A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Dia da Europa. Um concerto a seis órgãos na Basílica de Mafra, com entrada livre

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Terça-feira, dia 9 de Maio, a Basílica de Mafra recebe a actuação de seis organistas europeus. 3 Pontos no Espaço, de António Pinho Vargas faz a sua estreia mundial.

É uma iniciativa da EUNIC Portugal com o apoio da Representação da Comissão Europeia e tem como protagonistas Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Juan de la Rubia (Espanha), Roberto Antonello (Itália), Steffen Schlandt (Roménia) e o português João Vaz, responsável pela direcção artística deste encontro. Também os seis órgãos da Basílica de Mafra assumem um papel não menos principal neste concerto marcado para as 21.00 - igrejas por essa Europa fora há muitas, mas esta, com a sua meia dúzia de órgãos construídos ao mesmo tempo, é especial.

Em simultâneo, os seis organistas, representando o espírito de unidade europeia, esse periclitante conceito nos tempos que correm, animarão os imponentes instrumentos com fachadas de 16 pés, e construídos pelos mais relevantes organeiros do começo do século XIX, António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes.  

O organista João Vaz, que assina a direcção artística, representa Portugal
Telma Veríssimo

O programa da iniciativa inclui a obra 3 Pontos no Espaço, de António Pinho Vargas, uma encomenda da Câmara Municipal de Mafra, aqui apresentada em estreia mundial. Destaque ainda para o Prelúdio de Te Deum, de Marc-Antoine Charpentier (que talvez associe mais facilmente ao tema da Eurovisão); e para a Sinfonia para a Real Basílica de Mafra, de António Leal Moreira, composta em 1807, período que coincide com o da construção dos órgãos. 

Tenha em atenção que o concerto é de entrada livre, mas limitada ao número de lugares disponíveis na sala. Os bilhetes podem ser levantados directamente na bilheteira da Basílica de Mafra a partir de sexta-feira, 5 de Maio. Antes disso, contacte a bilheteira através do número 261 817 550.

Últimas notícias

    Publicidade