A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há Festa no Chiado já este sábado

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

Este fim-de-semana, e até dia 27, o Centro Nacional de Cultura promove a Festa no Chiado. Visitas guiadas, exposições, concertos, passeios, tudo para saborear esta zona tão nobre de Lisboa

Percebemos a confusão. Apostamos que se está a perguntar: “Então, mas o Chiado não está sempre em festa?”. É, efectivamente, uma das zonas mais mexidas da cidade, mas o que aqui lhe sugerimos supera, em grande escala, os concertos à saída da estação de metro e as selfies com o Fernando Pessoa. A Festa no Chiado (promovida pelo Centro Nacional de Cultura), que arranca sábado em vários agentes culturais presentes na área, celebra a sua 21ª edição com uma série de actividades culturais que pretendem fazê-lo perder-se (no bom sentido) nestas ruas. Aprofundar, no fundo, o seu conhecimento sobre o Chiado. 

São visitas guiadas a sítios nem sempre visitáveis (como o Grémio Literário ou o Teatro Nacional de São Carlos), exposições, passeios, concertos, actividades para crianças, um sem fim de possibilidades. Tudo com selo do Centro Nacional de Cultura. Tudo que é como quem diz, porque a isto se une toda a agenda cultural do bairro, que só por si já não é pouca e que a organização da Festa no Chiado anexa às suas propostas.

Festa esta que arrancou nos últimos cartuchos do século XX, “numa fase em que o Chiado já tinha muita cultura mas pouca animação cultural e pouca cooperação entre os diversos agentes culturais”, enquadra Maria Calado, presidente do Centro Nacional Cultura, com quem conversámos ao telefone. E que é também guia de um passeio pedestre que aborda a toponímia do Chiado. 

É a mesma que nos garante que a partir de 2018, o Centro Nacional de Cultural vai criar uma agenda online, chamada Cultura no Chiado, para que o próximo ano seja uma espécie de Festa no Chiado a longo prazo. “Não deixará de ter este período festivo mais assumido, mas as nossas iniciativas vão ser mais regulares e alargadas, é preciso que a actividade do Centro Nacional de Cultura seja mais conhecidas e exploradas”, garante. De sábado a sábado faça do Chiado a sua casa.  

Para mais informações e inscrições (para as visitas guiadas) consulte: www.cnc.pt. Todos os eventos que não são promovidos pelo Centro Nacional de Cultura estão ao preço habitual praticado pelos agentes culturais em questão. 

Últimas notícias

    Publicidade