Paula Lovely e Dama de Paus.

Se não anda atento aos novos talentos drag da cidade é provável que estes nomes não lhe digam nada. “A ideia também é essa”, continua Le Mig, “poder mostrar estes espectáculos a pessoas que não têm propriamente disponibilidade para estar às três da manhã de uma segunda-feira no Finalmente, que no caso dos nossos concorrentes seria o sítio mais óbvio para mostrarem o seu trabalho”, explica, referindo-se às noites Lugar Às Novas do Finalmente, onde novas personagens sobem ao palco.

As candidatas a miss

Lila Fadista

A pioneira do fado bicha

Sylvia Koonz

Dizem que Koonz não sabe dançar, “mas isso é porque não percebem o estilo”, defende-se Cher No-Billz Uma fashion clown, palavras da própria

Nevada Popozuda

Já ganhou pelo menos o prémio de melhor nome da competição

Kiki Milano

Perita em pop e com uma energia inesgotável

Paula Lovely

Uma queen multifacetada, com espírito de playmate e talento para a música

Dama de Paus

Não quer ser trendy, fishy ou classy. Louca é uma palavra que lhe assenta bem

Misses a sério, com prova de fato-de-banho e de gala incluídos 

O Miss Drag Lisboa inspira-se nos clássicos concursos de misses, com prova de fato de banho e de gala incluídos, além do número musical. João Marques (que encarna Nyma Charles, conhecida por actuar PERFEITO PARA Conhecer os novos talentos drag da cidade fora do Finalmente ONDE: Bairro Alto, Telheiras no Finalmente), a actriz Cecília Henriques e a drag queen Rebecca Bunny (que costumamos ver no Trumps) são os três membros do júri é são eles quem decidem a vencedora.

Graças a uma parceria com a ILGA, a futura Miss Drag Lisboa vai actuar no palco do Arraial Pride em Junho do próximo ano. Terá também direito a um kit de maquilhagem (da NYX Professional Makeup, o patrocinador), além da oportunidade de ser rainha drag da cidade.

Parte dos lucros do evento reverte a favor do centro de rastreio rápido CheckpointLX, no Príncipe Real.

Sexta, 22.00, na Galeria Zé dos Bois. Rua da Barroca, 59 (Bairro Alto). 8€. Bilhetes à venda na Galeria Zé dos Bois, no 49 da ZDB e na Tabacaria Martins. 

Últimas notícias

    Publicidade